França proíbe supermercados de jogar comida no lixo e quer reduzir desperdício pela metade
Segundo dados do Ministério da Ecologia, 20 quilos de comida são jogados no lixo por pessoa a cada ano na França. Já pelas informações da FAO (órgão da ONU para alimentação e agricultura), um terço dos alimentos para consumo humano é desperdiçado, ou seja, 1,3 bilhão de toneladas é jogado no lixo todo ano.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Pensando nisso, o ex-vice-ministro de Agricultura da França, Guillaume Garot, conseguiu apoio unânime da Assembleia Nacional para sua emenda contra o desperdício alimentar. “Ver os frascos de água sanitária esparramados nos lixos dos grandes supermercados junto com alimentos consumíveis é escandaloso”, disse Garot à agência France Presse.
Com a nova Lei de Transição Energética, a partir de 1º. de julho de 2016, os supermercados com mais de 400 metros quadrados não poderão jogar produtos perecíveis no lixo, deverão doá-los a organizações dedicadas à alimentação animal ou à fabricação de adubos.
O não cumprimento vai desde multas de 75 mil euros até prisões de dois anos.
Leia Mais
Dessa forma, o governo francês espera reduzir o desperdício pela metade até 2025.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A Federação do Comércio e Distribuição lamentou a aprovação da emenda. “A lei se equivoca quanto ao objetivo e ao assunto”, diz a nota oficial. “Os grandes supermercados só representam 5% do desperdício alimentar total.”
Apesar de por hora a lei realmente só atingir as redes de varejo, a intenção é envolver toda a cadeia produtiva nesse esforço que o país se encontra desde 2010, quando criou o primeiro grupo de trabalho sobre o assunto.
Outra iniciativa importante é a criação de programas de conscientização nas escolas para reduzir o desperdício de alimentos.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.