A plataforma multicultural MECA, realizadora do festival MECAInhotim, em Brumadinho (MG), e a SITAWI Finanças do Bem, organização sem fins lucrativos gestora de recursos filantrópicos, se uniram para criar o fundo PróBrumadinho.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O objetivo é arrecadar a maior quantidade possível de recursos para apoiar na recuperação e desenvolvimento sustentável de Brumadinho, arrasada pela lama de rejeitos de minério de uma barragem da Vale. O montante arrecadado (www.probrumadinho.org) será destinado para ações que promovam impactos positivos nas áreas social, econômica, ambiental e cultural da região.
Leia também: Bombeiros de Brumadinho embarcam para ajudar vítimas de ciclone em Moçambique
“Brumadinho recebe o nosso principal festival há 5 anos para uma grande celebração de cultura, música, arte e conhecimento. A cidade nos acolheu e cresceu junto com a gente, desenvolvendo organicamente o turismo e a economia local. Faz todo o sentido o MECA usar toda a sua força de conectar pessoas e marcas, com a nossa experiência e inteligência de negócios, para ajudar a acelerar a recuperação da região”, afirma Rodrigo Santanna, fundador do MECA e primeiro doador pessoa física do fundo.
Leia Mais
A primeira empresa a apoiar o fundo filantrópico PróBrumadinho é a marca fashion carioca FARM. Taciana Abreu, head de marketing da empresa, acredita que a iniciativa será importante para a reconstrução de Brumadinho. “A FARM esteve pela primeira vez em Brumadinho através do MECAInhotim, festival que apoiamos durante dois anos. Conhecemos e acreditamos no potencial articular do MECA e na sua vontade de recuperar a região. Não poderíamos deixar de apoiar este projeto.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além disso, a SOS Mata Atlântica é uma das primeiras parcerias da iniciativa com a divulgação de informações e análises técnicas sobre o impacto do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão na região de Brumadinho. O Fundo Filantrópico também conta com a parceira da rede de empresários locais para melhor entendimento das necessidades da região.
MECAInhotim em Brumadinho
Desde 2015, o festival MECAInhotim entrou para o calendário oficial de Brumadinho, movimentando a economia da cidade com a chegada de milhares pessoas que utilizam serviços locais como hospedagem, transporte, alimentação e atividades turísticas. Diante da tragédia do rompimento da barragem que afetou a região, o MECA acredita que manter a produção do festival, confirmado para os dias 17 a 19 de maio, será ainda mais importante para a recuperação econômica, social e cultural da comunidade.
Além do envolvimento direto com a produção do festival MECAInhotim, o MECA assume um papel ativo na co-criação do Fundo PróBrumadinho e na conexão de uma rede de pessoas, artistas e marcas para a arrecadação de recursos em prol da comunidade afetada pelo rompimento da barragem. A pauta de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural com foco em Brumadinho (MG) também será destaque na curadoria de palestras, workshops e exibições durante a programação do festival. Outros projetos ao longo do ano também estão sendo considerados.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
MECA
O MECA está doando 100% do seu trabalho para o fundo PróBrumadinho, sem qualquer tipo de remuneração, e será a interface presencial e ativa da iniciativa filantrópica na região de Brumadinho.
SITAWI Finanças do Bem
Premiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, a SITAWI Finanças do Bem será a responsável pela administração dos recursos arrecadados pelo Fundo PróBrumadinho.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Electrolux e parceiros querem ensinar 30 mil crianças sobre alimentação sustentável em 2019
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito da foto: Rodney Costa/Getty Images (enviada pela assessoria)
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.