Flor rara desabrocha em árvore ameaçada de extinção, permitindo polinização da espécie

No início deste mês, uma árvore criticamente ameaçada de extinção produziu uma rara espécie de flor que nunca havia sido documentada pela ciência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A árvore tem sobrevivido em uma enorme estufa botânica no Missouri, um estado desértico no coração dos Estados Unidos.

Os botânicos que cuidam dela acreditam que não há dúvida de que podem salvar a árvore depois de coletar o pólen dessa flor.

flor rara desabrocha árvore ameaçada extinção

Isso porque a polinização cruzada agora é possível, restaurando a diversidade genética da espécie e a reprodução delas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A árvore Karomia gigas pertence à família das mentas e também está relacionada ao orégano, alecrim e tomilho. Ela cresce nas florestas da África Centro-Oriental, na Tanzânia e, no passado, no Quênia.

Ainda assim, é tão desconhecida que não existe um nome comum para ela em inglês, português, suaíli ou qualquer outra língua africana.

Foto: Global Trees

Graças a uma foto liberada pelo Jardim Botânico do Missouri, podemos ver que flor consiste em cinco pétalas roxas puxadas para baixo em direção ao caule e quatro longos estames de pólen projetando-se do centro.

Os botânicos acreditam que a ciência jamais registrou uma foto desta flor porque sua ‘árvore mãe’ cresce a alturas de até 24 metros e não produz ramos abaixo da metade do tronco. Em outras palavras, as flores nascem muito alto para o ser humano contemplar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A natureza não-mentolada das flores levou os cientistas a supor que ela poderia ser uma árvore auto-polinizadora, mas ainda não há um consenso sobre isso. Nos próximos meses, eles esperam contemplar o crescimento de mais flores, que lhes permitirão fortalecer a diversidade genética das árvores Karomias gigas.

Assim, os botânicos vão poder clonar árvores individuais a partir de cortes e garantir sua capacidade de resistir a pragas e doenças.

Foto: Discovery Share

Esperança no horizonte

As espécimes K. gigas são muito suscetíveis a fungos e sua madeira é fraca, quando comparada a outras árvores da mesma família. Toda essa pressão coloca a árvore entre as dez mais ameaçadas de extinção (de um total de 60 mil espécies conhecidas!).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ela foi descoberta no Quênia em 1977 e redescoberta na Tanzânia em 1993 depois que todos os espécimes quenianos morreram.

Além das 30 mudas que crescem no Jardim Botânico do Missouri, o Serviço Florestal da Tanzânia estima que haja duas dúzias sob sua posse – e nada mais.

“De um lado da moeda, é um pouco assustador porque espécies muito raras como essa dependem de nós e não podemos errar”, disse Andrew Wyatt, Vice-Presidente Sênior de Horticultura e Coleções Vivas do Jardim Botânico do Missouri, o jardim público mais antigo dos EUA.

“Pessoalmente, e sei que outros membros da minha equipe também se sentem assim, é realmente incrível e estimulante. É uma honra usar nossas habilidades para salvar uma espécie da extinção”, complementou.

“Vamos fazer o possível para que essa espécie não seja extinta. A ideia de realmente preservar a espécie é inteiramente possível. É protegida na Tanzânia. Temos coleções no jardim botânico. Assim que tivermos sementes suficientes, esperamos poder armazená-las [em um freezer] e polinizá-las futuramente”.

Fonte: GNN
Foto de capa: Cassidy Moody / Missouri Botanical Garden

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,644,123SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Soldado americana adota cão durante missão no exterior e agora pede ajuda para levá-lo aos EUA

Não tem hora e nem lugar para encontrar o cãozinho da nossa vida e a Char nos mostra isso. Ela é uma soldado americana...

Os cafés onde voluntários consertam coisas de graça contra a obsolescência programada

Quem é que nunca ouviu ou nunca falou de como os produtos de hoje são descartáveis, não duram nada? Que os de antigamente eram...

Casal comemora 40 anos de casados, recriando suas fotos de 1975

Para comemorar seu aniversário de casamento de 40 anos, um casal decidiu recriar suas fotos do casamento de 1975. Magic976, o usuário que carregou as...

Vaquinha para mãe que vendia doces com bebê em caixa de papelão bate meta em 24 horas

A história da Jéssica, 29 anos, e de seus quatro filhos tocou o coração de todos nós. Esta mamãe precisa levar sua bebê em...

A polícia da Islândia tem um Instagram cheio de cachorrinhos, gatinhos e sorvete

A maioria dos departamentos de polícia têm um relacionamento tenso com as pessoas que eles são cobrados a proteger, mas não parece que esse...

Instagram