Fotógrafa constrói álbum de bebê sensorial para pais deficientes visuais

A fotógrafa Márcia Beal, de Porto Alegre, foi surpreendida no seu estúdio quando soube que o casal de deficientes visuais Jorge Vieira e Carlise Vieira queriam fazer um ensaio junto com seu bebê.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Jorge nasceu sem visão, já Carlise perdeu a visão aos 16 anos por causa de uma doença na retina. “Eu não tinha essa informação. Foi surpresa mesmo! Eu tive que conter a minha emoção conforme o ensaio foi acontecendo, principalmente quando eu tirei a foto do bebê com os pais”, disse Márcia ao G1.
A fotógrafa ficou comovida com a situação e topou o desafio. Com a ajuda de um artista plástico e um designer, Márcia construiu um álbum que traduz as imagens em sensações.
“Pesquisei vários tipos de materiais que pudessem ser usados pra transformar a fotografia, que é plana, em algo que se pudesse tocar, que o deficiente visual pudesse sentir”, conta.
Leia Mais
O álbum com texturas, textos em braile e até cheirinho de bebê levou nove meses para ficar pronto. “Esse modelo do álbum foi desenhado assim, pra gente colocar a impressão 3D, pra eles sentirem a foto, uma mostra do que foi usado na bebê, da mantinha que eu usei nela”, explica a fotógrafa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Jorge e Carlise não seguraram a emoção quando receberam o álbum das mães de Márcia. “Que interessante! Porque é a primeira vez que a gente vê isso e, com certeza, muitos deficientes visuais gostariam de estar no nosso lugar”, comemorou a mãe de Natália.
Assista à reportagem:
Ainda visando essa abordagem de quer desconstruir a opinião das pessoas a respeito de um assunto, aqui no Razões fizemos um experimento que mostrou mulheres com deficiência visual ensinando as que enxergam a se maquiar sem espelho, vejam:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.