Projeto ‘Fogões Eficientes’ beneficia milhares de famílias e preserva a natureza na Bahia

Já ouviu falar em fogões eficientes? Sim, eles existes, e vem mudando a vida de milhares de pessoas na Bahia.

Na hora de cozinhar, é tão prático usar os eletrodomésticos atuais que nem passa pela nossa cabeça que, ainda hoje, mais de três bilhões de pessoas dependem de fogões a lenha para cocção, segundo aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, o projeto Fogões Eficientes faz uso da tecnologia para não só preservar o meio ambiente mas beneficiar a qualidade de vida das famílias. Nos últimos oito anos já beneficiou 6 mil domicílios do Recôncavo Baiano e agora está em expansão para chegar a 25 mil pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Explicando a coisa toda, fogões convencionais a lenha demandam um volume excessivo de madeira, e a fumaça proveniente do processo de queima resulta em graves problemas de saúde, afetando principalmente pulmões e olhos e, especialmente, mulheres e crianças. A situação é tão séria, que segundo a OMS, doenças devido a inalação contínua de fumaça matam prematuramente cerca de 4 milhões de pessoas no mundo.

Em terras tupiniquins, estima-se que 3 milhões de domicílios de baixa renda, principalmente no meio rural, ainda fazem uso deste recurso para cozinhar, muitas vezes por não ter condições de comprar e/ou manter os movidos à gás. A iniciativa realizada pelo Instituto Perene e com financiamento da Natura contribui para a construção de “fogões eficientes”, que embora continuem sendo a lenha – de onde sai uma comida caseira maravilhosa – têm como vantagem uma redução significativa no uso da madeira por conta da tecnologia implementada.

fogões eficientes

O processo acontece por meio de uma câmara de combustão que possibilita um processo de queima da lenha com o mínimo de fumaça, expelida por meio de uma chaminé. Os moradores arcam com os custos dos materiais – areia, cimento e cerâmica – necessários para a montagem da estrutura do novo forno, e a organização disponibiliza os componentes técnicos e a mão de obra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A estimativa é que, com a troca dos fogões de mais 1.880 casas, haja a redução de aproximadamente 108 mil toneladas de emissões de gases de efeito estufa durante os 10 anos de vida útil dos fogões. Isso é o equivalente às emissões de um automóvel movido a gasolina em cerca de 18 mil voltas na Terra. As medidas evitam também o desmatamento da Mata Atlântica e os problemas de saúde relacionados à fumaça. São pequenas mudanças com grandes impactos.

fogões eficientes são alternativa viável

Uma das primeiras beneficiadas pelo projeto, Crispina Bispo Barbosa, que vive no município de Maragogipe, logo percebeu o impacto da mudança e se tornou parceira do Instituto Perene, passando a cadastrar outros moradores da região a ser contemplados. “Percebi que isso melhora também a autoestima das mulheres, que ficavam com as unhas e as roupas cheias de carvão. A gente fazia os fogões de qualquer jeito, tinha muita fumaça pela casa toda, gastava muita lenha e saía muito fogo, mas pouco calor”, conta. Atualmente, mais de mil famílias que vivem na localidade de Crispina já cozinham nos fogões eficientes.

fogões eficientes são alternativa viável 2

fogões eficientes são alternativa viável 3

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

fogões eficientes são alternativa viável 5

Fotos: Divulgação/Natura

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,833,017SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

A salvação das refeições em família: um moedor de pimenta que bloqueia wifi, celular e a TV!

Quantas vezes você, antes mesmo de sentar na mesa, já tinha apoiado ao lado de seu copo seu celular? Pois é. Ao mesmo tempo que tablets,...

Depois de adotar uma cadelinha, empreendedor tem uma surpreendente mudança de vida

Quem deseja ter um pet muitas vezes sai de casa para comprá-lo. Mas existem coisas que o dinheiro definitivamente não compra e essa história...

Desafio do Cachorro Sorridente: 20 cães que mostram que sorrir pra foto não é coisa só de humanos

Aquela hora do "sorria", que a gente sempre ouve quando vai tirar fotos, também vale pros doguinhos mais que simpáticos desse mundo! Essa característica tão...

Para evitar atropelamentos, Chile cria faixas exclusivas para cães e gatos atravessarem a rua

O mundo ideal é aquele onde pessoas e animais convivem em harmonia, respeitando suas próprias particularidades. Pois a Ilha Grande de Chiloé, no sul...

Instagram