Garoto cria sistema de energia para iluminar barracos após irmã morrer em incêndio causado por vela

0
3193
Garoto cria sistema de energia elétrica após irmã morrer em incêndio causado por vela

Um garoto de apenas 13 anos, conhecido como o “Gênio da Lâmpada” no assentamento Jatobá, em Sidrolândia (MS), criou um sistema com placas de rádio e bateria de celular que gera energia elétrica para oito barracos da comunidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Rogério Gonçalves vive em um dos 185 barracos do assentamento, que fica a cerca de 70 km de Campo Grande. De acordo com os moradores do Jatobá, o jovem é o “resolvedor de problemas” do local.

A ideia de gerar luz para a família e sair da escuridão surgiu após a irmã mais velha de Rogério (que ele não chegou a conhecer) morrer queimada aos dois anos em um incêndio causado por uma vela no barraco onde a família vivia, em Nioaque (MS).

“Essa tragédia na minha família me impulsionou a criar esse sistema de energia, não só pela minha irmã que morreu, mas também para a segurança de outros barracos. Eu disse para minha mãe que iria fazer uma luz para a gente e consegui cumprir o que prometi”, relembra.

Garoto cria sistema de energia elétrica após irmã morrer em incêndio causado por vela

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O jovem, desde pequeno muito curioso, conta que começou a mexer com eletricidade quando tinha 5 anos. A partir dos raios de aros de bicicletas, ele criou chaves que usava para desmontar e montar tudo que encontrava pela frente.

“Peguei um celular e uma vez o desmontei várias vezes para saber se realmente saberia montá-lo. Para a minha surpresa, depois de deixar como estava, vi que funcionava perfeitamente e aí fui progredindo em outras coisas.”

Leia também: Placa solar artesanal de R$ 30 leva luz à casa sem energia no Ceará

Rogério, que atualmente está no sétimo ano do fundamental, conta que depois desse teste, conseguiu melhorar suas criações e adaptações para ajudar não apenas a família, mas a vizinhança do Jatobá.

Sistema de energia à prova de incêndios

Os barracos são iluminados com a ajuda de um sistema mantido por uma placa fotovoltaica, um emissor de energia (diodo), uma bateria de celular e uma lâmpada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Rogério explica que o diodo impede a carga de voltar para a placa, e assim não a esquenta, evitando incêndios.

Garoto cria sistema de energia elétrica após irmã morrer em incêndio causado por vela

Valdirene Gonçalves, de 41 anos, mãe de Rogério, diz que mudou de cidade há um ano na esperança de uma vida melhor para o filho.

No barraco, moram ela, o companheiro e outros dois filhos – e não falta espaço para Rogério usar a criatividade para colocar suas ideias em prática. “Nós sempre tivemos energia em casa, mas aqui no assentamento não. Foi aí que ele começou a juntar umas placas e umas lâmpadas que ele achava na rua e quando vi, tínhamos luz em casa.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Garoto cria sistema de energia elétrica após irmã morrer em incêndio causado por vela

“Ele criou tudo isso aqui. Um curso para ajudar a desenvolver essa parte que ele gosta, o ajudaria muito a crescer como profissional”, explicou.

Leia também: Primeiro carro elétrico movido a energia solar pode percorrer 675 km com uma carga

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: G1/Fotos: Site Região News/Diego Pavei

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.