Gorila que ficou famosa com selfie falece nos braços de guarda que cuidou dela por 14 anos

O Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, anunciou que a gorila africana Ndakasi, que ficou famosa em todo o mundo por uma selfie em que aparece em pé com outra gorila e um guarda florestal, faleceu nos braços de seu cuidador André Bauma, que cuidou dela por 14 anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dona de uma personalidade simpática, forte e brincalhona, Ndakasi virou uma das principais atrações do Virunga – o primeiro parque nacional da África, criado em 1925 e cinco vezes maior que a cidade de São Paulo.

gorila famosa selfie morre braços cuidador

“Com grande pesar, Virunga anuncia a morte da gorila da montanha órfã Ndakasi, que residia no centro de Senkwekwe havia mais de uma década”, informou o parque.

A gorila faleceu nos braços de seu cuidador, a quem considerava como um pai e melhor amigo. “Na noite de 26 de setembro, após uma longa doença, seu estado se agravou rapidamente e Ndakasi morreu nos braços de seu guarda e amigo de longa data, André Bauma”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

gorila famosa selfie morre braços cuidador

Apesar da tristeza do falecimento, os cuidadores do parque se disseram agradecidos por Ndakasi ter partido sobre os braços de alguém que a amava muito e fez todo o possível para garantir que ela não sentiria dor.

“A vida de Ndakasi está bem documentada e sua personalidade calorosa já apareceu em muitos programas e filmes (…). Ela também alcançou a fama na internet em 2019, quando uma selfie viralizou no Dia da Terra”, lembrou o Virunga.

Nascimento e fama

A história de Ndakazi não começou muito bem. Ainda filhote, com dois meses de idade, ela ficou órfã após milicianos matarem sua mãe. Sua vulnerabilidade a impedir de retornar ao seu habitat e vida selvagem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assim, a gorila foi transferida para uma instalação do parque, onde ela e uma “amiga”, Ndeze, foram cuidadas por 11 anos – inclusive, é Ndeze que aparece ao lado de Ndakazi na selfie de 2019.

A fotografia foi feita pelo guarda florestal Mathieu Shamavu. Na época, ele disse à imprensa que estava andando com as duas gorilas quando teve a ideia da foto.

“Nós as deixamos soltas, então estavam à vontade. Elas estavam curiosas sobre o que estava acontecendo. Quando ficaram em pé, eu peguei meu celular porque não queria perder aquela imagem excepcional“, disse ele.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Elas conseguem andar por um ou dois metros em pé, além de estarem acostumadas a humanos, o que as faz querer imitar o que as pessoas fazem”, afirmou Shamavu.

O parque, que fica entre as montanhas vulcânicas da África Central, abriga mais da metade da população total de gorilas-das-montanhas, uma espécie em extinção ameaçada por caçadores e grupos armados.

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 1º EP da websérie E se fosse no Brasil?

Fonte: Itatiaia
Fotos: Virunga National Park

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,977,926SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pais de sêxtuplos recriam foto adorável seis anos depois

O casal de americanos Rozonno e Mia McGhee recriou a foto tirada com os sêxtuplos recém-nascidos, seis anos depois.

Jovens fazem vaquinha para ajudar catador de recicláveis que trabalha no Carnaval

Os dias de folia que marcam o Carnaval são lembrados como uma grande festa e confraternização entre milhões de pessoas que saem às ruas...

Vovô do Samu: socorrista de 75 anos continua salvando vidas, mesmo com idade para se aposentar

Mesmo com idade para se aposentar, o seu João Francisco da Silva não pensa em largar o seu trabalho, pois ama o que faz: salvar vidas!

[VIDEO] Conheça o jardim de flores ‘flutuantes’ de Tóquio que se movem conforme você se aproxima

A cidade de Tóquio, no Japão, ganhou um incrível jardim de flores 'flutuantes' que tem fascinado os visitantes por sua beleza natural aliada à...

Mulher envia mensagem para número errado e “estranho” oferece ajuda a menino internado em hospital

"É incrível. Ele era um total estranho e de repente fez tudo isso para nós", disse a mulher que enviou mensagem para o número errado.

Instagram