Funcionário do McDonald’s celebra 17 anos de trabalho na empresa encantando clientes sendo quem ele é

O que motiva alguém a permanecer na mesma empresa por quase duas décadas, em vez de buscar um novo desafio? Rogério Saldanha da Gama, que tem síndrome de Down, não deixa margem para dúvidas: um ambiente onde pode ser quem ele é.

Rogério, 40 anos, trabalha como Embaixador da Experiência do Cliente no McDonald’s e representa muito bem a Cooltura de Serviço, programa criado há 5 anos pela Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, com o objetivo de incentivar seus funcionários a serem quem são. É a maneira espontânea que cada pessoa tem de gerar sorrisos e bons momentos para todos e garantir uma experiência única para colegas e clientes. A iniciativa está diretamente ligada à atuação da companhia em Diversidade & Inclusão, pilar que faz parte da estratégia ESG da Arcos, a Receita do Futuro.

Aí já viu, com seu carisma incondicional, Rogério encanta os clientes e torna-se amigo deles: “Eu tenho o carinho de todos os clientes. Tiram foto comigo. Eles são a minha força”, diz Rogério, que trabalha em uma unidade do Méqui em Jacarepaguá (RJ).

Inclusão pra valer!

A Arcos Dorados conta com o programa Inclusão Além da Cota, iniciativa que busca criar posições de trabalho e ampliar as oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência, além de contemplar uma série de ações afirmativas para ampliar a experiência desses profissionais na empresa. O calendário anual do programa conta com uma série de ações, como workshops de sensibilização, webinars e formação contínua de gestores, sempre com intérpretes de libras para levar ainda mais acessibilidade. Recentemente, essa iniciativa foi contemplada com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Prefeitura de São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A dona Maria Saldanha de Gama, mãe do Rogério, é testemunha e só tem elogios ao programa da empresa para a inclusão de pessoas com deficiência.

“Eu acho maravilhoso! Ele é muito bem tratado lá. Desde o início, teve uma ótima receptividade dos colegas e chefes. Todos o adoram. Então, sinceramente, o McDonald’s, pra mim, eu não tenho nada que reclamar”, conta.

funcionário do mcdonal's com síndrome de down
Rogério no seu início no McDonald’s. Foto: Rogério Saldanha da Gama/arquivo pessoal

Na companhia, as pessoas com deficiência recebem um olhar individualizado durante todo o processo seletivo. A companhia conta com uma equipe de profissionais dedicados à captação, contratação e acompanhamento de pessoas com deficiência, que contempla gestores de inclusão, médicos do trabalho, enfermeiros e gerentes selecionadores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Maria lembra que essa inclusão acontece em todos os restaurantes da rede, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Falando nisso, toda vez que Rogério viaja com a família, faz questão de parar em algum McDonald’s para fazer uma foto.

“Ele se apresenta como funcionário do McDonald’s e faz uma festa. No mundo inteiro, falando a língua, ou não. Ele arranha o inglês do jeito dele”, brinca dona Maria.

rapaz com síndrome de down em frente mcdonald's em paris
Parada pra foto no McDonald’s em Paris, França. Foto: Arquivo da família

Suporte para dar o seu melhor

Esse carinho todo se traduz em prêmios de Destaque do Mês pelo excelente atendimento. Em 17 anos de casa, Rogério já recebeu alguns e com certeza virão muitos outros. E claro, ele reconhece que sem o apoio dos colegas nada disso seria possível.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Meus colegas estão sempre me apoiando e me elogiando. Quero agradecer porque eles são ótimos. Sem eles, é impossível fazer um trabalho maravilhoso como esse”, afirma.

Funcionário do McDonald’s celebra 17 anos de trabalho na empresa encantando clientes sendo quem ele é 1
Foto: Rogério Saldanha da Gama/arquivo pessoal

Rogério aproveita e faz um agradecimento especial ao seu Gerente: “Ele é uma pessoa querida, que eu adoro muito. É meu coelhinho da sorte. Ficar sozinho, sem ele, é impossível”, conta.

No melhor lugar

Rogério já recebeu ofertas para mudar de emprego, mas recusou todas elas. Pintou alguma oportunidade, ele passa pra frente, para amigos e namoradas, brinca a mãe. “O Rogério gosta muito de trabalhar com gente. Então, botar ele num escritório… Não, não tem condição. E lá, ele tem essa relação com as pessoas”, conta.

Funcionário do McDonald’s celebra 17 anos de trabalho na empresa encantando clientes sendo quem ele é 2
Rogério com os pais, dona Maria e o seu Roberto. Foto: Arquivo da família

“Estou há 17 anos no McDonald’s e é um prazer enorme!”, conclui Rogério, como quem diz que, “aqui é o meu lugar”.

É amor demais pelo o que faz e a gente ama muito ver isso! ❤️

Funcionário do McDonald’s celebra 17 anos de trabalho na empresa encantando clientes sendo quem ele é 3

Relacionados

McDonald’s adapta provas de promoção de cargo para colaboradora com deficiência visual: “Acreditaram em mim”

Enquanto inúmeras empresas optam substituir um candidato por outro, o McDonald’s foi lá e fez diferente: adaptou seus processos e acreditou nas suas pessoas. Com...

“O McDonald’s abriu uma porta que eu achava que nunca mais se abriria por conta da minha idade”

Quando tentou voltar ao mercado de trabalho depois de anos afastada, para se dedicar à criação dos filhos, Dona Zelinda encontrou muitas dificuldades para...

+ DO CANAL

“Ter conseguido um emprego no McDonald’s foi uma coisa muito boa e me descobrir lá dentro também”

“Se eu me descobrisse antes, acho que teria dificuldades para conseguir qualquer emprego”, diz Tiana, colaboradora do McDonald’s há cinco anos. Ela...

“Tenho 26 anos de McDonald’s e o privilégio de trabalhar com pessoas que me respeitam e me admiram”

Um estudo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) revelou que metade dos brasileiros LGBTs não se sentem à...

McDonald’s aposta em iniciativas que gerem ambiente de trabalho seguro e respeitoso como cultura da empresa

Trabalhar em um ambiente saudável, seguro e respeitoso é um dos objetivos cada vez mais almejados pelas grandes empresas nacionais e internacionais. Os novos...

Há 14 anos, funcionário do McDonald’s conquista clientes com seu jeito único de ser: “Eles são demais comigo”

Ele se destaca pelo bom atendimento e se você é do time que não dispensa uma boa sobremesa ou um cafezinho bem quentinho, é...

“Me sinto extremamente feliz aqui. Consegui chegar aonde cheguei sendo eu mesma”

Aos 14 anos, Lucifábia de Jesus dos Santos saiu da sua cidade no interior da Bahia decidida a conseguir um trabalho e realizar o...