Flores podem ser excelentes substitutas dos agrotóxicos nas lavouras; veja como

Clique e ouça:

No ano passado, o Brasil aprovou o registro de 474 agrotóxicos – o maior número em 14 anos. Seu uso indiscriminado pode ser nocivo não apenas para nós, que consumimos o produto final vindo das plantações, mas para o meio ambiente e os animais que têm contato com esse tipo de pesticida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Felizmente, há métodos alternativos de controle de pragas que atacam somente o invasor das plantações – e ninguém mais, – por meio de predadores naturais que protegem as culturas, sem o uso de venenos.

Insetos como as vespas e as joaninhas, por exemplo, não permitem que os pulgões (também chamados de piolhos-das-plantas) devorem as seivas dos vegetais.

flores podem substituir agrotóxicos lavouras
Foto: Reprodução / Barbacena Online

Ajude reserva ambiental do Amapá a não fechar as portas. Clique aqui e saiba como contribuir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse método biológico era muito utilizado no passado, e agora, voltou a ser uma tendência entre muitos agricultores preocupados com o uso excessivo de agrotóxicos.

Para trazer esses predadores anti-pulgões de volta às lavouras, eles estão plantando flores silvestres no entorno das propriedades, criando uma espécie de muralha natural contra pragas.

flores podem substituir agrotóxicos lavouras
Foto: Pixabay

Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.

De quebra, a paisagem é transformada, ganhando cores (e cheiros) muito mais agradáveis. As abelhas, principal inseto afetado pelo uso de agrotóxicos, agradecem!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

flores podem substituir agrotóxicos lavouras
Foto: Adnan Mirza / Unsplash

O uso de flores como controle biológico pode ser efetivo, mas sozinho, não é capaz de exterminar completamente as pragas.

Para isso, é preciso complementar essa ideia com outras técnicas, como a calda bordalesa, métodos agroecológicos, agroflorestais e “inseticidas” naturais.

flores podem substituir agrotóxicos lavouras
Foto: Adnan Mirza / Unsplash

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Razões tem seu próprio podcast para espalhar boas notícias, ouça os episódios na sua plataforma favorita clicando aqui.

Compartilhe o post com seus amigos!

Fonte: Ciclo Vivo

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,026,603FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
11,994SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Brasileira voluntária da 2ª Guerra Mundial é hoje voluntária na luta contra o Coronavírus

A dona Blandina era adolescente quando confeccionou luvas para os soldados brasileiros da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Lá se...

Jovens antecipam casamento após saber que um deles tem apenas 5 meses de vida

Se você, assim como eu, se acabou de chorar vendo "Um amor para recordar" lá em 2002, se prepare: essa história é real, e...

Policiais unem-se a manifestantes em ato contra racismo e violência, nos EUA

É preciso tomar muito cuidado com generalizações, afinal, a profissão e a raça de uma pessoa não podem a definir. E para provar isso, diversos...

Engenheiro cria próteses gratuitas para pessoas carentes em impressora 3D

Aos 24 anos, o engenheiro industrial Guillermo Martinez decidiu usar todo seu conhecimento e criatividade em prol das pessoas carentes. Depois de comprar uma...

Pela primeira vez o Solstício de verão de Stonehenge será transmitido online

Pela primeira vez na história poderemos acompanhar o solstício de verão de Stonehenge online, o evento marca o dia mais longo do ano e...

Instagram