Máquina de venda automática distribui gratuitamente alimentos para desabrigados

A máquina funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.


Máquina de venda automática distribui gratuitamente alimentos para desabrigados 1
PUBLICIDADE ANUNCIE

Uma organização sem fins lucrativos espalhou máquinas automáticas em cidades de todo o Reino Unido, que ‘vendem’ alimentos e artigos de primeira necessidade para moradores em situação de rua.

“Existe uma necessidade crítica de acesso a alimentos e roupa fora da capacidade que os abrigos podem oferecer”, disse Huzaifah Khlaed, fundador da Action Hunger, entidade que está por trás da iniciativa.

Os cartões para acessar às máquinas são distribuídos em parceria com entidades que atendem moradores em situação de rua. Com o cartão, a pessoa pode comprar até três itens por dia. Para continuar usando o benefício, o usuário deve fazer um registro toda semana em uma organização parceira.

No Reino Unido, como em muitos outros países, os abrigos possuem recursos limitados e são acessíveis apenas durante uma parte do dia. “Isso exige que as pessoas sem-teto programem seus dias em torno das visitas aos abrigos, o que torna difícil manter um emprego estável ou ver a família regularmente.”

Máquina de venda automática distribui gratuitamente alimentos para desabrigados 2

PUBLICIDADE ANUNCIE

“Nossas máquinas de venda oferecem acesso durante 24 horas, 7 dias por semana, para a comodidade das pessoas, e de forma totalmente gratuita”, explica Khaled. A ideia é que os usuários não se tornem dependentes das máquinas, mas que aproveitem o benefício oferecido para planejar uma forma de sair das ruas.

Khaled se inspirou nas conversas que tinha com desabrigados nas estações de trem quando fazia doutorado na Universidade de Cambridge para criar o projeto. “Eu sempre parei para conversar, muitas vezes com um café ou um alimento na mão”, disse. “Desenvolvi uma compreensão profunda das suas necessidades, e aprendi que inclusive o acesso a necessidades básicas como comida e água era esporádico e muitas vezes complicado… Me dei conta de que tinha que existir uma maneira mais efetiva de ao menos garantir que as necessidades básicas estivessem sempre disponíveis.”

Os voluntários do projeto ajudam a abastecer as máquinas com alimentos doados por restaurantes locais. A organização pretende levar a iniciativa para os Estados Unidos. A ideia é instalar uma máquina em Nova Iorque, em fevereiro, e depois em São Francisco, Seattle e Los Angeles.

Com informações do site Fast Company

fotos: Action Hunger

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar