Fotógrafo se une a biólogos cubanos para salvar ‘caracol mais bonito do mundo’ da extinção

Cuba tem a maior biodiversidade de caracóis do planeta. Um dos mais bonitos, o caracol pintado (polymita), só existe na ilha do Caribe. Sua concha tem uma variedade de cores incrível: pêssego, limão-lima, vermelho tijolo, laranja e até rosa! Tanta beleza atrai a cobiça de caçadores ilegais, que ameaçam seriamente suas seis espécies.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Grande admirador do caracol pintado, o fotógrafo italiano Bruno D’Amicis viajou à ilha para fotografá-lo em seu habitat natural. Em entrevista à National Geographic, o fotógrafo relatou que espera chamar a atenção para o fato de que a demanda por conchas no comércio ilegal está levando a espécie à extinção.

homem segura pote caramujos pintados
Bruno D’Amicis viajou à ilha para fotografar o caramujo pintado em seu habitat natural. Foto: reprodução/Instagram @brunodamicisphoto

Além de lindos, caracóis pintados são vitais à natureza

Os cientistas sabem que o polymita habita uma faixa estreita de vegetação ao longo da costa leste de Cuba, porém, desconhecem quantos são, nem mesmo se descobriram todas as espécies que existem.

vendedor conchas caramujos pintados
Comércio ilegal ameaça espécie. Foto: reprodução/Instagram @brunodamicisphoto

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

conchas caramujos pintados
Olha que cores lindas! Foto: reprodução/Instagram @brunodamicisphoto

Os caracóis pintados vivem em árvores e arbustos e se alimentam de musgos e líquenes ricos em minerais, que atribuem suas cores vibrantes. Seguindo essa dieta, os caracóis ajudam a manter as árvores saudáveis, inclusive as fazendas de café, importantes para a economia de Cuba.

caramujos pintados
Foto: reprodução/Instagram @brunodamicisphoto

Como presas, alimentam a pipa cubana, uma ave ameaçada de extinção, e outros animais que só existem na ilha. Não se sabe ainda se a coloração na concha protege os caracóis pintados de ameaças ou se proporciona outro tipo de vantagem. Sua verdadeira função é desconhecida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conscientização

Os biólogos do país buscam educar os agricultores da região, especialmente produtores de café e tabaco, e turistas sobre a importância do polymita para a ilha. Estudando seu habitat natural, os cientistas já pensam em criar um programa de reprodução para o caracol, pois o fato de ser lento e sedentário o torna vulnerável à caça ilegal e qualquer variação brusca no ambiente.

Da mesma forma, demonstram aos guias-turísticos que os caracóis valem mais vivos do que extintos. Existindo apenas em Cuba, os apaixonados pela vida selvagem são obrigados a visitar a ilha caso queiram observá-los na natureza.

Falando em sobrevivência de espécies, conheça o trabalho da bióloga que salvou a arara-azul-grande da extinção e que virou até personagem da Turma da Mônica.

Fonte: GNN

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Está buscando outras razões para acreditar? Então, vem ver essa história!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,822,141SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mini carro elétrico protege motorista da chuva, vento e neve

O engenheiro sueco Mikael Kjellman projetou um mini carro elétrico à prova de variações climáticas extremas durante o dia.

Lealdade: cachorro faz companhia a menino de castigo e foto viraliza; veja

Muito mais do que uma crença popular, a noção de que o cachorro é o melhor amigo do homem é cada vez mais verdadeira....

Juventude sem-teto LGBT encontra ajuda e aceitação em comunidades online

Quase 40% dos jovens sem-teto do país se identificam como LGBT, e estes números estão crescendo. À medida que mais e mais jovens se assumem cada...

Advogada ensina como fazer próteses para mulheres que venceram o câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Ele...

Jovem que perdeu carro de trabalho em incêndio consegue comprar um novo após vaquinha bater R$ 23 mil

Em agosto, o Moisés passou maior perrengue, quando viu o seu único veículo, sendo acabado pelo fogo. Ele estava dormindo quando o pai o...

Instagram