
A história de Gabriel e Thomaz começa em 1997. A mãe dos dois, Liduina, não tinha condições financeiras de manter os filhos e resolveu dar um dos meninos para adoção. Thomaz tinha apenas 15 dias de nascido e foi acolhido por uma família cearense.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Após 7 meses, ela e o companheiro ainda viviam em uma condição precária, quando conheceram Vanda Ferreira, que adotou Gabriel, o outro bebê.
Durante os 22 anos de vida, os dois sempre souberam da existência de um irmão, mas nunca tinham conseguido se ver pessoalmente.
Até que o encontro aconteceu.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O início das buscas
Quando tinha 16 anos, Thomaz pediu para conhecer a mãe biológica. A mãe adotiva, Socorro Maranhão, buscou por informações de Liduina e marcou o encontro.
Neste mesmo dia, Liduina informou para Thomaz que ele tinha um irmão gêmeo e que, apesar de não saber o paradeiro do filho, tinha uma foto dele com a mãe adotiva. Ela sabia apenas que o filho tinha sido levado para a cidade de Uberaba, em Minas Gerais.
“Nos encontramos na minha casa. Foi bem forte pra mim, pois foi a primeira vez que eu vi alguém tão parecido comigo”, conta Thomaz ao ver a foto do irmão.
Thomaz começou as buscas. Ele virara noites tentando encontrar o irmão em redes sociais, mas nunca teve sucesso. Em Minas Gerais, Gabriel também sabia da existência do irmão, mas como não tinha nenhuma informação, nunca pode procurá-lo.
LEIA TAMBÉM: Pais de oito! Casal com 3 filhos adota 5 irmãos e cria associação para pais adotivos
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Primeiro contato
O primeiro contato dos irmãos aconteceu no dia 1º de junho. Thomaz conta que lembrou que na foto que Liduina tinha dado, havia o nome de uma mulher no verso. Ele fez uma busca por ela no Facebook e em menos de 30 minutos encontrou o perfil de Vanda Ferreira.
Thomaz entrou na mesma hora em contato com uma amiga da polícia civil, que falou com Vanda e explicou o caso.
Ele conta que reconheceu o irmão através de uma foto, onde ele posava do lado de um fusca azul.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Meu coração parecia saltar do peito, eu suava, até que vendo as fotos dessa senhora, me encontrei, me vi numa imagem com um senhor, do lado de um fusca. Eu entrei em pânico, pois não acreditava que aquilo estava acontecendo e que eu era tão parecido com ele. E ele comigo”, relata Tomaz.
A mãe adotiva de Gabriel ficou muito feliz com a notícia e tratou logo de informar para o filho, que estava trabalhando quando recebeu a notícia. A primeira chamada de vídeo entre os irmãos foi quase instantânea.
Depois do primeiro contato, Gabriel e Thomaz se falaram todos os dias. Eles queriam se atualizar de tudo!
Amor pela fotografia
Em uma das grandes coincidências, Gabriel e Thomaz descobriram que têm uma paixão por fotografia. Thomaz é fotógrafo profissional e atua como assessor do Museu da Fotografia no Ceará.
Já Gabriel assumiu a fotografia mais como um passatempo e faz trabalhos freelancer em casamentos, aniversários e formaturas.
Primeiro encontro
Os irmãos marcaram o primeiro encontro para logo que a pandemia acabasse. No entanto, Thomaz conseguiu um voo para Uberlândia exatamente no dia 25 de junho, quando eles completaram 23 anos.
Ele não pensou duas vezes, combinou com a cunhada, esposa de Gabriel, e arrumou as malas para encontrar o irmão.
“Eu saí de Fortaleza 14h50. O voo teve duas escalas, uma em Recife e uma em Campinas. De lá, peguei outro avião para Uberlândia. Eu acho que o mais demorado foi esse de Campinas para Uberlândia, porque foi quando a ficha começou a caiu. Esse voo durou uma hora, mas pra mim foi uma eternidade”, recorda Tomaz.
Gabriel não sabia de nada e foi levado ao aeroporto pela esposa, Carol Polato, que disse precisar de uma ajuda com um trabalho freelancer.
“Quando eu passei pela porta, ele estava de costas, conversando com o amigo, e não percebeu a minha chegada. A Carol falou pra ele: ‘Gabriel, quem é essa pessoa que tá atrás de você?’ E aí ele virou. Quando ele virou, não reconheceu de imediato. Ficou alguns segundo sem entender e só depois é que caiu a ficha”, descreve Tomaz.
Os dois passaram apenas o dia do aniversário juntos, mas tornaram esse 25 de junho uma data ainda mais especial.
Os dois deixaram publicações bastante emocionantes em seus perfis do Facebook. Dá uma olhada!
FONTE: Diário do Nordeste
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.