Ela tem apenas 8 anos, mas ganhou um prêmio de inovação pela invenção de um aquecedor solar feito a partir de materiais reciclados e outro como reconhecimento por sua dedicação à ciência, que faz parte de metade de sua vida.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Desde que tinha quatro anos, a mexicana Xóchitl Guadalupe Cruz López se interessa por aprender e criar coisas novas. Quando pequena, desenvolveu um aquecedor solar para água feito com painéis de vidro, garrafas PET, mangueiras e troncos de madeira – geringonça que ela instalou no telhado de casa com uma ajudinha do pai.
Ajude a educar jovens periféricos para o mercado de trabalho
Ao tomar conhecimento de sua invenção, a UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) entregou à pequena o Reconhecimento ICN à Mulher, criado pelo Instituto de Ciência Nuclear para homenagear mulheres que colaboram com os avanços científicos mexicanos.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Aquecedor pensado para os menos favorecidos
Na cerimônia de entrega do prêmio, Xóchitl, a primeira criança a recebê-lo, comentou que “sua inspiração foi ajudar os moradores da região que não têm condições financeiras para comprar aquecedores comuns e precisam usar água gelada em casa, ou apelam para o uso de lenha, cortando árvores e contribuindo com o aquecimento global”.
Leia também: Estudante desenvolve purificador de água da chuva via energia solar
Segundo o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México, 36% de todos os pesquisadores científicos registrados no país são mulheres, sendo que o número total cresceu 65% desde 2012.
A UNESCO afirma que 45% das pessoas que realizam pesquisas científicas na América Latina e Caribe são mulheres, fração maior que na Europa (34%) e bem superior à da Ásia (19%).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Treinadas como engenheiras solares, mulheres de Zanzibar levam luz para aldeias remotas
Xóchitl e sua capacidade ímpar de invenção é uma prova viva do quanto vale a pena investir na educação e instigar as garotas a se dedicarem à ciência, demonstrando o potencial das mulheres na busca por inovações que visam melhorar a qualidade de vida da população e torná-la mais dinâmica.
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: Hypeness/Fotos: Reprodução/UNAM
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.