França proíbe supermercados de jogar comida no lixo e quer reduzir desperdício pela metade

Segundo dados do Ministério da Ecologia, 20 quilos de comida são jogados no lixo por pessoa a cada ano na França. Já pelas informações da FAO (órgão da ONU para alimentação e agricultura), um terço dos alimentos para consumo humano é desperdiçado, ou seja, 1,3 bilhão de toneladas é jogado no lixo todo ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pensando nisso, o ex-vice-ministro de Agricultura da França, Guillaume Garot, conseguiu apoio unânime da Assembleia Nacional para sua emenda contra o desperdício alimentar. “Ver os frascos de água sanitária esparramados nos lixos dos grandes supermercados junto com alimentos consumíveis é escandaloso”, disse Garot à agência France Presse.

Com a nova Lei de Transição Energética, a partir de 1º. de julho de 2016, os supermercados com mais de 400 metros quadrados não poderão jogar produtos perecíveis no lixo, deverão doá-los a organizações dedicadas à alimentação animal ou à fabricação de adubos.

O não cumprimento vai desde multas de 75 mil euros até prisões de dois anos.

Dessa forma, o governo francês espera reduzir  o desperdício pela metade até 2025.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Federação do Comércio e Distribuição lamentou a aprovação da emenda. “A lei se equivoca quanto ao objetivo e ao assunto”, diz a nota oficial. “Os grandes supermercados só representam 5% do desperdício alimentar total.”

Apesar de por hora a lei realmente só atingir as redes de varejo, a intenção é envolver toda a cadeia produtiva nesse esforço que o país se encontra desde 2010, quando criou o primeiro grupo de trabalho sobre o assunto.

Outra iniciativa importante é a criação de programas de conscientização nas escolas para reduzir o desperdício de alimentos.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,505,556SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Conheça Jill, a esquilo fêmea resgatada após sobreviver a um furacão

Todos sabemos que o ideal é que animais selvagens vivam sempre livres na natureza. Porém, por muitos motivos, alguns deles acabam precisando de cuidados...

Menino de 4 anos ganha casa após pedir bolacha e café em vídeo gravado por ONG no Piauí

Emanuel Sousa, de 4 anos, teve a vida transformada após um vídeo que ele gravou, há cerca de 20 dias. O garotinho pediu "bolacha...

Funcionários raspam cabeça em solidariedade à colega de trabalho que luta contra o câncer

Os funcionários da Casa da Lavoura de Jaru, em Rondônia, especializada em produtos agropecuários, rasparam a cabeça em solidariedade à colega de trabalho Lorena...

Leão abraça carinhosamente fundador de santuário que salvou sua vida e vídeo viraliza

Animais selvagens e seres humanos podem, sim, ter uma relação de amor e cuidado e a prova disto é o vídeo de um leão...

Menino autista é o estudante mais jovem da Universidade de Oxford, com 6 anos. “Eu quero mudar o mundo”

Joshua Beckford é reconhecido internacionalmente em mais de 90 países por suas realizações na educação. E ele tem apenas 14 anos! Diagnosticado com autismo, Joshua...

Instagram