Fisioterapeuta cria adequador de postura de baixo custo para crianças com doenças congênitas
Toda criança tem direito ao brincar e de se desenvolver brincando. Foi pensando nisso que a fisioterapeuta pediátrica Dafne Herrero teve a brilhante ideia de confeccionar adequadores posturais de baixo custo para crianças que passam boa parte do tempo sentadas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Feito de papelão, fita adesiva, cabo de vassoura e espaguete de piscina, o adequador ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças que nasceram com doenças congênitas, como a síndrome da Zika e síndrome de Down, que causam alguma deficiência física ou cognitiva.
Dafne aprendeu as primeiras técnicas para confeccionar o adequador durante um estágio na Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (LARAMARA), em São Paulo. Desde então, ela viaja pelo Brasil ministrando palestras e oficinas de produção do adequador em hospitais, clínicas, centros médicos e ONGs.
“No momento que você senta a criança e coloca uma mesinha na frente dela, ela pede para brincar! É um convite à brincadeira”, disse Dafne em conversa com o Razões.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Segundo a fisioterapeuta, os pais passam a brincar mais com os filhos. Isso porque conseguem “olhar os filhos na mesma linha”, e não de cima para baixo. “A reação mais positiva é que eles conseguem investir mais no tempo do brincar.”
Leia também: Médica já doou mais de mil enxovais para gestantes com poucos recursos
O adequador atende crianças de 3 meses a 9 anos. Mas é perfeitamente possível confeccionar adequadores para crianças maiores e até adolescentes. “A menor criança que eu já atendi tinha 4 meses e a maior tinha 17 anos”, lembra.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Dafne vê com muita alegria os pequenos podendo brincar e participar mais ativamente da sua rotina diária com o apoio do adequador postural de baixo custo.
“Pra mim é muito gratificante. Eu volto pra casa com o coração preenchido. Não só de satisfação por oferecer o adequador, mas também por proporcionar um novo olhar sobre o brincar pra essa criança. Eu tenho certeza que quando temos um novo olhar sobre o mundo, o mundo também olha pra gente de um novo jeito”, afirma.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Na criança, o que fazemos de mais espontâneo e que dá pra gente maior repertório motor e cognitivo é através do brincar”, completa Dafne.
Oficina e doação de adequadores
O convite para as oficinas ou para pedidos de doações de adequadores pode ser feito através do perfil de Dafne no Instagram, clicando aqui.
Leia também: Médico reforma posto de saúde com recursos próprios para amenizar sofrimento de pacientes em Nova Iguaçu (RJ)
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito das fotos: Arquivo pessoal
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.