Geladeira comunitária alia o combate ao desperdício com caridade

A ideia nasceu no último Natal, época com abundância de comida e que as pessoas estão mais propícias a ajudar o próximo.  Pensando nisso, a instituição de caridade Corvia instalou uma geladeira no meio da calçada em um dos bairros mais populares de Bruxelas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Alimentada por energia solar, a geladeira que foi doada por um comércio local funciona de forma simples: qualquer um pode deixar alimentos ou se servir, basta ir até lá e abrir a porta.

É fato que muitos alimentos são desperdiçados diariamente e com essa ideia, em vez de deixar algo estragar, você doa para a geladeira comunitária e assim alimenta alguém com necessidade. Ou seja, a ação alia o combate ao desperdício à caridade.

“Um dia, depois do Natal, tinha um frango maravilhoso, com arroz e tudo. Nunca comi tão bem”, lembra com um sorriso Ludovic Galler, 23 anos, morador de rua, que vai ao local ao menos uma vez por semana.

Os principais colaboradores são padarias e restaurantes da região, que preferem doar a mercadoria não vendida no dia a jogar no lixo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles esperam que não só mais mercadinhos locais se envolvam, mas também a vizinhança, compartilhando os restos de refeições por exemplo.

Além disso, a geladeira é uma alternativa às refeições oferecidas por outros projetos do governo, que tem custo ainda assim, mesmo que baixo, cerca de 3 euros ou 10 reais. Essas refeições também costumam ter horário certo, em quanto que na geladeira é possível se alimentar sem custo em qualquer horário. Assista:


Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Geladeira comunitária alia o combate ao desperdício com caridade 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,145,534SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professora percorre 70 km para dar aula em libras à aluno que não tem internet (ES)

A cidade de Linhares (ES) tem uma moradora que é um exemplo para todos nós. Joyce Barcelos Barbosa percorre 70 quilômetros toda semana para...

Ele presenteia namorado daltônico para que ele possa enxergar as cores pela primeira vez

Ethan é um jovem que tem daltonismo, ou seja, ele não enxerga as cores normalmente. Porém, uma nova tecnologia (que já falamos uma vez aqui,...

Vídeo de homem tirando a camisa para dar a morador de rua tremendo de frio vai aquecer seu dia

Diz se tem algo que renova mais a sua fé do que ver alguém fazendo uma gentileza com quem mais precisa? No metrô em Nova York, um...

Carta de filha que ensina mãe a viajar de avião viraliza na web

“Mãe, quando o avião estiver pousando, a senhora sentirá uma sensação de estar dentro de um carro em alta velocidade (...) termina bem rápido”, diz um trecho cartinha.

Nesse grupo de teatro de comédia você só paga o quanto ri

O clube de comédia Teatreneu em Barcelona inventou uma forma inovadora de cobrar seus clientes. Eles chamaram de “Pay-Per-Laugh”, ou “Pague Por Risada”. O...

Instagram

Geladeira comunitária alia o combate ao desperdício com caridade 4