No final do ano passado contamos a história da gari Francisca Barbosa da Silva, responsável pela sobrevivência de mais de 400 famílias em uma ocupação vizinha a um lixão em Aparecida de Goiânia, Goiás.
Conhecemos toda a batalha de Francisca para as famílias viverem com o mínimo de dignidade. Ela e o marido, Iuri Ferreira da Silva, que também é gari, criaram uma associação de moradores.
Leia também: Gari de Santa Catarina faz desenhos na areia para conquistar sorrisos
É no espaço da associação que Francisca organiza a distribuição de alimentos, itens de higiene pessoal e roupas, frutos de doações, para as famílias. Ali, também é oferecido reforço escolar para as crianças e aulas de alfabetização para os adultos, além de cursos de corte e costura para as mulheres. Francisca ainda lidera um projeto que constrói casas para as famílias, pois a maioria delas vive em barracos de lona e madeira.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Após a matéria do Razões para Acreditar, Francisca contou que várias pessoas encontraram em contato para ajudar as famílias da ocupação. Para sua surpresa, do outro lado da linha também estavam filhas não via há mais de 10 anos e irmãs que não via há 18 anos.
“A reportagem que vocês fizeram me ajudou de todas as formas. Ela me ajudou a encontrar minhas filhas e minhas irmãs. A gente perdeu contato depois que nossa mãe faleceu de câncer. A última vez que a gente se viu foi antes e durante o velório, em 2001. Depois, a gente não se viu mais, não tinha notícia. Eu já tinha procurado, mas não tinha encontrado elas”, contou Francisca, em conversa com o Razões para Acreditar.
Francisca ainda não encontrou as filhas e as irmãs pessoalmente, mas não deve demorar muito para isso acontecer. “A gente não chegou a se ver ainda, cara a cara. Não tivemos o prazer de se ver ainda, mas eu acredito que não vai demorar. Um dia a gente vai se encontrar”, acredita Francisca.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Filho de gari se forma na faculdade e dedica conquista à mãe
Estamos na torcida para que esse dia chegue logo, Francisca! Não tinha forma melhor de começar o ano sabendo desse reencontro. Você é merecedora de todas as coisas boas que estão acontecendo na sua vida. Afinal, ajudando tantas famílias, uma hora você seria recompensada.
Você nos inspira com sua garra para ajudar quem precisa tanto quanto você. Ficamos extremamente felizes em ter contribuído de alguma forma para o reencontro de você com suas filhas e irmãs. Não deve ter sido fácil passar todos esses anos separadas, sem qualquer tipo de contato, não é mesmo?! Aproveite, muito! ?
Compartilhe o post com seus amigos!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito das fotos de capa: Reprodução/Renata Lessa