Fotógrafo se une a biólogos cubanos para salvar ‘caracol mais bonito do mundo’ da extinção

Cuba tem a maior biodiversidade de caracóis do planeta. Um dos mais bonitos, o caracol pintado (polymita), só existe na ilha do Caribe. Sua concha tem uma variedade de cores incrível: pêssego, limão-lima, vermelho tijolo, laranja e até rosa! Tanta beleza atrai a cobiça de caçadores ilegais, que ameaçam seriamente suas seis espécies.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Grande admirador do caracol pintado, o fotógrafo italiano Bruno D’Amicis viajou à ilha para fotografá-lo em seu habitat natural. Em entrevista à National Geographic, o fotógrafo relatou que espera chamar a atenção para o fato de que a demanda por conchas no comércio ilegal está levando a espécie à extinção.

homem segura pote caramujos pintados
Bruno D’Amicis viajou à ilha para fotografar o caramujo pintado em seu habitat natural. Foto: reprodução/Instagram @brunodamicisphoto

Além de lindos, caracóis pintados são vitais à natureza

Os cientistas sabem que o polymita habita uma faixa estreita de vegetação ao longo da costa leste de Cuba, porém, desconhecem quantos são, nem mesmo se descobriram todas as espécies que existem.

vendedor conchas caramujos pintados
Comércio ilegal ameaça espécie. Foto: reprodução/Instagram @brunodamicisphoto

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

conchas caramujos pintados
Olha que cores lindas! Foto: reprodução/Instagram @brunodamicisphoto

Os caracóis pintados vivem em árvores e arbustos e se alimentam de musgos e líquenes ricos em minerais, que atribuem suas cores vibrantes. Seguindo essa dieta, os caracóis ajudam a manter as árvores saudáveis, inclusive as fazendas de café, importantes para a economia de Cuba.

caramujos pintados
Foto: reprodução/Instagram @brunodamicisphoto

Como presas, alimentam a pipa cubana, uma ave ameaçada de extinção, e outros animais que só existem na ilha. Não se sabe ainda se a coloração na concha protege os caracóis pintados de ameaças ou se proporciona outro tipo de vantagem. Sua verdadeira função é desconhecida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conscientização

Os biólogos do país buscam educar os agricultores da região, especialmente produtores de café e tabaco, e turistas sobre a importância do polymita para a ilha. Estudando seu habitat natural, os cientistas já pensam em criar um programa de reprodução para o caracol, pois o fato de ser lento e sedentário o torna vulnerável à caça ilegal e qualquer variação brusca no ambiente.

Da mesma forma, demonstram aos guias-turísticos que os caracóis valem mais vivos do que extintos. Existindo apenas em Cuba, os apaixonados pela vida selvagem são obrigados a visitar a ilha caso queiram observá-los na natureza.

Falando em sobrevivência de espécies, conheça o trabalho da bióloga que salvou a arara-azul-grande da extinção e que virou até personagem da Turma da Mônica.

Fonte: GNN

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Está buscando outras razões para acreditar? Então, vem ver essa história!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,429,587SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cuba começa a distribuir pílula para prevenir a disseminação do HIV

Mundialmente reconhecida por investir grande parte de suas riquezas em saúde pública, garantindo-lhe índices de mortalidade infantil inferiores até mesmo dos países desenvolvidos, Cuba...

Lucas Lucco arrecada mais de R$ 200 mil em live de aniversário solidário

Cantor reverterá as doações em cestas básicas para periferias nessa quarentena, além de ajudar na campanha para tratamento de criança.

Meditação na escola faz sucesso em Floripa e pode se tornar política pública

Cada vez mais (e ainda bem!) as escolas brasileiras estão buscando se reinventar, que é exatamente o que a escola municipal Lupércio Belarmino da Silva,...

Um vídeo sobre um homem que só valorizou o amor depois que perdeu

Criado para o dia de São Valentim (em fevereiro), a produtora portuguesa Diffuse criou ”Só de mim”, que conta a história de alguém que já...

Mulher tem 15% dos movimentos do corpo, mas não a impediu de realizar o sonho de ser artista

Fatemeh nasceu com uma doença rara que paralisou 85% do seu corpo, exceto alguns membros, como seus pés. E é com eles que a...

Instagram