Grupo que teve aulas com agricultor nota 980 na redação do Enem 2020 faz prova no Amapá: ‘melhorar de vida’

Milhares de estudantes encararam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no interior do Amapá, enxergando na prova uma oportunidade de mudar suas vidas e as vidas de suas famílias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No município de Amapá, a cerca de 300 km da capital, um grupo de candidatos auxiliados pelo agricultor de 19 anos que foi nota 980 no exame do ano passado encerrou no último domingo (28) as duas provas.

Em setembro, o Razões contou a história de Mateus Barbosa, que desde o início do ano começou a dar aulas para ajudar moradores de uma comunidade rural próxima de onde ele mora.

Grupo que teve aulas com agricultor nota 980 na redação do Enem 2020 faz prova no Amapá: ‘melhorar de vida’

De acordo com Mateus, parte dos seus alunos fez a prova na escola Vidal de Negreiros, entre eles, o casal de agricultores Ijanilson da Silva, de 30 anos, e Ivonete Barbosa, de 23, que participam do Enem pela 3ª vez em busca da aprovação em algum curso na área de saúde.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ijanilson quer fazer Enfermagem. “Na redação fui ótimo, apesar de ser um assunto difícil. Com o que aprendi com o Mateus, acho que vai dar pra tirar uma nota boa na redação. E acho que hoje vai ser mais fácil que o 1º dia. Fazer o Enem é oportunidade de melhorar de vida e ter mais conhecimento”, comentou.

Já Ivonete, que no ano passado tirou incríveis 960 na redação, estuda pedagogia, mas quer fazer fisioterapia. “Quero mudar de vida. Acho que a fisioterapia vai me dar mais oportunidades e ajudar minha família”, completou.

Incentivado por Mateus, o estudante Viktor Mamede, de 15 anos, também decidiu fazer as provas do Enem, mas como treineiro. Ele está no 1º ano do ensino médio e acredita que o exame vai prepará-lo para a vida acadêmica.

“Eu quero me preparar para quando fizer valendo no 3º ano. Comecei a estudar o curso de redação com o Mateus há 2 meses. O 1º dia foi tranquilo, apesar da prova um pouco difícil. Acho que hoje me saio melhor”, disse o rapaz, que pretende entrar em Enfermagem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Apesar do ótimo desempenho no Enem 2020, Mateus Barbosa não conseguiu entrar em Medicina Veterinária, uma vez que no Amapá, o curso só é ofertado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), que não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) este ano.

Confiante, ele aguarda o resultado após os dois dias de prova.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eu estou muito feliz. Fiquei nervoso pelas responsabilidades do primeiro dia, por causa da redação. Meu sonho é que eu e eles tiremos uma boa nota, acima de 900 pontos, para mostrar pros outros alunos que é possível quando há empenho. A educação transforma o mundo”, ressaltou.

Assista ao vivo os ganhadores do Prêmio Razões para Acreditar, dia 07/12 às 18h! Ative as notificações clicando aqui.

Fonte: Leis & Letras Digital
Fotos: Mateus Barbosa / Arquivo Pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,234,546SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bióloga brasileira que salvou araras-azuis da extinção entra para o Hall da Fama da ONU

Em reconhecimento ao seu trabalho em prol da preservação das araras-azuis, a bióloga brasileira Neiva Guedes, 58, acaba de entrar para o seleto "hall...

Professora faz lindo depoimento sobre sua experiência com aluno autista que passou no vestibular

De todas as coisas essenciais para que qualquer ser humano cresça acreditando nele mesmo e no seu potencial, a mais importante é o amor!...

Em breve teremos emojis de pessoas com deficiência

Nos novos ícones há aparelhos auditivos, pessoas em cadeiras de rodas, cães-guia e braços e pernas mecânicas.

Candidatos a vereador de Belo Horizonte registram em cartório compromisso de doar 70% do salário

Os candidatos a vereador em Belo Horizonte, do movimento “Cidade Que Queremos”, registraram em cartório sete propostas a serem cumpridas caso sejam eleitos na...

Cocriador da Netflix cria fundo para educação de crianças e adolescentes

Cocriador e CEO do serviço de streaming Netflix, Reed Hasting anunciou na terca-feira (12), em sua página no Facebook, que está criando um fundo...

Instagram