Giethoorn: a cidade holandesa onde não há ruas ou carros que parece ter saído de um conto de fadas

Uma pequena cidade holandesa de apenas 2.600 habitantes chamada Giethoorn, localizada na província de Overijssel, no noroeste do país, tem chamado a atenção do mundo por suas particularidades de infraestrutura, já que não possui ruas ou veículos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Todo o município é focado em seus pedestres, sendo interligada por centenas de canais e pontes.

Giethoorn: a cidade holandesa onde não há ruas ou carros que parece ter saído de um conto de fadas

Em Giethoorn, localizada a 130 quilômetros de Amsterdã, capital da Holanda, há uma proibição municipal do uso de veículos terrestres, de modo que todos os seus habitantes se locomovem a pé, de bicicleta ou a barco.

Assim, a vila fundada há 790 anos se destaca por seu ambiente verde, limpo e charmoso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Giethoorn: a cidade holandesa onde não há ruas ou carros que parece ter saído de um conto de fadas

Giethoorn foi criada por monges mediterrâneos, época em que seus primeiros habitantes descobriram uma grande população de cabras selvagens nas redondezas. Na época, o comércio de chifres e de leite fazia parte da economia holandesa.

Depois que os monges se estabeleceram na cidade, Giethoorn teve um período de expansão entre os séculos XVI e XVII, pois seus habitantes se dedicaram à extração de turfa (uma espécie de húmus fertilizante) como principal atividade econômica.

Giethoorn: a cidade holandesa onde não há ruas ou carros que parece ter saído de um conto de fadas

Além disso, foi para esta atividade que os habitantes da vila construíram muitos canais, facilitando a extração e o transporte do composto orgânico. Nessa época, dezenas de lagos também foram criados na região.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Graças a essas características, Giethoorn tornou-se internacionalmente conhecida como “A Veneza dos Países Baixos”, já que todas as casas da cidade são separadas umas das outras por pequenas ilhotas e os habitantes só podem se deslocar em barcos ou caminhando pelas várias pontes construídas ao longo dos séculos.

Lá também foi criado um barco bem diferente dos que estamos acostumados a ver: o ‘punter’ é uma embarcação plana de madeira que se impulsa com mais facilidade sob águas rasas ou canais estreitos.

Hoje, os barcos punter contam com um motor que permite aos visitantes conhecer a cidade num passeio panorâmico, podendo também descobrir a magia de Giethoorn percorrendo as 180 curiosas pontes de madeira que ligam a cidade, enquanto observam belas paisagens cercadas por juncos, magnólias, árvores exuberantes e, claro, as casas tradicionais com telhados de colmo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No inverno, a cidade também exibe seu lado mais divertido: nesta época do ano seus lagos congelam, permitindo que os habitantes e visitantes desfrutem de enormes pistas de gelo perfeitas para a prática esportiva!

Desta forma, Giethoorn está mostrando ao mundo inteiro que nem sempre é necessário renovar e mudar, pois mantendo-se fiel à sua essência e ao que seus ancestrais desenvolveram, seus habitantes e visitantes convivem harmoniosamente com o meio ambiente.

Fonte: Escolha Viajar
Fotos: Wikimedia Commons

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,256,096SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Um vídeo para inspirar seu dia: A vida que você escolheu

Algumas pessoas têm histórias de vida que servem de exemplos de superação. E são essas histórias que precisamos conhecer para nos inspirar e nos...

Netos reproduzem fotos de seus avós e o resultado é muito incrível

A genética é uma das coisas mais incríveis que a gente já conheceu! A prova disso são essas reproduções que encontramos na web, de...

Casal de mecânicos idosos conquista clientes com ato de honestidade

Por Rio de Boas Notícias Um fio solto. Preço do serviço: nada. Atitude levou Omar Monteiro Júnior, que já havia passado em duas oficinas que...

Cidade americana paga R$ 45 para moradores de rua recolherem lixo

O programa será capaz de criar um ambiente de suporte que possa ajudar na transição das pessoas de rua para um trabalho real futuramente.

Novo presidente do México pede fim do próprio foro privilegiado

O novo presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, do partido de centro-esquerda MORENA (Movimento de Regeneração Nacional) anunciou o encaminhamento ao Senado Mexicano...

Instagram