Guarda de SP acolhe usuários de crack e moradores de rua na própria casa

O guarda municipal Marcos de Moraes, de 51 anos, faz muito mais do que só o seu trabalho de patrulha nas ruas do centro de São Paulo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em oito anos na GCM, ele já levou 50 usuários de crack e moradores em situação de rua para morar dentro da sua própria casa.
“Levo para casa mesmo. Sei que é um número pequeno, mas não me importo com quantidade, e sim com a qualidade. Quando pego um caso, vou até o fim”, disse em entrevista à BBC Brasil.
Moraes usa o Facebook para encontrar as famílias dos moradores em situação de rua. Foi na rede social que o guarda, inclusive, conheceu sua mulher, Karyne Santana Xavier de Moraes, de 29 anos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Eu sempre compartilhava as postagens dele e a gente começou a conversar. Nos encontramos, namoramos dois anos e casamos”, contou ela.
Hoje, o casal vive em Mogi das Cruzes com o pedreiro Geraldo Martins, de 63 anos, que foi resgatado quando morava nas ruas de São Bernardo do Campo, também na Grande São Paulo. “Fico com pena e levo para casa”, disse ele.
“Eu já ouvi muita gente dizer: “Está com dó, leva para casa”. Esses são os primeiros a apontar, a dizer que eles estão ali [na rua] porque querem”, conta Moraes. “Não é assim. Os moradores de rua merecem no mínimo serem ouvidos, merecem atenção.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ele conta que depende da ajuda de muita gente para fazer esse trabalho social, já que ninguém faz nada sozinho. “Não financeiramente. Quando há gastos, são meus.”
Moraes tem planos de criar uma ONG para ajudar mais moradores em situação de rua. Ele conta com o apoio do comandante da GCM, Gilson Mendes. “Se eu precisar de carro, tenho à disposição. Isso é muito importante.”
“Quando eu preciso fazer uma busca, o computador da guarda está à minha disposição também. Mas eu também faço isso em casa como uma extensão desse trabalho social. Esse é o meu dom”, finaliza.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.