Geladeira comunitária alia o combate ao desperdício com caridade

A ideia nasceu no último Natal, época com abundância de comida e que as pessoas estão mais propícias a ajudar o próximo.  Pensando nisso, a instituição de caridade Corvia instalou uma geladeira no meio da calçada em um dos bairros mais populares de Bruxelas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alimentada por energia solar, a geladeira que foi doada por um comércio local funciona de forma simples: qualquer um pode deixar alimentos ou se servir, basta ir até lá e abrir a porta.

É fato que muitos alimentos são desperdiçados diariamente e com essa ideia, em vez de deixar algo estragar, você doa para a geladeira comunitária e assim alimenta alguém com necessidade. Ou seja, a ação alia o combate ao desperdício à caridade.

“Um dia, depois do Natal, tinha um frango maravilhoso, com arroz e tudo. Nunca comi tão bem”, lembra com um sorriso Ludovic Galler, 23 anos, morador de rua, que vai ao local ao menos uma vez por semana.

Os principais colaboradores são padarias e restaurantes da região, que preferem doar a mercadoria não vendida no dia a jogar no lixo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles esperam que não só mais mercadinhos locais se envolvam, mas também a vizinhança, compartilhando os restos de refeições por exemplo.

Além disso, a geladeira é uma alternativa às refeições oferecidas por outros projetos do governo, que tem custo ainda assim, mesmo que baixo, cerca de 3 euros ou 10 reais. Essas refeições também costumam ter horário certo, em quanto que na geladeira é possível se alimentar sem custo em qualquer horário. Assista:


Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menina de 9 anos cria bolsas com kit de higiene pessoal e doa a moradores de rua

Com apenas 9 anos, Khloe Thompson desenvolveu um kit de higiene pessoal para moradores de rua. “Eu acredito que o amor é uma benção,...

Menino de 6 anos anda pela 1ª vez e a alegria dele é tudo o que você precisa ver hoje

Graças à fisioterapia, ele não depende mais da cadeira de rodas para desbravar o mundo.

Menina de 7 anos chora ao ganhar bolo de aniversário no Amapá

Você lembra do bolo de aniversário que você esperava ansiosamente todo ano? Pois é, infelizmente muitas pessoas nunca tiveram um, e uma foto que...

Juiz quita multas de trânsito de réu e diz: “Aqui começa a sua segunda chance!”

Um post na rede social LinkedIn viralizou ao contar a história de um ex-detento que foi solto por um juiz, que julgou que ele...

Universidade em RS dá bom exemplo e faz sua primeira colação de grau totalmente inclusiva

A realização da colação de grau é obrigatória para todos os estudantes que se formam na universidade e vão pegar o seu diploma. Mas...

Instagram

Geladeira comunitária alia o combate ao desperdício com caridade 4