O americano Sam Mograbi tem muitas limitações físicas, mas não lhe faltam motivos para sorrir, graças ao esporte – aliás, a vários esportes, do jiu-jitsu brasileiro, passando pela natação e sendo fisiculturista, inclusive competindo – e impressionando!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Sam, 26 anos, tem paralisia cerebral, resultado da falta de oxigênio no cérebro durante o parto. O jovem passa a metade do seu tempo em cima de uma cadeira de rodas, na outra, ele treina duro para competir nos campeonatos de fisiculturismo.
Morador de Newport Beach, na Califórnia (EUA), o fisiculturista começou a se exercitar quando tinha 14 anos, em Nova York, onde nasceu. Em 2017, um vídeo de Sam participando de uma competição de fisiculturismo foi publicado no Facebook e viralizou.
Leia Mais
Pessoas do mundo todo se emocionaram com a força de vontade que ele demonstra para superar os limites do seu corpo. “Além dos seus compromissos de treino, ele é um animal em casa”, disse a mãe de Sam, Linda Mograbi, ao Jewish Journal. “Ele organiza toda sua rotina. Ele dedica todo o seu tempo aos treinos.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ele, a mãe, o pai, Robert, e os irmãos, Joseph e Matthew, mudaram-se para a Califórnia em 2009, quando Sam tinha 17 anos. O pai fundou um negócio de lanches naturais e Sam trabalhou nele por cinco anos. Depois, Sam voltou a se dedicar aos treinos de fisiculturismo, com a ajuda de um assistente pessoal, Dennis Gomes, que está com ele há sete anos e do seu treinador, Marvin Ramirez, irmão de Dennis.
A rotina do jovem que sonha em ser instrutor um dia é agitada, como podemos ver na sua conta no Instagram. Seja na academia, no tatame ou nas piscinas, durante os treinos ou nas competições, colecionando medalhas, Sam faz coisas impressionantes, que qualquer pessoa sem as limitações dele (como a pessoa que vos escreve) teria enormes dificuldades para fazer.
No vocabulário de Sam, a palavra “limite” é apenas isso, uma palavra. Confira e inspire-se na superação de Sam:
Fotos © Sam Mograbi/Instagram/Reprodução
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.