França proíbe supermercados de jogar comida no lixo e quer reduzir desperdício pela metade

Segundo dados do Ministério da Ecologia, 20 quilos de comida são jogados no lixo por pessoa a cada ano na França. Já pelas informações da FAO (órgão da ONU para alimentação e agricultura), um terço dos alimentos para consumo humano é desperdiçado, ou seja, 1,3 bilhão de toneladas é jogado no lixo todo ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pensando nisso, o ex-vice-ministro de Agricultura da França, Guillaume Garot, conseguiu apoio unânime da Assembleia Nacional para sua emenda contra o desperdício alimentar. “Ver os frascos de água sanitária esparramados nos lixos dos grandes supermercados junto com alimentos consumíveis é escandaloso”, disse Garot à agência France Presse.

Com a nova Lei de Transição Energética, a partir de 1º. de julho de 2016, os supermercados com mais de 400 metros quadrados não poderão jogar produtos perecíveis no lixo, deverão doá-los a organizações dedicadas à alimentação animal ou à fabricação de adubos.

O não cumprimento vai desde multas de 75 mil euros até prisões de dois anos.

Dessa forma, o governo francês espera reduzir  o desperdício pela metade até 2025.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Federação do Comércio e Distribuição lamentou a aprovação da emenda. “A lei se equivoca quanto ao objetivo e ao assunto”, diz a nota oficial. “Os grandes supermercados só representam 5% do desperdício alimentar total.”

Apesar de por hora a lei realmente só atingir as redes de varejo, a intenção é envolver toda a cadeia produtiva nesse esforço que o país se encontra desde 2010, quando criou o primeiro grupo de trabalho sobre o assunto.

Outra iniciativa importante é a criação de programas de conscientização nas escolas para reduzir o desperdício de alimentos.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,747SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pais fazem tatuagem idêntica à marca de nascença da filha para ela se sentir menos sozinha

Muitas mulheres preferem comemorar 40 anos de idade comprando algum mimo, tirando férias ou se dando um dia de descanso. No entanto, a britânica Tanya...

Depois de passar por 24 casas diferentes, finalmente ele foi adotado aos 33 anos

Michelle Kiefer é uma norte-americana de 44 anos, que vive na Califórnia e enviou sua história para o site Love What Matters. Nós ficamos...

Mãe e filho que se reencontraram após 38 anos vão passar Dia das Mães juntos em Brasília

Sueli Silva, de 54 anos, e Ricardo Araújo, de 38 - mãe e filho que foram separados um do outro na porta do Hospital...

Youtuber de canal sobre beleza emociona seguidores ao revelar ser tetraplégica

Quantos vídeos ensinando a fazer maquiagem vocês já não viram no Youtube? A inglesa Jordan Bone poderia ser como muitas dessas meninas que falam sobre truques...

Gata abandonada é acolhida por família amorosa e passa por incrível transformação

A gata Frisbee passou anos vivendo em situação de rua, precisando lidar com a fome, o frio e episódios de violência cada vez mais frequentes...

Instagram

França proíbe supermercados de jogar comida no lixo e quer reduzir desperdício pela metade 3