Geladeira comunitária alia o combate ao desperdício com caridade

A ideia nasceu no último Natal, época com abundância de comida e que as pessoas estão mais propícias a ajudar o próximo.  Pensando nisso, a instituição de caridade Corvia instalou uma geladeira no meio da calçada em um dos bairros mais populares de Bruxelas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alimentada por energia solar, a geladeira que foi doada por um comércio local funciona de forma simples: qualquer um pode deixar alimentos ou se servir, basta ir até lá e abrir a porta.

É fato que muitos alimentos são desperdiçados diariamente e com essa ideia, em vez de deixar algo estragar, você doa para a geladeira comunitária e assim alimenta alguém com necessidade. Ou seja, a ação alia o combate ao desperdício à caridade.

“Um dia, depois do Natal, tinha um frango maravilhoso, com arroz e tudo. Nunca comi tão bem”, lembra com um sorriso Ludovic Galler, 23 anos, morador de rua, que vai ao local ao menos uma vez por semana.

Os principais colaboradores são padarias e restaurantes da região, que preferem doar a mercadoria não vendida no dia a jogar no lixo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles esperam que não só mais mercadinhos locais se envolvam, mas também a vizinhança, compartilhando os restos de refeições por exemplo.

Além disso, a geladeira é uma alternativa às refeições oferecidas por outros projetos do governo, que tem custo ainda assim, mesmo que baixo, cerca de 3 euros ou 10 reais. Essas refeições também costumam ter horário certo, em quanto que na geladeira é possível se alimentar sem custo em qualquer horário. Assista:


Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,092,098SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Estudantes cearenses vencem prêmio nacional de tecnologia​ com robô que ajuda agricultores

O prêmio "Respostas para o Amanhã", promovido pela Samsung, teve o primeiro e o segundo lugar ocupados por dois grupos de estudantes lá do...

Recadinho de garçonete para bombeiros vira a história mais linda do dia

Depois de 12 horas trabalhando para apagar um incêndio, Tim Young e Paul Hullings, de Nova Jersey (EUA), pararam em uma lachonete para tomer café...

A reação do elenco do filme da Turma da Mônica em um teste “fake” define a palavra gratidão

Eles só souberam que interpretariam os personagens em um teste de elenco “fake”.

Ele pediu a namorada em casamento durante um ano sem ela perceber

O apaixonado Ray Smith, de 38 anos, teve uma ideia linda para pedir Claire Bramley, sua então namorada em casamento. Depois de descobrir que ela estava...

Fotógrafa monta caminha no jardim de casa para esquilo se aconchegar; veja fotos

Apaixonada por fotografia, a fotógrafa Sharon Cutler se tornou uma especialista em capturar imagens sensacionais da vida selvagem. Infelizmente, devido à pandemia de Covid-19, ela...

Instagram

Geladeira comunitária alia o combate ao desperdício com caridade 3