Perseguido por ser gay, ‘pai da computação’ vai estampar nota de 50 libras na Inglaterra


Perseguido por ser gay, pai da computação Alan Turing será homenageado em nota de 50 libras da Inglaterra
PUBLICIDADE ANUNCIE

Matemático, lógico, criptoanalista, cientista da computação… e gay. Alan Turing (1912-1954), considerado hoje o “pai da computação”, pioneiro na concepção de inteligência artificial e herói da Segunda Guerra Mundial, foi condenado por ‘indecência’ em 1952, em uma época em que a homossexualidade era considerada crime na Grã-Bretanha.

Como alternativa à prisão, aceitou o tratamento com hormônios femininos para reprimir a libido e castração química. Humilhado pela condenação, se suicidou dois anos depois.

Após cinco décadas, em 2009, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown fez um pedido oficial de desculpas público, em nome do governo britânico, devido à maneira pela qual Turing foi tratado após a guerra.

[A Ana Paula é uma mulher trans e foi acolhida pela dona de um salão de beleza, após ter sido vista comendo comida do lixo. Tatiana criou uma vaquinha online para ajudar a moradora de rua a recomeçar sua vida do zero,saiba como ajudar aqui.]

Em 2013, recebeu o perdão real da rainha Elizabeth II, da condenação por homossexualidade.

O genial cientista teve sua história retratada no filme “O Jogo da Imitação” (2014), onde Turing é revivido pelo ator Benedict Cumberbatch, indicado ao Oscar por sua atuação.

Perseguido por ser gay, pai da computação Alan Turing será homenageado em nota de 50 libras da Inglaterra

PUBLICIDADE ANUNCIE

Agora, 65 anos após sua morte, o Banco da Inglaterra fará uma homenagem à Alan Turing, cujo rosto será estampado em milhares de notas de 50 libras. Ele foi escolhido em uma lista com mais de 200 mil nomes.

As notas entrarão em circulação no final de 2021, segundo comunicado liberado pelo banco na segunda-feira (15).

“Alan Turing foi um matemático excepcional cujo trabalho teve um impacto enorme em como vivemos hoje. Como o pai da ciência da computação e inteligência artificial, assim como herói de guerra, as contribuições de Alan Turing foram muito variadas e inovadoras”, comentou Mark Carney, governador do Banco da Inglaterra.

Leia também: Estudante apresenta TCC vestido de drag queen e arrasa na defesa: “Me senti uma artista”

Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o cientista trabalhou para a inteligência britânica quebrando códigos alemães. Por conta da sua ocupação e êxito nas operações, tornou-se influente no desenvolvimento da ciência da computação.

Ao término da guerra, com vitória dos Aliados, Turing enfrentou processos criminais por conta de sua homossexualidade, revelada por autoridades que jamais tiveram simpatia por ele. A condenação humilhante a que foi submetido resultado em seu suicídio: ele comeu uma maçã envenenada com cianureto letal.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Emais/Foto: Reprodução/Estadão

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar