Faculdade dá bolsa de pós-graduação para gari que defendeu TCC com farda

Se há três meses alguém dissesse que um agente de limpeza pública de uma cidade do interior da Paraíba iria se tornar um dos mais respeitados palestrantes do Nordeste, muita gente duvidaria. Mas Ednilson de Pontes Silva acreditava no poder transformador da educação na sua vida e hoje começa a colher os frutos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Deninho, como é conhecido na cidade de Pirpirituba, apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em História na UEPB vestido com a farda de gari. O trabalho tratava da invisibilidade social do agente de limpeza. Após contarmos sua história no Razões, o fato viralizou, ele recebeu o convite para participar do programa “Encontro com Fátima Bernardes” e já realizou dezenas de palestras no Nordeste.

Realmente as coisas estão diferentes. A repercussão ficou marcada na minha história, recebi cumprimento da população, abraço do povo onde eu passo varrendo, o reconhecimento da população”, disse Ednilson.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bolsa de pós-graduação

Deninho também recebeu uma bolsa de pós-graduação em uma faculdade particular da capital paraibana, a Maurício de Nassau. O gari pretende fazer uma pós em Gestão Ambiental.

Tenho conscientizado a população sobre o descarte correto do lixo, sobre a necessidade de um mundo mais sustentável, de repensar conceitos sobre o que descartamos na natureza, do perigo de descarte de material perfurocortante causar acidente grave para os garis, da importância de reciclar o lixo e pensar nas gerações futuras. O desmatamento e aquecimento global têm a ver com o descarte do lixo”, afirma.

Gari inspira outros Agentes de Limpeza Pública

Outra coisa muito legal que aconteceu na vida de Ednilson foi o contato com outro pesquisador da área, o doutor Fernando Braga da Costa, que é psicólogo, mas que também foi gari e que baseou os estudos de Deninho. Fernando visitou o paraibano, passou um dia junto com Ednilson em sua casa e os dois fizeram palestras para os garis da cidade de Pirpirituba e de João Pessoa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Foi surreal o nosso encontro. Eu o estudei no meu TCC e tinha esse sonho de conhecê-lo, que consegui realizar da melhor forma”, disse Deninho.

Além da conscientização sobre o poder que os agentes de limpeza possuem, Ednilson também luta por direitos para a categoria, tendo discursado na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba a respeito da implantação de um Piso Salarial para os profissionais. Deninho conseguiu promover também um mutirão de cuidados de saúde, consultas médicas e atendimento odontológico para os colegas de farda da sua cidade.

Leia também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Educação pública promoveu transformação na vida do gari

Depois de sua história ganhar fama, Ednilson foi convidado para dar palestras em escolas públicas e municipais da cidade e da região onde mora, e discursou para públicos numerosos de acadêmicos em João Pessoa e de profissionais de segurança do trabalho em Recife.

“Eu mostro a minha história e a importância da educação para esses jovens da escola pública gratuita, que apesar dos cortes que vem sofrendo, ainda insiste, persiste em formar pessoas como eu, que nunca tiveram condições financeiras, mas através dessa escola estou conseguindo alcançar meus objetivos, os meus sonhos. Varrendo a minha rua na minha cidade pequena do interior, consegui através da educação mudar um pouco a minha vida.”

O Razões e o Educa Mais Brasil te ajudam a conseguir bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras, clique aqui.

Quero ser lembrado não pela repercussão da minha defesa do TCC, mas pela importância da educação que vem transformando a minha vida e tentando inspirar outras histórias para mudar a realidade deles”, finalizou.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

beija-flor

crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,769,066SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Colegas de trabalho compram celular novo para rapaz que foi assaltado a caminho do serviço

Alguns dias atrás, Otávio foi covardemente assaltado e agredido a caminho da padaria onde trabalha, em Ubatuba (SP). Durante o assalto, levaram seu smartphone. Ao...

Idosa liga para número errado e atendente a ajuda cancelar consulta médica

A dona Rosália precisava muito desmarcar uma consulta médica, mas discou o número errado.

Festival da Jovem Pan em BH substitui show de Biel pelo da Karol Conká

É bom saber que cantores com uma postura tão misógina, machista, homofóbica e transfóbica não passarão. Depois de assediar a jornalista do portal iG em...

Para não fechar as portas, projeto que resgata mais de 2 mil primatas lança campanha

O Projeto Mucky já salvou a vida de mais de 2 mil primatas brasileiros em seus 36 anos de trabalho, em Itu (SP). A...

Em vez de ‘ovada’, jovem ganha banho de açaí para comemorar que passou no vestibular no Amapá

Uma das maiores emoções na vida de um jovem é quando ele entra na faculdade. O que falar, então, de quando ele consegue uma...

Instagram