Fonoaudióloga aposta em games educativos para o tratamento de crianças com deficiências

Foi durante pesquisas para inovações para o consultório que a psicóloga Geórgia Pereira Nejaim conheceu a PlayTable, mesa digital interativa e multidisciplinar criada pela startup da área de negócios de impacto social, Playmove. Com games educativos que auxiliam a coordenação motora e psíquica, o produto já faz sucesso no país, em escolas, consultórios e ambientes comerciais: está em cerca de 800 instituições, atingindo mais de 300 mil crianças.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Através da ludopedagogia, que alia o brincar e a aprendizagem, ela trata pacientes como o Enzo Negreiros Pereira De Magalhães, 9 anos. Com diagnóstico de paralisia cerebral, ele encontrava bastante dificuldade na execução de movimentos ligados à coordenação motora fina, como pinça ou apreensão de objetos pequenos. “Dentre vários jogos usados na terapia, ele vem demonstrando excelentes resultados na alfabetização, com o uso do Papa Letras. Na atividade ele precisa arrastar as letras faltantes para formar/completar as palavras. Estamos obtendo excelentes resultados. Através de ferramentas lúdicas e divertidas, ele vem se superando, com melhora dos movimentos e aprimoramento dos aspectos que envolvem atenção, concentração e memória.” explica Geórgia.

“A cada dia vivemos mais inseridos no mundo digital e os pacientes sempre se sentem mais engajados quando optamos por oferecer terapia que contemple tal avanço. A fonoaudiologia é uma ciência muito vasta e ampla, que da suporte do recém-nascido ao idoso. A PlayTable complementa as sessões trabalhando aspectos de coordenação motora, memória, noções espaciais, imaginação, criatividade, cálculos, aquisição fonêmica e principalmente, propiciando maior interação e trocas dialógicas”, avalia Geórgia, que hoje conta com 21 jogos do portfólio do produto disponibilizada em seu consultório.

Para a fonoaudióloga, a motivação que a tecnologia aliada ao universo lúdico traz, garante que os pacientes se sintam mais acolhidos nas consultas. “Tenho paciente que fica eufórico para entrar em terapia. É maravilhoso ver o avanço de cada pessoa, desde a criança aprendendo as primeiras palavras, ao idoso buscando resgatar as que perdeu”, ressalta.

 Fotos: divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Fonoaudióloga aposta em games educativos para o tratamento de crianças com deficiências 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,967,204SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Crianças compartilham sua (hilária) visão de mundo sobre as profissões de seus pais

Uma das qualidades mais admiráveis e genuínas das crianças é sua sinceridade. Elas não têm barreiras e conseguem dizer o que pensam 'na lata',...

Artista cria incríveis esculturas reutilizando embalagens de produtos

A capacidade artística de algumas pessoas às vezes é impressionante! O japonês Harukiru é um exemplo! Ele recicla embalagens de produtos comuns do nosso...

Cão “compra” biscoitos com folhas após ver estudantes comprando lanche em cantina

Não importa quantas folhas ele entregue – até porque são muitas, seu dinheiro nasce em árvores! – elas sempre valerão uma guloseima.

Um vídeo para inspirar seu dia: A vida que você escolheu

Algumas pessoas têm histórias de vida que servem de exemplos de superação. E são essas histórias que precisamos conhecer para nos inspirar e nos...

Canadá nomeia refugiado da Somália para o Ministério da Imigração

Ahmed Hussen acredita que sua experiência pessoal poderá fazer diferença no cargo, pois conhece bem as dificuldades que os imigrantes enfrentam.

Instagram

Fonoaudióloga aposta em games educativos para o tratamento de crianças com deficiências 4