França declara todos os seus cidadãos doadores de órgãos

Desde o dia 1º de janeiro de 2016, todos os franceses são considerados doadores de órgãos até que declarem o contrário em um registro oficial. A decisão foi tomada pelo governo após um número grande de mortes na fila de transplantes em 2015.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Agência de Biomedicina do país organizou propagandas em massa na TV para informar a população sobre as novas regras de doação durante um mês inteiro. Só em 2015, cerca de 553 pacientes morreram na fila de transplantes, segundo o jornal francês L’express.

Espanha e Bélgica são os outros países da Europa que adotam o mesmo modelo de doação de órgãos, ocupando o 1º e 3º lugar, respectivamente, no ranking do Registro Internacional de Doação e Transplante de Órgãos, em 2015.

doacao-orgaos
Países que mais doam órgãos no mundo

Para ser um doador, a pessoa deve preencher um registro na internet ou deixar uma declaração escrita e assinada por parentes antes da morte. A vontade da família de não doar os órgãos só será respeitada caso ela apresente alguma prova de que o morto recusava ter os órgãos doados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E no Brasil?

Por aqui, a lógica continua sendo a que a França abandonou. Ou seja, o paciente precisa deixar os familiares e amigos cientes do seu desejo, pois eles são os responsáveis pela retirada dos órgãos. O Brasil ocupa o 28ª lugar no ranking do Registro Internacional de Doação e Transplante de Órgãos, o primeiro país da América Latina, com 14,1 transplantes realizados por milhões de habitantes.

Com informações do Curiosamente / Imagens: Divulgação

Leia também: Campanha faz sentir na pele o quão demorada é a fila de doação de órgãos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,844,630SeguidoresSeguir
24,854SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Rapper doará 1 milhão de dólares para escolas públicas da comunidade onde cresceu

A ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, agradeceu o gesto do rapper: “Você é um exemplo do poder da educação artística".

Noiva faz emocionante ensaio ao lado do irmão com síndrome de Down

No início deste mês, a britânica Ashley e Brian Sedar casaram-se em Geneseo, Nova York (EUA). Dias antes, a noiva participou do chamado "first look",...

Garota de 14 anos cria app que ajuda pacientes com Alzheimer a reconhecer os outros

Algumas pessoas realmente são mais precoces do que outras, como é o caso de Emma Yang, que tem apenas 14 anos e já criou...

Casal transforma garagem numa horta comunitária em SP e o resultado é maravilhoso

Alimentos sem agrotóxicos para os moradores e para quem mais estiver passando pela rua.

Cachorro que fugiu de casa teve a melhor reação quando foi “preso” pela polícia

E esse cãozinho que resolveu dar umas voltinhas, escondido da família? Só que o passeio não deu muito certo! Ele acabou sendo "preso" por...

Instagram

França declara todos os seus cidadãos doadores de órgãos 3