O olhar atento e a sensibilidade do fotógrafo e cineasta Sandro Vox diante das crianças de sua comunidade, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, lhe rendeu o título de Grande Embaixador das Artes pela Divina Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além de ter o trabalho reconhecido internacionalmente, o artista conseguiu mobilizar outros embaixadores e figuras importantes da França e do Marrocos para construir, em Santa Cruz, o DIVINE CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO VOX – ANJOS DE LUZ: um lugar onde as crianças poderão brincar e aprender.
Leia também: Fotógrafo clica catadora de recicláveis e melhora sua autoestima
Tudo começou quando Sandro Vox decidiu transformar o seu cotidiano em arte. O documental “Chão de Barro” nasceu da vontade de retratar a simplicidade das crianças da comunidade Jesuíta, brincando nas ruas, divertindo-se, apesar de uma vida precária.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
As fotografias dos pequenos, em meio a um chão batido, sem luxo e com brincadeiras antigas, como jogar pião e “pelada”, chamaram a atenção da Presidente da Divina Academia, Diva Pavanesi, que levou o artista para a França.
Na Europa, o documental impressionou tanto que Sandro foi convidado para o Carrousel du Louvre, galeria no subsolo do Museu do Louvre, em Paris, e logo depois para o Museu de la Palmiere, em Marrakech, no Marrocos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A união do projeto documental com o trabalho social realizado pelo fotógrafo foi fundamental para que artista fosse reconhecido como Embaixador das Artes e fez com que ele retornasse ao Brasil trazendo a alegria de poder transformar o lugar em que mora através de sua arte.
“Será um dos mais importantes e ambiciosos projetos que a Divine realizará em seus 23 anos de Vida. Com esse Projeto, a Divine deseja transmitir valores, incentivar as crianças através dos estudos e das atividades sociais, artísticas, culturais, técnicas e esportivas, proporcionando novas perspectivas e oportunidades, nas áreas da Educação, Formação, Cultura e sobretudo na transmissão dos valores de uma justa integração e respeito à Cidadania”, conta Diva.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Fotógrafo faz ‘newborn invertido’ do pai dele e nos lembra de algo importante
Para Vox, tudo que está acontecendo é a realização de um grande sonho. O projeto “Chão de Barro” foi criado por ele após ver as tantas barreiras que crianças da periferia driblam para brincar e apenas serem crianças.
“Estou muito feliz. A exposição ‘Chão de Barro’ conta com um acervo de fotos de meninos jogando futebol, eles driblam as dificuldades de não ter área de lazer para manter o esporte preferido. E agora ver que meu trabalho está começando a dar esse tipo de resultado me deixa imensamente realizado”, comemora Sandro.
A Construção do Centro Cultural e Esportivo Vox – Anjos de Luz conta com a colaboração dos membros da Divina Academia e tem um prazo de dois anos para inauguração.
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito das fotos: Reprodução/Sandro Vox
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.