Gari distribui pão e água para moradores da Cracolândia em São Paulo

Há 1 ano, o gari José Carlos Matos prova que a falta de dinheiro não é desculpa para não ajudar pessoas desamparadas, entregues à própria sorte. Ele está longe de ganhar um bom salário, mas faz o que pode para devolver um pouco de dignidade aos moradores da Cracolândia, em São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O morador de Embu das Artes pega três ônibus e percorre mais de 30 km para chegar ao terminal Princesa Isabel e fazer as doações de pão e água para os dependentes químicos. Antes da Prefeitura e do governo do estado determinar a demolição de casas e prédios na região, a doação era feita duas vezes por semana.

“Eu vinha toda quinta e todo sábado, mas depois que a polícia invadiu aqui dentro do recinto deles, estou vindo todo dia”, disse José, em entrevista para o G1.

Os pães são doados por padarias e a água José consegue em lojas da região. Ele faz as distribuições em uma tenda do programa Braços Abertos – criado na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad, para acolher usuários de drogas – e na Praça Princesa Isabel.

A leva de pães acaba em questão de minutos. Os galões de água são recarregados várias vezes. “Já chegou dia que eu cheguei a distribuir mais de 200 litros de água para essas vidas que estão perecendo”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O galão no ombro faz José lembrar da sua infância em Chapada do Norte-MG, quando tinha que ir buscar água com um balde na cabeça. “A minha infância que eu passei não foi boa, passei sem pai sem mãe, eu sei o que é o sofrimento da vida. Eu tenho muito dó daqueles que eu vejo sofrendo diante de mim também”.

José Carlos trabalha à noite na região de Moema. Ele dorme durante o dia e, à tarde, sai para fazer as entregas de pão e água. “Quanto mais eu faço o bem, mais vontade de fazer eu tenho. Isso que me dá força, isso que me dá ânimo para eu lutar pelas vidas. Essa batalha nós só vamos vencer no amor. Não é ignorância, não é violência, não resolve nada”.

Foto: Paula Paiva Paulo/G1

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,272,726SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professora paraplégica dá aulas em pé com cadeira especial e supera limite

Rosileia da Costa Borges, ou somente Léia como gosta de ser chamada, era professora e sempre foi cuidadosa ao dirigir. Quando certo dia, aos...

Detentos diminuem pena estudando e trabalhando fora do presídio

O objetivo é que o preso não deixe de estudar enquanto ele cumpre sua pena, mesmo se estiver trabalhando. Detentos matriculados na escola da penitenciária abandonavam os estudos depois que conseguiam o benefício do trabalho externo.

Homem compra bandolim, encontra mais de R$ 3 mil e entrega ‘herança’ à filha do ex-dono

Você quer se impressionar com uma história? Então acompanhe essa até o fim porque é surpreendente. Um engenheiro, presidente de uma grande empresa de São...

Gusttavo Lima arrecada R$ 500 mil em doações em live histórica de 5 horas no YouTube

No último sábado (28), o cantor sertanejo Gusttavo Lima, 30 anos, organizou uma mega live na área de lazer de sua casa, em Bela...

Pai solteiro que cresceu em abrigo adota 5 irmãos para evitar que fiquem separados, como ele foi na infância

O americano Robert Carter, de 29 anos, foi adotado quando tinha 12 anos e passou um período longe de seus irmãos, por isto, quando...

Instagram

Gari distribui pão e água para moradores da Cracolândia em São Paulo 3