Pesquisadores brasileiros criam fogão solar para substituir botijão de gás e forno à lenha

Essa é uma daquelas ideias maravilhosas com as quais vale gastar aquele bordão: “como é que ninguém pensou nisso antes?!” Com o botijão de gás custando uma fortuna, pesquisadores brasileiros desenvolveram um fogão movido à energia solar. Simples assim!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O fogão solar foi criado a partir do uso de materiais descartados ou de baixo custo, como espelhos e sucatas. Para produzir o protótipo, os pesquisadores gastaram apenas R$ 150,00. Além de tudo, a invenção custa baratinho. Dá pra economizar no gás e na compra do fogão!

Seu funcionamento é super descomplicado: o aparelho capta a luz solar, transforma a radiação do sol em calor, cria uma espécie de efeito estufa e utiliza esse calor para aquecer água e assar alimentos.

Fogão solar
Fogão solar é feito a partir de materiais de baixo custo. Foto: divulgação

O diferencial do equipamento em relação a outros já criados é que este usa isolantes térmicos que aceleram o tempo de preparo dos alimentos, podendo ser comparado com o tempo de um fogão convencional.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O fogão sustentável chegou a atingir a temperatura de 650°C e assou nove bolos, simultaneamente, em uma hora e meia, apenas 20 minutos a mais do que um aparelho tradicional. Alimentos como arroz, macarrão e batata ficaram prontos em meia horinha. É eficiência comprovada!

O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Máquinas Hidráulicas do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O professor Luiz Guilherme Meira de Souza, que estuda energia solar há 40 anos, é quem coordena a pesquisa.

Fogão solar reduz desertificação e emissão de gases poluentes

A ideia é perfeita para a região Nordeste, onde há níveis altíssimos de radiação solar e por períodos prolongados. Ou seja, é a garantia de que dá para usar o fogão todos os dias. O equipamento também pode ajudar a reduzir os níveis de gases poluentes jogados na atmosfera, como dióxido de carbono.

Fogão solar
Fogão cozinha alimentos em tempo muito rápido. Foto: divulgação

Além disso, com a alta no preço do botijão de gás, muitos nordestinos têm usado fontes alternativas como a lenha, o que é prejudicial ao meio ambiente. Segundo o estudo, 30% da madeira da vegetação de Caatinga é retirada para fazer lenha. O fogão solar também resolveria este problema, já que usa uma fonte de energia renovável e sustentável. A previsão é reduzir em mais da metade o uso da lenha.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Este produto pode representar uma importante contribuição para o uso de fogões solares, especialmente no Nordeste, para o combate da desertificação e emissão de poluentes pelo uso massivo de lenha, que causa desequilíbrio ecológico nessa região”, disseram os pesquisadores.

A grande questão agora é conseguir investimentos para tornar a produção viável e em larga escala. “O fogão solar pode representar uma alternativa extremamente viável nos campos técnico e econômico, podendo até transformar-se numa opção de geração de emprego e renda para a comunidade pobre da nossa região pela sua fabricação para comercialização”, disseram os pesquisadores.

E aí, empresários e governos? Bora dar um gás nesse projeto?!

Selo Conteúdo Original Razões para Acreditar
SOS ACRE: vamos levar mantimentos emergenciais às milhares de famílias desabrigadas após as enchentes? Clique aqui e contribua!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Pesquisadores brasileiros criam fogão solar para substituir botijão de gás e forno à lenha 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,983,904SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Spray com tinta ‘invisível’ ajuda a proteger ciclistas na rua

O número de bicicletas pelas ruas só cresce (ainda bem!) e com isso a demanda por acessórios próprios também aumenta. Os mais procurados são os...

Rapaz que ganhou corte de cabelo é contratado em entrevista de emprego

Na semana passada, um jovem parou na frente da barbearia de Bruno Navalha, em Rolândia (PR), e perguntou se ele poderia fazer o seu...

Vídeo com música das Spice Girls é refilmado para promover o empoderamento feminino

Quem tiver lá pelos 30 anos sabe do que vou falar: Spice Girls! O grupo britânico foi uma febre mundial, e uma música em especial,...

Esta pulseira ajuda a prevenir o rapto de crianças

Conheça a My Buddy Tag, a pulseira inteligente que ajuda os pais a monitorarem suas crianças. Willie Wu inventou a apetrecho depois que ele perdeu sua filha...

Igreja Católica de Curitiba batiza os três filhos de casal gay

Após a solicitação do batismo ter sido negada quatro vezes.

Instagram

Pesquisadores brasileiros criam fogão solar para substituir botijão de gás e forno à lenha 4