Garis turcos recuperam livros do lixo e montam uma biblioteca popular

Não é de hoje que conhecemos ótimas histórias de pessoas que encontram livros no lixo. Só que na cidade de Ancara, Turquia, esses exemplares descartados ganharam uma biblioteca inteira só para eles! E o local é incrível!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

biblioteca é criada com livros encontrados no lixo

Livros foram encontrados por garis

Os livros encontrados pelos coletores de Ancara sempre eram compartilhados entre eles. Só que quando o volume foi crescendo, os funcionários entenderam que precisavam aproveitar esses achados de uma outra forma. Foi quando a ideia da biblioteca veio.

Primeiro foi preciso pensar em um lugar para mantê-los. A prefeitura cedeu uma antiga fábrica de tijolos que estava abandonada para ser a sede da biblioteca. O local foi todo reformado entregue ao grupo de garis para organização dos exemplares.

biblioteca é criada com livros encontrados no lixo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Prédio foi construído em 1945. A biblioteca começou com apenas 200 exemplares e era de uso apenas dos garis e seus familiares. Só que veio o interesse de outros moradores, até que a administração entendeu que era importante abrir o espaço para visitação. E isso aconteceu em 2017.

Hoje, a biblioteca conta com um lounge, salas de leitura, tabuleiros de xadrez e até um café. Como o fluxo de visitantes aumentou muito nos últimos anos, a prefeitura de Ancara contratou um administrador para gerenciar o local.

biblioteca é criada com livros encontrados no lixo

O acervo também é bastante variado. Além de livros convencionais, há duas alas especiais: uma só com obras infantis e outra com histórias em quadrinhos.

Ao todo, a biblioteca pública de Ancara já conta com 6 mil exemplares. A coleção cresceu tanto que os garis estão enviando lotes de livros para escolas do município e cidades vizinhas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja algumas fotos do espaço:

biblioteca é criada com livros encontrados no lixo

biblioteca é criada com livros encontrados no lixo

biblioteca é criada com livros encontrados no lixo biblioteca é criada com livros encontrados no lixo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Conexão Planeta

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,769,066SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Piauí vai reduzir gastos com eletricidade a partir da criação de miniusinas solares

Notícia boa para o Brasil e para o meio ambiente! Com o objetivo de transformar o Piauí em estado modelo em relação à produção...

Dois anos após sobreviver a explosão, casal reafirma amor um pelo outro com ensaio de fotos

Três semanas após se casarem, em junho de 2019, Kevin e Medley Zeigler estavam em casa quando um vazamento no sistema de gás gerou...

Casal recolhe mais de 200 quilos de lixo às margens de rio do Acre

Poderia ser um dia de praia normal para Sharon Haerdrich, 19 anos, e Thiago Kleber, 25 anos, mas o passeio se transformou em uma...

[VÍDEO] Garoto ajuda vendedor de pães idoso com problemas na bicicleta e comove a web

Um menino foi filmado ajudando um senhor que vendia pães em uma bicicleta pelas ruas de Nayarit, no México. Nenhum dos dois foi identificado,...

Sua filha se assumiu travesti e a reação dessa mãe foi perfeita!

Ao apoiar e entender que sua filha é travesti, a Cássia descobriu um grupo onde mães e pais se mobilizam para lutar pelos direitos LGBT: o Mães pela Diversidade.

Instagram