No início deste ano letivo, grandes personalidades brasileiras – como Machado de Assis (1839-1908), Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), Ayrton Senna (1960-1994), Chico Mendes (1944-1988) e outras 12 importantes figuras do público foram homenageadas na Escola Estadual Parque Jurema 3 em Guarulhos (SP).
As paredes de 15 salas de aula e uma sala de literatura, que recepcionam quase 2 mil alunos diariamente foram grafitadas com o rosto dessas pessoas que foram relevantes e contribuíram, de alguma forma, com a sociedade brasileira.
As 16 figuras foram escolhidas por meio de uma votação entre os membros da comunidade escolar – alunos, pais e professores, todos com direito a voto.
O lendário piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna (1960-1994) foi a personalidade mais votada para ser grafitada nas salas de aula; já na disputa pela sala de leitura, Machado de Assis (1839-1908) foi o vencedor. No grafite, uma de suas célebres frases foi escrita próximo ao seu busto: “A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Jovens aprendem técnicas de grafite e dão vida a ruas de bairro na periferia de Salvador
O projeto só foi possível porque a escola recebeu uma verba especial do governo estadual, via “Orçamento Participativo Jovem”, de R$ 5 mil, que poderiam ser gastos da forma como a comunidade escolar quisesse, com bom senso, claro.
“O grêmio estudantil queria algo artístico, que tivesse impacto no visual da escola. O grafite está muito ligado à realidade dos alunos, então tiveram a ideia das pinturas,” disse a diretora Mariana Valente, 36.
De início, a comunidade escolar selecionou 34 personalidades das mais variadas esferas culturais para participarem da votação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“A ação [votação] fomentou muito a curiosidade dos alunos pela arte e pelos aristas. Eles queriam, cada vez mais, saber mais sobre os pensamentos e a atuação dos personagens”, diz Mariana.
E realmente, o campo artístico foi o mais lembrado na votação: Clarice Lispector (1920-1977), Elis Regina (1945-1982), Gabriel o Pensador, 44, e Criolo, 43, estiveram presentes.
O nome por trás dos grafites é Fernando Manuel, 31, o FND, que é morador da região de Pimentas, em Guarulhos, bairro da periferia estigmatizado pela violência, área onde também se encontra a escola.
FND gastou 250 latas de spray de tinta para contemplar os 16 grafites – trabalhou de dia e de noite nas férias escolares para que tudo ficasse pronto a tempo antes do início das aulas.
“Foi o trabalho mais importante da minha vida até hoje e é um sonho realizado. Me dediquei de corpo e alma, com todo o carinho, porque, no passado, eu estudei nessa escola e pichei os muros daqui. Agora, eu trago minha arte para dentro dos muros.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Seu trabalho se tornou uma sensação não só na comunidade, mas nas redes sociais. FND está agora com a agenda cheia: foi convidado para fazer trabalhos semelhantes em escolas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Leia também: Projeto ensina arte do grafite a crianças em sala de aula
Para a estudante Julia Roque, 18, membro do grêmio estudantil, o sucesso dessa empreitada só ocorreu porque houve uma revolução dentro do ambiente escolar, que aproximou o aluno da escola. “A maioria das escolas tem grafite do lado de fora e aqui ele veio para dentro da sala e transformou tudo, abriu discussões, curiosidades,” afirma.
Por fim, a escola reservou murais em alguns espaços vazios para que os alunos também possam se manifestar artisticamente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Confira os grafites:
1. Carolina Maria de Jesus
2. Carlos Drummond de Andrade
3. Criolo
4. Gabriel o Pensador
5. Maria da Penha
6. Marta
7. Machado de Assis
8. Ayrton Senna
9. Chico Mendes
10. Tarsila do Amaral
11. Elis Regina
12. Maurício de Sousa
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: Leia Já