Prefeitura constrói fossa ecológica de baixo custo usando pneus em Guapimirim (RJ)

Ainda hoje, quase metade da população brasileira não tem acesso adequado à rede de esgoto. Uma maneira de mudar esse cenário é investir na construção de tratamentos ecológicos, que são tão eficientes, quanto baratos para se fazer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um bom exemplo disso são as fossas sépticas ecológicas instaladas recentemente pela prefeitura de Guapimirim (RJ), feitas com pneus reaproveitados, tubo para filtragem e sumidouro que faz a separação de urina e fezes.

A iniciativa, batizada de “Meu Bairro Agora É Diferente”, já beneficiou 5 residências do bairro Sapê que não tinham acesso à rede de esgoto.

fossa ecológica de baixo custo feita com pneus

Conforme explica a prefeitura municipal, cada fossa utiliza 8 pneus, divididos em dois módulos. A conexão é feita diretamente no vaso sanitário.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O módulo I é responsável pela decomposição dos rejeitos pela ação de bactérias anaeróbicas. Lá, a matéria orgânica se deposita no fundo do recipiente, enquanto o líquido gerado segue para módulo II, onde as bactérias continuam atuando.

“A parte final sai 80% tratada podendo ser jogada no solo e não contaminando o lençol freático”, afirma Rodrigo Freire, subsecretário do Ambiente e Sustentabilidade da cidade.

As fossas ecológicas, também chamadas de biodigestoras, tratam o esgoto sanitário de modo eficiente, sem gerar odores, sem gasto de energia elétrica ou de produtos químicos.

Ao final, o processo resultante forma um composto que pode ser usado como fertilizante natural.

Prefeitura constrói fossa ecológica de baixo custo usando pneus em Guapimirim (RJ) 2

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além de todos esses benefícios, as fossas sépticas ecológicas diminuem a carga de agentes biológicos perigosos para a saúde humana que se espalham por córregos, rios e o solo.

A iniciativa da prefeitura de Guapimirim foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade e teve a participação da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para a escolha das residências.

O projeto pode ser expandido futuramente para beneficiar outras famílias carentes que não possuem acesso à rede de esgoto municipal.

Fonte: O Dia
Fotos: Prefeitura de Guapimirim

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Prefeitura constrói fossa ecológica de baixo custo usando pneus em Guapimirim (RJ) 4

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,977,244SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mesmo doente terminal de câncer, ela casou cinco dias antes de morrer

Essa história é um pouco antiga, mas vale a pena ser contada para quem não soube na época. A curta, porém rica, história de Katie...

“Ajudantes do Papai Noel” adotam cartinhas e realizam desejos de natal de crianças de comunidades do RJ

O projeto Ajudantes do Papai Noel reuniu neste ano as cartinhas com os desejos de natal de crianças da comunidade Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, no...

Irmão mais velho veste fantasias diferentes todos os dias para receber caçula depois da escola

Quando Max Tingle, de 12 anos, chega da escola todos os dias, ele sabe que pode esperar uma surpresa de seu irmão mais velho,...

Parlamento de cidade americana aprova lei que proíbe a caça de lobos

Por um voto de diferença, o parlamento local do estado do Minnesota, nos Estados Unidos, votou na terça-feira (7) pela proibição integral da caça...

Jovem entra em primeiro lugar em Direito na UFBA e diz que quer representar a escola pública

Sabemos que entrar em uma universidade pública no Brasil é uma tarefa muito difícil, mas se o ensino público no Brasil tem fama de...

Instagram

Prefeitura constrói fossa ecológica de baixo custo usando pneus em Guapimirim (RJ) 5