Fundo de investimento para ser feliz

O tema felicidade já se tornou um caso de saúde pública. A Organização Mundial de Saúde em seu relatório semestral de 2011/1 publicou o resultado de uma pesquisa de 12 anos a respeito deste assunto. A questão que motivou a pesquisa era saber se a saúde tinha impacto sobre a felicidade das pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Concluiu-se que não. Quando estamos saudáveis não percebemos isso como um bem ou uma vantagem, apenas damos como certo o fato de ter saúde. Porém, quando adoecemos isso aumenta nosso nível de infelicidade, com variações dependendo da complexidade ou da gravidade da doença. Assim, notamos o desprazer da doença, mas não percebemos a grande graça da saúde. Algo para prestarmos mais atenção.

Contudo, a pesquisa não limitou-se ao aspecto da saúde, mas aprofundou o tema buscando o entendimento do que realmente nos traz o sentimento de felicidade. Entre muitas variáveis, chegou-se a três aspectos que fazem a base de nossa felicidade:

Transcendência

A crença em algo superior, divino, sagrado, a fé em Deus como criador, a convicção de uma realidade transcendente, segundo a pesquisa este é um elemento de alto impacto na criação de condições para lidarmos com as adversidades e vivermos uma vida em maior equilíbrio, com um senso de felicidade.

Quando não conseguimos conceber que há um plano maior para todas as coisas que ocorrem na vida, a sensação de injustiça, desperdício, crueldade e impossibilidade se tornam maiores e tomam conta da consciência. Somente com uma visão ou percepção do transcendente, daquilo que não é palpável, mas que rege todos os sistemas de forma ordenada – mesmo quando não somos capazes de perceber o processo todo – é que faz com que nos sintamos num estado de harmonia, onde tudo tem uma razão e serve a um propósito superior.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O transcendente tira o peso das dificuldades, tornando-as momentâneas, transitórias e superáveis. A fé que algo bom está contido em todas as experiências e que tudo que nos ocorre está a serviço do melhor é a base de onde emerge nossa capacidade de lidar de forma positiva mesmo com o mais desafiador dos eventos.

Conhecimento

Outro aspecto apontado pela pesquisa é que nos dá felicidade saber sobre as coisas, conhecer a realidade, estudar sobre o que nos interessa. Esse saber foi apresentado em duas dimensões, o conhecimento científico, fruto da razão, ou seja, tudo aquilo que aprendemos a partir do estudo, da pesquisa, da aplicação ou como discípulos; e o conhecimento tácito, fruto da sabedoria, que é aquele saber que vem da intuição, da prática, do bom senso, da herança, dos valores e da cultura, e nos permite tomar decisões de forma mais tranquila e convicta.

Esse senso de conhecer, de dominar o fazer, o decidir, o realizar e o relacionar traz um senso de felicidade porque preenche o desejo de pertencer, de ser reconhecido, traz a noção do valor pessoal e tira a angústia e o estresse do dia a dia. Quanto mais conhecemos sobre a realidade que experimentamos, mais confortáveis nos sentimos com ela e, assim, nossa relação com a vida torna-se mais feliz.

A abertura para novos conhecimentos e a aplicação constante daquilo que passamos a saber aumenta a auto-estima, expande as fronteiras das possibilidades e abre novas oportunidades para o progresso pessoal. Isto nos permite experimentar um senso de realização e prosperidade que nos coloca nesse ambiente fluido e agradável da felicidade.

Prazer

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O terceiro aspecto apontado pela pesquisa traz o “gostar de” algo ou alguém como um item importante na construção de nossa felicidade. Ter prazer com o que se faz, com quem se vive, com as experiências que se tem e com os resultados que se alcança. Esse prazer é medido pela nosso nível interno de expectativas e de como elas são correspondidas.

Quanto mais somos capazes de aceitar as coisas e as pessoas pelo que são e da forma como se apresentam, mais facilmente gostamos do que estamos experimentando e isso nos dá esse senso de felicidade, de que tudo está certo, adequado, bom, uma visão de que a vida é mesmo uma benção.

Colocar e encontrar prazer em quem se é, no que se faz e com quem se convive permite a experiência de uma sensação de bem aventurança, de alegria, um verdadeiro “estado de graça”, que só pode ser desfrutado num campo prazeroso de vida.

Investir nesses três aspectos, ampliando nossa percepção do transcendente, aumentado nosso saber sobre a realidade e apreciando com mais abertura tudo que nos rodeia, traz como resultado um maior grau de felicidade. Esta aí um investimento muito interessante e seria recomendável fazer um fundo para manter o investimento contínuo de forma a permanecer por maior tempo e em maior grau num estado de felicidade. Afinal, que outro resultado pode ser mais interessante? Reflita sobre isto. Suerte!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dulce Magalhães é uma das 10 mais requisitadas palestrantes do Brasil. Filósofa, Educadora, Pesquisadora, Escritora e Palestrante. Há 25 anos trabalha com processos de mudança e aprendizagem. Ph. D. em Filosofia com foco em Planejamento de Carreira pela Universidade Columbia (USA), Mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres (Inglaterra), Pós Graduada em Marketing pela ESPM-SP, Especialização em Educação de Adultos pelas Universidades de Roma (Itália) e Oxford (Inglaterra), Representante Brasileira no Seminário de Cultura e Comunicação da Unesco – USA. É uma das 100 lideranças da Paz no Mundo, de acordo com a Geneve for Peace Foundation.

via [Gayatri Revista]

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,271,435SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulher viaja o mundo para adotar 4 órfãos com o mesmo distúrbio genético que ela

Kristi Smith nasceu com uma distúrbio genético raro, a Fenilcetonúria, que não tem cura, mas pode ser controlada e se não for tratada corretamente...

Homem já adotou mais de 100 crianças que seriam abortadas

O vietnamita Tong Phuoc Phuc é mais um exemplo maravilhoso de heróis da vida real! Se não fosse por ele, mais de cem crianças...

Senhora de 100 anos recebe milhares de cartas de parabéns depois de mobilização na web

Em Londres, é tradição receber uma carta da rainha quando se completa 100 anos. Porém, a recém-centenária Winnie Blagden recebeu bem mais que isso....

Queniano de 9 anos cria máquina de lavar as mãos e recebe prêmio nacional

Foi pensando nos mais vulneráveis que vivem em condições precárias e não têm acesso ao saneamento básico, que um garoto de 9 anos inventou...

Conheça o fazendeiro que recuperou as Araras-Vermelhas em Mato Grosso do Sul

Modesto Sampaio, filho sorridente e humilde de uma família gaúcha, viveu a vida no campo e, em 1986, decidiu se mudar para Mato Grosso do...

Instagram

Fundo de investimento para ser feliz 4