Geladeira comunitária alia o combate ao desperdício com caridade

A ideia nasceu no último Natal, época com abundância de comida e que as pessoas estão mais propícias a ajudar o próximo.  Pensando nisso, a instituição de caridade Corvia instalou uma geladeira no meio da calçada em um dos bairros mais populares de Bruxelas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alimentada por energia solar, a geladeira que foi doada por um comércio local funciona de forma simples: qualquer um pode deixar alimentos ou se servir, basta ir até lá e abrir a porta.

É fato que muitos alimentos são desperdiçados diariamente e com essa ideia, em vez de deixar algo estragar, você doa para a geladeira comunitária e assim alimenta alguém com necessidade. Ou seja, a ação alia o combate ao desperdício à caridade.

“Um dia, depois do Natal, tinha um frango maravilhoso, com arroz e tudo. Nunca comi tão bem”, lembra com um sorriso Ludovic Galler, 23 anos, morador de rua, que vai ao local ao menos uma vez por semana.

Os principais colaboradores são padarias e restaurantes da região, que preferem doar a mercadoria não vendida no dia a jogar no lixo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles esperam que não só mais mercadinhos locais se envolvam, mas também a vizinhança, compartilhando os restos de refeições por exemplo.

Além disso, a geladeira é uma alternativa às refeições oferecidas por outros projetos do governo, que tem custo ainda assim, mesmo que baixo, cerca de 3 euros ou 10 reais. Essas refeições também costumam ter horário certo, em quanto que na geladeira é possível se alimentar sem custo em qualquer horário. Assista:


CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,829,971SeguidoresSeguir
24,609SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Brasileiro conhece a Tailândia a partir da indicação de lugares pela população local

Que tal conhecer um país sem guias turísticos ou pacotes de viagem? Foi isso que o Linus Oura fez quando viajou para a Tailândia: "Levei...

Pessoas estão transformando TVs vintage em incríveis casinhas de gato e nós estamos apaixonados

A verdade é que, antes de termos animais em casa, julgamos os exageros de quem têm, mas depois que eles entram em nossas vidas,...

Estudante da USP acalma passageira de ônibus com gesto simples e silencioso

O relato de gratidão de uma mulher que foi consolada de maneira simples e singela por uma jovem estudante cativou as redes sociais recentemente.

Gatinha leva filhote doente até emergência de hospital em busca de ajuda

Fotos de uma gatinha levando seu filhote para a sala de emergência de um hospital em Istambul, na Turquia, viralizaram nas redes sociais devido...

Morador de rua improvisa caminha para cachorro e foto viraliza na web

Uma cena comovente está circulando pelas redes sociais. Um morador de rua montou uma cama improvisada na calçada de Copacabana, no Rio de Janeiro.  Ao lado, colocou o cãozinho...

Instagram

Geladeira comunitária alia o combate ao desperdício com caridade 4