Gugu Liberato ‘permanecerá vivo’ em até 50 pessoas com doação de órgãos

Apesar da grande tristeza causada pela morte do apresentador Gugu Liberato, a fatalidade também poderá trazer alegria pra muitas famílias, graças a bondade de Gugu em expressar a vontade de doar seus órgãos, antes de morrer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Funcionários de hospital criam homenagem para doadores de órgãos

Segundo a coluna do jornalista Flávio Ricco e do Só Notícia Boa, os médicos do Orlando Health Medical Center informaram à família de Gugu Liberato que a decisão de doar todos os órgãos do apresentador pode beneficiar até 50 pacientes. Os Estados Unidos têm um sistema bem mais avançado de doação de órgãos e já conseguem utilizar muitas partes do corpo que, no Brasil, ainda não são usadas para transplante, como utilizar córnea, pele, osso, etc.

gugu liberato e família
Foto: Arquivo pessoal

Morte trágica de Gugu Liberato

O apresentador faleceu nesta sexta-feira, 22, aos 60 anos, após sofrer uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão de sua casa, em Orlando.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com a assessoria de imprensa de Gugu, ele tinha o desejo que todos os órgãos fossem doados.

Relacionado: A emoção desta mãe explica por que a doação de órgãos é tão importante

“Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local. Na admissão, deu entrada em escala de Glasgow 3 [usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais], e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação, foi constatada a ausência de atividade cerebral”, afirmou nota oficial divulgada por sua assessoria.

Segundo o comunicado, a morte encefálica foi confirmada pelo prof. dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que, após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico. O diagnóstico foi feito diante de sua mãe, Maria do Céu, de 90 anos, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.

Confira o que é necessário para ser um doador de órgãos e tecidos

A doação de órgãos no Brasil bateu recorde no primeiro semestre deste ano, com 1.662 doadores. Um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, segundo o Ministério da Saúde, o índice de recusa das famílias em autorizar os transplantes ainda é alto, chega a 43%. (Saiba mais aqui.)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações de Flavio Ricco e Só Notícia Boa/Foto de capa: Portal Maratimba

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,827,323SeguidoresSeguir
24,592SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

[VÍDEO] Alerta de lencinho! Essa avó se declarando para o neto é a coisa mais linda que você verá hoje!

Tem coisa mais linda do que avó, gente? Elas parece que foram feitas em uma forminha especial e enfeitadas com tudo que há de...

Menino pede ‘milho’ ao Papai Noel para o seu cavalo e comove

Na carta escrita à mão, Pedrinho pede dois sacos de milho, um pelego, uma rede de pesca, um saco de bolitas e um “telefone de mexer na tela”.

Mãe faz relato comovente sobre atitude inesperada de filho que dormiu chorando no seu aniversário

"Nessa sexta-feira foi o aniversário do Joaquim. Fiz uma festinha, comprei presente, fiquei empolgada. Por causa dele! Joaquim é autista. Ele se foca de forma tão...

Mulher trans faz discurso de arrepiar ao ganhar prêmio de melhor vendedora; veja vídeo

Em um emocionante vídeo, Sid Oliveira, 29 anos, mulher trans, celebra a sua conquista ao ser reconhecida como a melhor vendedora da marca Honda...

Container converte água suja em totalmente potável para comunidades carentes

Com o intuito de ajudar a fornecer água potável e outras necessidades básicas a comunidades carentes, a Coca-Cola juntamente com a Deka R&D lançaram...

Instagram

Gugu Liberato 'permanecerá vivo' em até 50 pessoas com doação de órgãos 1