Gerando sentimentos e produzindo neurotransmissores

Por Mara Natércia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A física quântica, ao considerar o corpo físico como um veículo da manifestação da consciência, nos apresenta o campo das possibilidades, onde a escolha do observador define o que é manifestado. Este campo da ciência moderna fala, em relação ao corpo humano, da ocorrência de uma comunicação entre o campo sutil, a mente, e o campo material como as células e os órgãos do nosso corpo.

Esta comunicação se processa por meio dos neurotransmissores, que são substâncias químicas, criadas pelos neurônios – células nervosas, com a função de biossinalização. Eles são responsáveis por enviar informações para outras células coordenando as atividades e funções celulares.

Os neurotransmissores agem nas sinapses, estas carregam e modulam sinais entre um neurônio e outro neurônio, ou células glandulares ou musculares. As sinapses compreendem o ponto de junção dos neurônios com outras células.

Podemos denominar a sinapse como sendo uma região de comunicação entre os neurônios. Sinapse vem do vocábulo grego que significa união. Trata-se de uma ‘atividade elétrica de um neurônio distribuída por seu axônio’, onde se processa a transformação de um sinal elétrico em um sinal químico através de uma transmissão sináptica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os neurotransmissores estão divididos em três categorias: aminoácidos, peptídeos e monoaminas. Pretendo neste artigo chamar a atenção para a categoria dos monoaminas onde encontramos a dopamina, a serotonina e a endorfina.

A dopamina está diretamente relacionada à produtividade e motivação, pois é responsável pelas emoções, humor, cognição e memória. No campo físico atua no sistema nervoso central.

A serotonina e a endorfina são responsáveis por padrões de comportamento social, no campo físico está ligado ao sistema cardiovascular e endócrino. Regula o sono e a memória, bem como o bom humor.

A endorfina, neurotransmissor produzido na glândula hipófise, é responsável pelo componente anestésico em nosso organismo. Sendo endo (interno) e morfina (analgésico).

Leia o texto na íntegra em Gayatri Revista.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,289,873SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Filho tira o pai do vício no crack depois de conhecê-lo aos 19 anos

O soldado do Exército Leonardo Pereira Roque disse que usaria a droga caso o pai não abandonasse o vício.

Primeiro restaurante dentro de prisão gerenciado por detentos é inaugurado na Itália

InGalera é um experimento social real: pela primeira vez na história, uma prisão abre suas portas para as pessoas, permitindo-lhes experimentar uma realidade frequentemente distante e ignorada. Além disso, ele permite que presos sejam gradualmente inclusos na sociedade.

Vídeo impactante faz pessoas sentirem na pele o preconceito sofrido por LGBTs

Já falamos diversas vezes aqui, aqui e aqui sobre empatia, que nada mais é do que você se colocar no lugar da outra pessoa. É...

Projeto ajuda transexuais e travestis a conquistar educação e respeito

Desde fevereiro, a Lapa abriga a Casa Nem, um projeto para auxiliar transexuais, travestis e homossexuais em situação de risco social através da educação. A...

Casal faz ensaio comovente para registrar espera do filho adotivo

Este casal fez um lindo ensaio para esperar a chegada de seu filho adotivo e nos emocionou muito. Priscila e Elias querem ser pais, não...

Instagram

Gerando sentimentos e produzindo neurotransmissores 2