Flores podem ser excelentes substitutas dos agrotóxicos nas lavouras; veja como

Clique e ouça:

No ano passado, o Brasil aprovou o registro de 474 agrotóxicos – o maior número em 14 anos. Seu uso indiscriminado pode ser nocivo não apenas para nós, que consumimos o produto final vindo das plantações, mas para o meio ambiente e os animais que têm contato com esse tipo de pesticida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Felizmente, há métodos alternativos de controle de pragas que atacam somente o invasor das plantações – e ninguém mais, – por meio de predadores naturais que protegem as culturas, sem o uso de venenos.

Insetos como as vespas e as joaninhas, por exemplo, não permitem que os pulgões (também chamados de piolhos-das-plantas) devorem as seivas dos vegetais.

flores podem substituir agrotóxicos lavouras
Foto: Reprodução / Barbacena Online

Ajude reserva ambiental do Amapá a não fechar as portas. Clique aqui e saiba como contribuir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse método biológico era muito utilizado no passado, e agora, voltou a ser uma tendência entre muitos agricultores preocupados com o uso excessivo de agrotóxicos.

Para trazer esses predadores anti-pulgões de volta às lavouras, eles estão plantando flores silvestres no entorno das propriedades, criando uma espécie de muralha natural contra pragas.

flores podem substituir agrotóxicos lavouras
Foto: Pixabay

Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.

De quebra, a paisagem é transformada, ganhando cores (e cheiros) muito mais agradáveis. As abelhas, principal inseto afetado pelo uso de agrotóxicos, agradecem!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

flores podem substituir agrotóxicos lavouras
Foto: Adnan Mirza / Unsplash

O uso de flores como controle biológico pode ser efetivo, mas sozinho, não é capaz de exterminar completamente as pragas.

Para isso, é preciso complementar essa ideia com outras técnicas, como a calda bordalesa, métodos agroecológicos, agroflorestais e “inseticidas” naturais.

flores podem substituir agrotóxicos lavouras
Foto: Adnan Mirza / Unsplash

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Razões tem seu próprio podcast para espalhar boas notícias, ouça os episódios na sua plataforma favorita clicando aqui.

Compartilhe o post com seus amigos!

Fonte: Ciclo Vivo

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,078,209FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,712SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira é humilhada por cobrar taxa de entrega de R$2 e recebe apoio de internautas

A confeiteira Ângela Oliveira foi humilhada por uma cliente que se recusou a pagar a taxa de entrega do seu bolo de pote. Na troca...

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Vaquinha para motoboy humilhado bate mais de R$100 mil em menos de 24h

Todo mundo acordou ontem precisando engolir a seco a história do Matheus Pires, de Valinho (SP). Vivemos em um país onde ainda há muita indiferença...

Homem raspa cabelo da namorada com alopecia, depois o seu também e ela não aguenta a emoção

Quando a gente escuta que amar não tem limites, a gente fala de gestos como o de Damien! Ele namora Eva Barilaro e, recentemente, os...

Holanda bate recorde e é o primeiro país sem nenhum cão de rua abandonado

O governo holandês deu uma notícia inspiradora para todo o mundo. O país é o único a não ter cães de rua abandonados. Isso é...

Instagram

Flores podem ser excelentes substitutas dos agrotóxicos nas lavouras; veja como 13