França declara todos os seus cidadãos doadores de órgãos

Desde o dia 1º de janeiro de 2016, todos os franceses são considerados doadores de órgãos até que declarem o contrário em um registro oficial. A decisão foi tomada pelo governo após um número grande de mortes na fila de transplantes em 2015.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Agência de Biomedicina do país organizou propagandas em massa na TV para informar a população sobre as novas regras de doação durante um mês inteiro. Só em 2015, cerca de 553 pacientes morreram na fila de transplantes, segundo o jornal francês L’express.

Espanha e Bélgica são os outros países da Europa que adotam o mesmo modelo de doação de órgãos, ocupando o 1º e 3º lugar, respectivamente, no ranking do Registro Internacional de Doação e Transplante de Órgãos, em 2015.

doacao-orgaos
Países que mais doam órgãos no mundo

Para ser um doador, a pessoa deve preencher um registro na internet ou deixar uma declaração escrita e assinada por parentes antes da morte. A vontade da família de não doar os órgãos só será respeitada caso ela apresente alguma prova de que o morto recusava ter os órgãos doados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E no Brasil?

Por aqui, a lógica continua sendo a que a França abandonou. Ou seja, o paciente precisa deixar os familiares e amigos cientes do seu desejo, pois eles são os responsáveis pela retirada dos órgãos. O Brasil ocupa o 28ª lugar no ranking do Registro Internacional de Doação e Transplante de Órgãos, o primeiro país da América Latina, com 14,1 transplantes realizados por milhões de habitantes.

Com informações do Curiosamente / Imagens: Divulgação

Leia também: Campanha faz sentir na pele o quão demorada é a fila de doação de órgãos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,838,442SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Reebok lança tênis sustentável feito de milho e algodão

A Reebok lançou um tênis eco-friendly feito de tecido de algodão, solas derivadas do milho e palmilha proveniente do óleo de mamona.

Menina de 8 anos nasce sem as pernas e inspira o mundo com seu talento para ginástica olímpica

Paige Calendine de Zanesville, Ohio (EUA), é daqueles exemplos que a gente usa quando fala para alguém: "você pode tudo"! Inclusive, essa é uma frase...

Curta ‘Hair Love’, que fala sobre o cabelo afro, é indicado ao Oscar

Na última segunda-feira (13), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou os indicados para o Oscar 2020. O público e a mídia especializada se...

Garotinho foi adotar um novo gato e reencontra seu bichano perdido há mais de um ano

Não saber o paradeiro do seu bichinho de estimação deve ser uma das piores sensações do mundo. O sofrimento faz você pensar em várias...

Motorista de ônibus carrega idosa deficiente no colo e comove

Mara tem um anjo na sua vida: o motorista Alcides.

Instagram