Indiano cria garrafa de água feita de bambu que pode ser reutilizada indefinidamente

Talvez um dos grandes desafios do século XXI seja observar e sentir o impacto da mudança climática e do aquecimento global e não saber exatamente por onde começar a consertar as coisas, mesmo que individualmente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Felizmente, sabemos que boa parte da humanidade tem se mobilizado para virar esse jogo. Governos e empresas têm atuado para restringir a produção e o consumo desenfreado de plástico; além disso, universidades e centros de pesquisa, muitas vezes aliadas a startups, têm desenvolvido inovadores produtos sustentáveis e ecológicos que podem substituir os produtos plásticos sem a perda de praticidade e eficiência.
Nos últimos anos, o bambu, naturalmente considerado um material versátil e resistente, vem sendo bastante utilizado como uma alternativa sustentável aos produtos industriais do dia a dia.
No estado de Assam, na Índia, o jovem Dhritiman Bora coleta bambus pela selva e os transforma em vasos de plantio de mudas. Os vasos podem ser reutilizados ou facilmente transformados em outros tipos de produtos num segundo momento.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Dhritiman também desenvolveu uma técnica artesanal de produção de garrafas de bambu, substitutas perfeitas das suas versões plásticas. Elas são à prova de vazamentos e podem ser reutilizadas indefinidamente.
Leia também: Até 2024, a Adidas só utilizará plástico reciclado em seus produtos
“Quando contida na garrafa, a água permanece fresca e limpa, e pode ser levada para qualquer lugar. As garrafas plásticas são muito ruins para a saúde e no verão não podem ser usadas, porque ficam quentes”, disse o jovem ao portal North East Today.
Um dos principais desafios que Dhritiman Bora enfrenta é a falta de conscientização do povo indiano, que é resistente às alternativas de substituição do plástico.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Crianças de comunidade carente de Curitiba são surpreendidas com lanche e agasalho na volta às aulas
“Estamos fazendo um trabalho de conscientização para mudar isso… pessoa por pessoa. Mas não é uma tarefa fácil. Acho que demandaria anos. Mas sigo perseverante”, diz. “Ao mesmo tempo, vamos tornar o acesso às garrafas de bambu mais simples e fácil para que mais pessoas possam comprar.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fonte: Talescart/Fotos: Reprodução/Twitter
Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.