França proíbe supermercados de jogar comida no lixo e quer reduzir desperdício pela metade

Segundo dados do Ministério da Ecologia, 20 quilos de comida são jogados no lixo por pessoa a cada ano na França. Já pelas informações da FAO (órgão da ONU para alimentação e agricultura), um terço dos alimentos para consumo humano é desperdiçado, ou seja, 1,3 bilhão de toneladas é jogado no lixo todo ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pensando nisso, o ex-vice-ministro de Agricultura da França, Guillaume Garot, conseguiu apoio unânime da Assembleia Nacional para sua emenda contra o desperdício alimentar. “Ver os frascos de água sanitária esparramados nos lixos dos grandes supermercados junto com alimentos consumíveis é escandaloso”, disse Garot à agência France Presse.

Com a nova Lei de Transição Energética, a partir de 1º. de julho de 2016, os supermercados com mais de 400 metros quadrados não poderão jogar produtos perecíveis no lixo, deverão doá-los a organizações dedicadas à alimentação animal ou à fabricação de adubos.

O não cumprimento vai desde multas de 75 mil euros até prisões de dois anos.

Dessa forma, o governo francês espera reduzir  o desperdício pela metade até 2025.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Federação do Comércio e Distribuição lamentou a aprovação da emenda. “A lei se equivoca quanto ao objetivo e ao assunto”, diz a nota oficial. “Os grandes supermercados só representam 5% do desperdício alimentar total.”

Apesar de por hora a lei realmente só atingir as redes de varejo, a intenção é envolver toda a cadeia produtiva nesse esforço que o país se encontra desde 2010, quando criou o primeiro grupo de trabalho sobre o assunto.

Outra iniciativa importante é a criação de programas de conscientização nas escolas para reduzir o desperdício de alimentos.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,839,477SeguidoresSeguir
24,799SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Caixas de leite proporcionam conforto térmico a famílias de baixa renda

Startup usa caixas de leites para proteger famílias do forte calor emitido pelas telhas de amianto que cobrem suas casas.

Intervenções urbanas revelam mensagens positivas em dias de chuva

As intervenções urbanas do artista americano Peregrine Church só podem ser vistas em dias de chuva. São mensagens positivas para alegrar a vida das pessoas em dias chuvosos.

Gata de jornalista invade previsão do tempo e audiência do canal dispara

Trabalhando em casa desde o início do mês por conta da pandemia, o jornalista Jeff Lyons, responsável pela previsão do tempo do canal de...

Conheça as divertidas orquídeas que têm o rosto de um macaquinho – veja as fotos

Mas, gente! As orquídeas estão entre as plantas mais bonitas que existem, mas essa particularmente é um pouquinho mais divertida! Conhecidas como Orchid Simia ou...

Pais doam dinheiro de cirurgia do filho para outra criança

Esse é mais um exemplo de solidariedade que está comovendo o Brasil inteiro.

Instagram

França proíbe supermercados de jogar comida no lixo e quer reduzir desperdício pela metade 3