A prefeitura de Los Angeles, capital da Califórnia e segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos, com 4 milhões de habitantes, lançou uma nobre iniciativa com a intenção de aproveitar os resíduos plásticos reciclados para fabricar asfalto usado na pavimentação de ruas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para isso, fragmenta-se todo o plástico reciclado em pedaços minúsculos, que são fundidos e transformados em óleo. Tal composto substitui o betume.
Em seguida, o óleo é misturado com resíduos de asfalto triturado e utilizado na pavimentação de ruas, autoestradas e avenidas. A grande vantagem desse processo é a redução do impacto ambiental, pois milhares de garrafas PET são reaproveitadas. Além disso, a técnica permite reciclar o asfalto já danificado.
Leia Mais
Plástico reciclado na pavimentação de ruas
A prefeitura de Los Angeles pretende estabelecer dezenas de pontos de coleta em toda a cidade para arrecadar o volume necessário – algumas toneladas para o asfaltamento de uma única rua – de plástico a ser transformado em óleo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Microempreendedor produz vasos artesanais e tijolos com isopor reciclado em MG
A técnica de fragmentação foi desenvolvida pela Technisoil, empresa norte-americana que até o final deste ano irá testar sua tecnologia em uma rua no centro de Los Angeles. Caso tudo ocorra bem, o asfalto plástico será introduzido no programa de pavimentação de estradas da capital californiana.
Estima-se que a aplicação do asfalto plástico reduza os custos de material com pavimentação em até 25%.
De acordo com a Technisoil, testes realizados em laboratório demonstraram que o produto chega a ser 8 a 13 vezes mais forte que o asfalto convencional. Sendo mais resistente e durável, o Departamento de Serviços de Rua de Los Angeles afirma que seu uso “pode reduzir significativamente os custos de manutenção”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Eis aí uma alternativa muito mais viável economicamente do que o asfalto tradicional!
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
- Envie sua história aqui.
Fonte: Ciclo Vivo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.