Garoto de 12 anos inventa “super barco” capaz de sugar plástico dos oceanos

Com apenas 12 anos de idade, Haaziq Kazi já tem consciência que com nossas atitudes, podemos ajudar a preservar o planeta. Aluno do sétimo ano do ensino fundamental, ele projetou um barco batizado de Ervis, cuja tecnologia é capaz de retirar em massa toneladas de plástico descartado dos oceanos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O garoto vive em Pune, na Índia e desenvolveu o protótipo de um “super barco” projetado com um sistema de discos, filtros e bombas hidráulicas com capacidade para sugar milhares de objetos sólidos de uma vez.

O conceito de um “barco sugador de lixo” surgiu na mente de Haazi quando ele tinha apenas 9 anos de idade. “Eu vi alguns documentários e percebi o impacto que os resíduos têm na vida marinha. Eu senti que tinha que fazer alguma coisa. Assim nasceu a ERVIS,” explica.

Em uma palestra da TEDx, o inventor explica que o barco antipoluição produz força centrípeta suficiente para sugar os resíduos em alto-mar, que então são separados graças a um sensor que distingue o que é água, o que é vida marinha e o que é plástico, devolvendo o que não é artificial para o oceano.

Garoto de 12 anos inventa "super barco" capaz de sugar plástico dos oceanos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O jovem indiano apresentou sua ideia em diversas feiras e seminários de ciência mundo afora, como o TEDx, onde chamou atenção de pesquisadores, cientistas e entidades internacionais.

Algo que diferencia o Ervis dos demais protótipos já disponíveis para uso (e ainda não implementados) está no fato de que o super barco é capaz de separar o plástico de acordo com suas dimensões.

Leia tambémGaroto de 15 anos inventa sensor que ajuda pessoas com Alzheimer

O primeiro produzido terá 40 metros de comprimento, 12 metros de largura e 25 de altura, pesando cerca de 600 toneladas. Esse sistema poderá ser replicado em outros barcos ou plataformas.

Até agora, o Ervis ainda está em fase de esboços, mas a iniciativa tem atraído o interesse e a apreciação de muitos e é possível que em breve se torne realidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Garoto de 12 anos inventa "super barco" capaz de sugar plástico dos oceanos

Haaziq tem percorrido o mundo visitando escolas e conscientizado crianças e jovens sobre a importância de ações de combate e redução da poluição plástica, além do seu correto descarte e encaminhamento de detritos para reciclagem. Nada mal para um garoto de 12 anos, né?

Leia tambémApós perder emprego de anos, homem se reinventa e transforma troncos de árvores em semijoias

Compartilhe o post com seus amigos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: GreenMe

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,839,477SeguidoresSeguir
24,826SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Asse os próprios pratos (também os coma literalmente!) e nunca mais lave louça

É a parte da noite todos odeiam, enfrentar a montanha de lavar que acumulou ao longo do dia. Mas parece que os dias de limpeza...

Cão visita garotinho em coma todos os dias, mas é chamado de “perigoso” por autoridades

Um garoto de 10 anos, Dylan Gerzmehle, que está em estado vegetativo desde que nasceu, e vive em um hospital em Berlim, tem há 6 anos...

Fazendeiro canadense doa toneladas de legumes orgânicos toda semana

Quando Michael Brodie avistou pela primeira vez um homem com cabelos desgrenhados e barba por fazer 'doando' legumes orgânicos no Canal de Lachine, em Montreal,...

Startup brasileira cria mesa de games interativos que auxiliam crianças com dificuldades motoras ou físicas

A gameficação está deixando a aprendizagem mais divertida. Exemplo disso é a PlayTable, uma mesa de games interativos que auxiliam crianças com dificuldades motoras...

Mulher trans cuida de irmão deficiente como se fosse um filho: “Ele me chama de irmãe”

É tão bonito de ver uma relação de união entre dois irmãos, né? Mas a história que temos pra contar hoje vai muito além...

Instagram

Garoto de 12 anos inventa "super barco" capaz de sugar plástico dos oceanos 1