Beatriz Martins, a Bia, tinha apenas 6 anos de idade quando viu crianças pedindo balas para motoristas em um semáforo em Guarulhos (SP). Ela achou aquela situação injusta e, apesar da pouca idade, decidiu ajudá-las!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Bia passou meses guardando toda bala que ela ganhava. A ideia era distribuir tudo para as crianças do semáforo no Natal. O pai de Bia, Ricardo Martins, surpreso com a atitude da filha, chamou amigos, parentes e pessoas próximas para coletar mais doces.
E assim, nascia o Olhar de Bia. Nessa primeira ação, o Olhar de Bia atendeu cerca de 600 crianças.
Seu foco inicial era Esporte e Cultura para crianças e adolescentes de escolas da rede pública de São Paulo. Hoje, é a Educação, com o Programa Alicerce, que oferece de forma gratuita a oportunidade para os estudantes do ensino médio transformarem suas vidas.
O programa já existia antes da pandemia, mas ganhou um destaque maior, tornando-se a principal frente de atuação da ONG, a partir de 2020.
Ambev VOA
Neste ano, o Olhar de Bia foi selecionado para participar do Ambev VOA, programa de transformação social da Ambev que atua junto a ONGs para melhorar questões relacionadas à gestão, desenvolvimento de pessoas e organização financeira. As mentorias são oferecidas por colaboradores da própria Ambev.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Não fazia ideia que o Olhar de Bia se tornaria a minha missão de vida. Temos 15 anos de história. Graças a Deus, já impactamos 400 mil vidas. E descobrimos junto com a Ambev que o nosso propósito é acabar com a miséria através da educação”, conta Bia.
Ver essa foto no InstagramPUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O que mudou?
Com as mentorias, o Programa Alicerce deixou de ser presencial e se tornou virtual. Mas engana-se quem pensa que as mentorias se limitavam a apenas dizer o que a Bia precisava fazer, pelo contrário.
“Conteúdo sobre terceiro setor tem bastante. Mas gente pra arregaçar as mangas são poucas. As mentoras realmente botaram a mão na massa!”, diz Bia.
Mas a principal mudança foi de pensamento. “O Olhar de Bia é uma organização social que precisa atuar com gestão e estratégia empresarial para gerar muito mais resultados”, definiu a empreendedora social.
Selos de confiança
Em seu primeiro ano no VOA, o Olhar de Bia ficou entre as seis ONGs de maior impacto social entre as instituições selecionadas para participar do programa naquele período.

Ao fim do ciclo, a ONG foi premiada com o selo VOA + DOAR, que legitima e destaca o profissionalismo, gestão e transparência da organização. E, em seu segundo ano de acompanhamento, ganhou o selo do Programa de Excelência do VOA (PEX VOA).
“Só vamos conseguir crescer se o Brasil conseguir crescer”
O Ambev VOA nasceu em 2018, com a ideia de que a empresa só vai crescer se o Brasil crescer junto com ela. E seu surgimento aconteceu de maneira natural.
Carlos Pignatari, diretor de impacto positivo da Ambev, conta que três ONGs procuraram a empresa, reconhecida como uma das mais eficientes do Brasil e modelo de gestão, buscando ajuda para melhorar seus processos internos.
“O VOA nasceu dessa vontade nossa de compartilhar o nosso crescimento. E eu falo que ela foi mudando porque a gente era uma área de relações corporativas e viramos uma área de crescimento compartilhado”, explica o executivo.
Atualmente, o Olhar de Bia atende 80 alunos da rede pública de dez estados e 25 cidades diferentes. Mas já passaram pelo Programa Alicerce mais de 300 estudantes.
“Foram gerados R$ 250 mil em oportunidades profissionais e estudantis. Muita coisa aconteceu desde aquela época porque a Ambev apoiou a gente. Com certeza existe um Olhar de Bia e outro depois do VOA”, concluiu Bia.
Atualmente, o VOA apoia 115 instituições presentes em 20 dos 27 estados do Brasil, que atuam em causas ligadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, beneficiando 176.298 mil pessoas diretamente e 170.069 indiretamente.
Confira abaixo outras instituições apoiadas pelo Ambev VOA que tivemos a honra de conhecer:
E você, tem uma ONG e gostaria de receber as mesmas oportunidades? ?
Fique por dentro de tudo o que você precisa saber no site do VOA.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.