Em tempos de crises e desastres ambientais, essa notícia nos traz esperança. Uma garota de apenas 13 anos de idade conseguiu mobilizar vários moradores na cidade de Suzano (SP) para reflorestar e limpar uma área mata nativa com nascente de rio e vegetação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O desafio de solucionar um problema ambiental no bairro surgiu na escola de Julia Ziviani. Depois de observar que a área estava sendo devastada, ela foi além de realizar um projeto escolar e conseguiu mobilizar vários moradores para desenvolver uma grande ação.
“Ela observava naquele local lagartos, tucanos, corujas, sapos, preá, entre outros animais, além da vegetação. Ocorre que com o passar do tempo, este local foi sendo devastado. No lugar de toda essa riqueza natural, foi surgindo lixo, entulho, queimadas, árvores derrubadas e risco para a saúde das pessoas. E foi justamente aí que a Julia decidiu agir”, contou a mãe de Julia, Wanda Alcântara.
Leia Mais
Mobilização para reflorestar a área de mata nativa
Julia procurou o prefeito da cidade, Rodrigo Aischiushi, e entregou pessoalmente uma carta pedindo autorização para fazer um mutirão com os moradores para limpar a área e plantar árvores nativas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A garota saiu de casa em casa, junto com amigos da escola e sob a supervisão da professora que propôs o desafio, conversando e convencendo as pessoas a participarem do mutirão. O resultado de todo esse esforço foi a retirada de três caçambas de lixo no local. Os voluntários plantaram 33 mudas de árvores floríferas e frutíferas e Julia ainda distribuiu flores entre os participantes.
Leia mais: Piloto de paramotor espalha sementes durante voos para reflorestar região paulista
“Eu decidi fazer isso porque eu queria muito ajudar a natureza e ajudar as pessoas. Eu me senti muito grata porque eu não sabia que eu tinha esse poder e eu me senti feliz porque não fui apenas eu, eu consegui a ajuda de todo mundo que teve a vontade de mudar um pedaço que era próprio deles”, disse Julia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para quem não podia participar, Julia apresentou outra proposta: coletou dessas pessoas materiais de higiene pessoal para serem entregues a catadores de material reciclável.
“Eu vejo duas opções que a humanidade tem: destruir e preservar. Eu não costumo olhar para as pessoas que tentam destruir e querem o mal. Eu quero olhar para mim mesma e ver o que eu posso fazer e o que eu quero. No caso o que eu quero é preservar, então eu faço o possível para ajudar a natureza com isso”, finalizou.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Boa, Julinha, disse tudo! 🌳🌱
Veja como estava a área e como ficou:
ANTES
DEPOIS:
Educação, esporte e arte são fundamentais para a inclusão social de grupos vulneráveis, concorda? Conheça então três projetos que defendem essas causas, escolha a sua favorita, apoie e concorra a um super prêmio de R$ 1 milhão da promoção “Ganhou, Causou”, da Nestlé. Clique aqui e saiba como participar!
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.