Indiano cria garrafa de água feita de bambu que pode ser reutilizada indefinidamente

Talvez um dos grandes desafios do século XXI seja observar e sentir o impacto da mudança climática e do aquecimento global e não saber exatamente por onde começar a consertar as coisas, mesmo que individualmente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Felizmente, sabemos que boa parte da humanidade tem se mobilizado para virar esse jogo. Governos e empresas têm atuado para restringir a produção e o consumo desenfreado de plástico; além disso, universidades e centros de pesquisa, muitas vezes aliadas a startups, têm desenvolvido inovadores produtos sustentáveis e ecológicos que podem substituir os produtos plásticos sem a perda de praticidade e eficiência.

Nos últimos anos, o bambu, naturalmente considerado um material versátil e resistente, vem sendo bastante utilizado como uma alternativa sustentável aos produtos industriais do dia a dia.

No estado de Assam, na Índia, o jovem Dhritiman Bora coleta bambus pela selva e os transforma em vasos de plantio de mudas. Os vasos podem ser reutilizados ou facilmente transformados em outros tipos de produtos num segundo momento.

Indiano cria garrafas água ecológicas prova vazamentos feitas bambu

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dhritiman também desenvolveu uma técnica artesanal de produção de garrafas de bambu, substitutas perfeitas das suas versões plásticas. Elas são à prova de vazamentos e podem ser reutilizadas indefinidamente.

Leia também: Até 2024, a Adidas só utilizará plástico reciclado em seus produtos

“Quando contida na garrafa, a água permanece fresca e limpa, e pode ser levada para qualquer lugar. As garrafas plásticas são muito ruins para a saúde e no verão não podem ser usadas, porque ficam quentes”, disse o jovem ao portal North East Today.

Indiano cria garrafas água ecológicas prova vazamentos feitas bambu

Um dos principais desafios que Dhritiman Bora enfrenta é a falta de conscientização do povo indiano, que é resistente às alternativas de substituição do plástico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Indiano cria garrafas água ecológicas prova vazamentos feitas bambu Indiano cria garrafas água ecológicas prova vazamentos feitas bambu

 

Leia também: Crianças de comunidade carente de Curitiba são surpreendidas com lanche e agasalho na volta às aulas

“Estamos fazendo um trabalho de conscientização para mudar isso… pessoa por pessoa. Mas não é uma tarefa fácil. Acho que demandaria anos. Mas sigo perseverante”, diz. “Ao mesmo tempo, vamos tornar o acesso às garrafas de bambu mais simples e fácil para que mais pessoas possam comprar.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Indiano cria garrafas água ecológicas prova vazamentos feitas bambu

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Talescart/Fotos: Reprodução/Twitter

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,860,568SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pessoas se mobilizam para fazer festa de aniversário de menina moradora de rua em Salvador

O sonho da pequena Ana Luiza de Souza era ter uma festa de aniversário, com muitos convidados. Um desejo aparentemente fácil de realizar, a não...

Andador virtual e bengala com laser melhoram a vida de pacientes com Parkinson

Novas tecnologias estão melhorando a qualidade de vida de pacientes portadores de doenças graves, como o Parkinson, que provoca tremores e dificulta a coordenação. É...

Jornalista espalha letras de Roberto Carlos pelas ruas de São Paulo

Quem circula pelas regiões central e oeste de São Paulo, já deve ter reparado em algumas lixeiras pixadas com letras de música. Os trechos...

Estudante com paralisia cerebral revela talento na escrita: tudo começou com um celular

Professores e alunos da EMEF Franscisco Meirelles, de São Paulo, se mobilizaram para comprar um tablet para o estudante Marcos Gabriel Rocha, 18 anos. Essa...

Garis encontram bolsa com mais de mil reais e devolvem dinheiro de aposentada

Enquanto limpavam as ruas do município de Santa Luz, no interior da Bahia, duas garis encontraram uma bolsa com R$ 1.070 em dinheiro vivo...

Instagram