Gerdau promoveu primeiro Hackathon de Construção Civil para comunidades no Brasil

A Gerdau apoiou entre os dias 17 e 19 de novembro, o primeiro Hackathon da construção civil para comunidades em Recife, o Hack.Habite, uma maratona de hackers que se unem em torno de um propósito de gerar propostas de melhorias habitacionais e alternativas mais eficientes. A iniciativa é resultado de uma parceria com a  Habite (startup especializada em democratizar serviços de arquitetura para classe C e D), a Trampolim Academy (plataforma de experiências e conhecimento em Design) e o Porto Digital, parque tecnológico do Recife. O projeto tem como objetivo auxiliar microempreendedores individuais que trabalham em casa e necessitam otimizar o espaço de trabalho no ato da reforma de suas casas por meio do desenvolvimento de alternativas eficientes para a metodologia dos projetos, das técnicas construtivas e do uso de materiais. Atualmente, a cidade conta com 250 mil moradias em condições inadequadas de habitualidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Durante 54 horas de atividades no evento, cerca de 30 estudantes de engenharia, arquitetura e design, divididos em 6 equipes, propuseram soluções para problemas habitacionais de três microempreendedoras locais, que dividem o local de trabalho junto à residência, utilizando a metodologia de design thinking para atender as necessidades de cada empreendedora de forma simples e eficaz. Os universitários participaram de dinâmicas e palestras com conteúdos como o portfólio de produtos da Gerdau e móveis da Bortolini, que contribuíram para o desenvolvimento das soluções.

“Compreendemos que Habitação de Interesse Social é um desafio que não pode tratar apenas habitabilidade, precisa alinhar-se com a renda dos moradores. Por isso, na proposta do projeto de melhoria dessas casas, queremos priorizar o espaço de trabalho das pessoas, buscando aumentar a eficiência com soluções que utilizem o aço, em suas diversas funcionalidades”, afirma Eli Andre de Barros Filho, gestor da usina da Gerdau em Recife.

Os resultados foram apresentados no último domingo (19) e foram focados em duas frentes: dar condições mínimas com melhorias na estrutura física das casas e proposta de mobiliário utilizando aço, para otimizar os espaços e auxiliar na organização e separação do ambiente de trabalho do de moradia.

Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: divulgação

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,855,310SeguidoresSeguir
25,019SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Para ensinar química aos filhos, mãe cria batalha naval com tabela periódica

Para ensinar química aos filhos de maneira lúdica e intuitiva, uma mãe teve uma ideia simples e genial: criou uma versão do jogo batalha...

Asse os próprios pratos (também os coma literalmente!) e nunca mais lave louça

É a parte da noite todos odeiam, enfrentar a montanha de lavar que acumulou ao longo do dia. Mas parece que os dias de limpeza...

Adolescente emociona colegas ao superar gaguez severa

Desde muito novo o jovem Musharaf sofre de gaguez severa, problema que sempre o impediu de ler em voz alta ou até mesmo conversar...

Jovem de 18 anos ensina idosos a ler e escrever no interior de Sergipe

Os alunos de João Henrique Ribeiro têm mais do que o dobro da idade dele.

Internautas atendem pedido de mãe para retocar foto de filho falecido em BH

Dezenas de pessoas nos mandaram retoques nas imagens do pequeno Pedro.

Instagram

Gerdau promoveu primeiro Hackathon de Construção Civil para comunidades no Brasil 2