Início ETC Cultura Flautista de 15 anos alegra e emociona pacientes idosos internados em UTI

Flautista de 15 anos alegra e emociona pacientes idosos internados em UTI

O adolescente Daniel Ribeiro, de 15 anos, usa sua flauta transversal para amenizar os momentos de dor e tristeza de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Beneficência Portuguesa, em Santos, no litoral de São Paulo.

Daniel faz esse trabalho voluntário porque segundo ele: “Não queria o dom da música só para ganhar dinheiro, queria trazer conforto. Porque a música é confortável para quem houve. É uma emoção muito grande ver a expressão dos pacientes, médicos, funcionários. Me traz bastante paz.”

A ação voluntária começou quando a avó dele, Maria Pupo Ribeiro, de 88 anos, precisou ser internada no hospital. Ela já estava há quase dois meses na UTI. “Minha avó sempre foi minha apoiadora, gostava bastante quando eu me apresentava em Itanhaém. Como ela não pode mais ir, eu vim até ela para tocar”, lembra o jovem, que toca flauta desde os 4 anos por influência do pai.

Foto: Reprodução/A tribuna Jornal
Foto: Reprodução/A Tribuna Jornal

Percebendo que o som da flauta fazia bem para a senhora, a equipe médica pediu para Daniel se apresentar para os outros pacientes. “Foi uma porta que Deus abriu pra mim”, agradece.

A aposentada Aparecida Falbo da Silva, de 68 anos, que está internada para tratamento contra um câncer, não consegue segurar as lágrimas quando ouve Daniel tocar: “Estou muito emocionada, filho. Não tem dinheiro que pague palavras que expressem o que significa isso para quem está num leito, com dor, com desespero. Uma criança faz isso, não tem amor igual.”

O médico cardiologista e coordenador da UTI cardiológica, Philipe Saccab, é um grande incentivador do trabalho do adolescente. “Sabemos de inúmeras terapias usadas há milhares de anos, que são pouco aproveitadas em ambiente de terapia intensiva. A música é uma delas. Quando vi o Daniel tocando para avó, aquilo me tocou também. Percebi que poderíamos fazer mais pelos pacientes.

Veja no vídeo abaixo as visitas de Daniel:

Com informações do A Tribuna Jornal

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,393FãsCurtir
1,679,029SeguidoresSeguir
8,241SeguidoresSeguir
11,000InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Pesquisadora de Manaus desenvolve plástico biodegradável a partir do cará

Quem já comeu sabe o quanto o cará é saboroso. O tubérculo, que é bem parecido com o inhame, é rico em fibras e...

Casal gay adota bebê com HIV que foi rejeitada por 10 famílias

Pouco depois de nascer, Olivia foi abandonada em um orfanato. Na fila de adoção, foi rejeitada por 10 famílias. O motivo? A menina é...

Pesquisadores do Paraná criam membrana capaz de desenvolver pele e ossos

O futuro da medicina está cada vez mais próximo do presente. No Paraná, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina criaram uma membrana que é...

Instagram