Dia Mundial da Gentileza: 10 histórias que inspiram as pessoas a serem mais gentis

Aproveitamos a data para relembrar 10 histórias que são verdadeiros exemplos de gentileza!


Dia Mundial da Gentileza
PUBLICIDADE ANUNCIE

Nesta sexta-feira, 13 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Gentileza.

A data foi criada em 1996, durante uma conferência em Tóquio que reuniu diversos grupos que espalhavam o conceito pelo mundo – como religiosos, ativistas, líderes políticos e estudantes.

Quatro anos depois, foi fundado o Movimento Mundial pela Gentileza, cujo principal objetivo é inspirar as pessoas a serem mais gentis, empáticas e sensíveis aos problemas e necessidades do próximo.

Um ato de gentileza desarma até o mais insensível dos indivíduos e é um remédio eficaz contra a indiferença e a falta de compaixão. Atitudes como um abraço, um sorriso ou uma palavra positiva são capazes de mudar o dia de alguém.

Hoje, tratada como uma ciência, a Gentileza torna as pessoas mais felizes e produtivas, além de satisfeitas com a própria vida. Resumindo, não tem coisa melhor do que ser gentil! 

Aproveitamos a data para relembrar 10 histórias incríveis que saíram aqui no Razões. Confira abaixo:

#1 Centauro oferece emprego a garoto após um desconhecido comprar par de calças para ele

Dia Mundial da Gentileza
Fotos: Murilo Matos Mendonça/Arquivo pessoal

Quem imaginaria que um par de calças mudaria a vida de um garoto de 16 anos? O professor universitário Murilo Matos Mendonça, 50 anos, de Florianópolis (SC), comprou um par de calças na loja Centauro para o garoto Sidmar, que vendia doces na porta de um restaurante e tinha o desejo de ter uma calça para ir à escola. Além da calça, Sidmar ganhou um emprego na própria Centauro!

Murilo publicou em seu Facebook a sua história com o garoto. Na publicação, ele mostra o desfecho maravilhoso que a compra de um par de calças teve na vida deles. A intenção era ajudar o Sidmar a não passar o inverno sem uma calça.

Conversamos com o professor e descobrimos como muitas pessoas foram importantes para transformar essa compra em algo maior, do SAC da Centauro ao gerente da loja. “Hoje, finalmente, conseguimos compreender o quanto vale um par de calças“, diz um trecho da publicação.

Leia a história completa clicando aqui.

#2 Torcedor é ofendido por usar camisa falsa e Goiás providencia uma original para ele

Dia Mundial da Gentileza
Fotos: Stanley Marques/Arquivo pessoal

Stanley Marques, 21 anos, é torcedor fiel do Goiás e no primeiro dia deste ano publicou uma foto em seu Twitter vestido com a camisa do seu time preferido. No entanto, foi ridicularizado por um internauta, que apontou que a camisa que ele vestia era falsa.

Alguns dias após o ocorrido, o time goiano ficou sabendo da história e decidiu intervir. Por meio de sua conta oficial na rede social, o Goiás respondeu o tweet de Stanley, afirmando que iria presenteá-lo com uma camisa oficial e novinha em folha no jogo seguinte da equipe.

Leia a história completa clicando aqui.

#3 Menino vê colega autista chorando no primeiro dia de aula e segura sua mão para acalmá-lo

Dia Mundial da Gentileza
Fotos: Reprodução /LAD Bible

Era o primeiro dia de aula para Connor, 8 anos, em sua nova escola, em Wichita, Kansas (EUA). Pra qualquer criança dessa idade, o primeiro dia de aula traz insegurança e até medo. Mas para Connor, que é autista, seria ainda mais difícil.

Felizmente, o garoto conheceria naquela manhã Christian, também de 8 anos, seu coleguinha de sala que estendeu a mão para acalmá-lo em meio a todo aquele barulho.

Connor estava visivelmente perturbado e chorava sozinho. Ao vê-lo tão ansioso, Christian se aproximou e deu a mão para acalmá-lo.

Leia a história completa clicando aqui.

#4 Mãe que perdeu filha doa mais de 100 litros de leite materno para outros bebês

Dia Mundial da Gentileza
Foto: Reprodução/Facebook @alexis.joiner.75

No início do ano, Alexis Marrino viajou até uma clínica pediátrica para fazer o exame de ultrassom que revelaria o sexo de seu bebê. Em meio ao procedimento, o choque: o feto era anencéfalo (nasceria sem cérebro).

Apesar da possibilidade legal de fazer o aborto, Alexis escolheu levar a gravidez até o fim. Por um breve e preciosíssimo tempo, Alexis e seu marido Michael puderam abraçar e beijar a filha. “Sentir seu pequeno corpo quente no meu peito era muito mágico”, disse a mãe. Então, uma hora após o parto, Sweet faleceu

Mas a história não acaba aqui. Muito pelo contrário. A mãe de Sweet começou a bombear seu leite, armazenando-o em potinhos que seriam doados a bebês de mães que não podem amamentar.

Leia a história completa clicando aqui.

#5 Professor leva aluna com deficiência nas costas para ela não perder passeio da escola

Dia Mundial da Gentileza
Dia Mundial da Gentileza é comemorado no dia 13 de novembro. Foto: Reprodução/Facebook

Um professor de ensino fundamental do Kentucky, nos EUA, tem sido muito elogiado nas redes sociais e na imprensa por não ter deixado uma aluna com deficiência de fora de uma excursão da escola.

A turma da quarta série (com idades entre 10-11 anos) da Tully Elementary School estava se preparando para visitar o Parque Estadual das Quedas D’água de Ohio – e uma das alunas ficou com o coração partido porque achava que perderia a diversão.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Ao saber da situação de Ryan, o professor Jim Freeman contatou sua família e se ofereceu para carregá-la nas costas durante toda a viagem.

Leia a história completa clicando aqui.

#6 Alunos de escola em Salvador doam alimentos pra colega que estava sem comida em casa

Dia Mundial da Gentileza
Foto: Reprodução/Instagram @todosporteco

Alunos de uma escola em Salvador se uniram para ajudar um colega que estava sem comida em casa. A família do Matheus passava por dificuldades financeiras e o almoço na escola era uma das poucas refeições que ele fazia no dia.

A situação mudou quando a escola parou de fornecer almoço. Quando ouviu o comunicado, Matheus chorou de desespero. Ele se abriu com seus amigos e disse que deixa de comer em casa para seus irmãos poderem se alimentar (quando tem) e a refeição na escola acabava sendo sua principal refeição.

Sentido com sua história, o grupo de 30 alunos comprou dezenas de alimentos e produtos de higiene pra Matheus, o Teco. Ele chorou quando viu a mesa da sala de aula repleta de doações.

Leia a história completa clicando aqui.

#7 Advogada constrói bebedouro no muro de casa para moradores de rua

Dia Mundial da Gentileza
Foto: Diêgo Holanda/G1

O calor escaldante de Porto Velho (RO) motivou a advogada Márcia Regina Pini a abrir o muro da casa dela para a construção de um bebedouro público com água gelada disponível a moradores de rua e qualquer outra pessoa com sede que passar por ali.

A fonte fica na Rua Brasília, no bairro São Cristóvão. Segundo Márcia, sua intenção era apenas “fazer o bem sem olhar a quem”. Ela ficou sensibilizada ao descobrir que vários moradores de rua sofrem com problemas renais por não beberem uma quantidade suficiente de água todos os dias.

Leia a história completa clicando aqui.

#8 Após ser humilhado por vender geladinho, menino recebe apoio de milhares de pessoas (MA)

Dia Mundial da Gentileza
Foto: Reprodução

Um vídeo de um garoto vendendo geladinho e chorando após ser humilhado por adolescentes repercutiu bastante nas redes sociais. No vídeo, Adão, 14 anos, de Grajaú (MA), chora enquanto tentava vender geladinho com uma caixa de isopor nas mãos e uma bicicleta. Nas imagens, adolescentes debocham dele com uma cédula de dois reais.

“Ih, o cara tá chorando”, diz um dos adolescentes que estava filmando.

A repercussão deste triste acontecimento sensibilizou milhares de pessoas que se dispuseram a ajudar Adão de diversas formas: comprando os geladinhos ou doando alimentos, roupas e dinheiro para a família humilde de Adão. Moram na casa ele, a mãe, o padrasto e mais seis irmãos.

Leia a história completa clicando aqui.

#9 Juiz perdoa multa de idoso de 96 anos que levava filho com câncer ao médico

Dia Mundial da Gentileza
Foto: Reprodução/YouTube

O juiz Francesco Caprio tornou-se um famoso magistrado norte-americano por ter seu trabalho judicial televisionado no programa de televisão Caught in Providence (“Pego em Providência”, um trocadilho com o nome da cidade onde ocorrem os casos).

No dia 28 de julho, o juiz do Tribunal Municipal de Providence recebeu na sala de audiência o aposentado Victor Coella, 96 anos, que tinha sido multado por excesso de velocidade numa zona escolar.

Confrontado com a acusação, o idoso se defendeu dizendo que era um motorista pacato, que sempre conduz dentro dos limites de velocidade. “Não dirijo tão rápido, senhor juiz. Tenho 96 anos de idade e conduzo devagar. E apenas conduzo quando é preciso”, explicou, acrescentando, depois, o motivo da sua transgressão.

Visivelmente emocionado com a história de Victor, Frank Caprio encerrou o caso, perdoando a multa do idoso.

Leia a história completa clicando aqui.

#10 Professor junta dinheiro e leva 26 alunos pela primeira vez ao cinema

Dia Mundial da Gentileza
Foto: Edwin Linares/Arquivo Pessoal

Comemorando antecipadamente o Dia das Crianças, o professor Edwin Linares juntou dinheiro e levou seus 26 alunos para conhecer e apreciar a magia do cinema pela primeira vez.

Para juntar a quantia necessária, Edwin publicou um post no Facebook no dia 14 de setembro pedindo ajuda e doações. O objetivo era que os usuários apadrinhassem os estudantes no Dia das Crianças, que oficialmente é comemorado no dia 12 de outubro.

Três semanas depois, o professor da Escola de Chiquimula, na Guatemala, atingiu sua meta.

Leia a história completa clicando aqui.

Qual das histórias te emocionou mais? Difícil de escolher, pois cada uma emociona de uma maneira diferente, né? Que este dia sirva para lembrar que pequenos atos de gentileza tornam o mundo um lugar melhor para viver! 🙏

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

 

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar