Barcelona tem de 3.000 a 6.000 desabrigados que dormem nas ruas. Então porquê não oferecer visitas guiadas, lideradas pelas pessoas que mais conhecem elas: os sem-teto.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
É uma tendência emergente que atrai os turistas que procuram uma excursão autêntica, nua e crua de uma cidade conduzida pelos moradores, enquanto ao mesmo tempo ajuda algumas pessoas desabrigadas, ironicamente, a sair das ruas.
Os guias da Hidden City Tours em Barcelona, por exemplo, são selecionados por uma instituição de caridade sem teto e então são treinados pela equipe de turismo antes de voltar as ruas em uma capacidade completamente diferente de sua vida anterior: como um trabalhador assalariado.
Leia Mais
A ideia de criar a Hidden City Tours veio da britânica Lisa Grace, a idéia aconteceu depois que ela foi vítima de uma crise econômica que abalou o país e ela perdeu o emprego como consultora de pesquisa de mercado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Quando você perde seu emprego você percebe o quão vulnerável é. Tive a sorte de ter o apoio familiar, mas para aqueles que não, acabam dormindo nas ruas, é uma realidade assustadora de perto.” Diz Lisa.
O princípio da ideia é emprestado de programas similares que já foram lançados no Reino Unido. As excursões da Hidden City Tours são compostas por pessoas desabrigadas assim como é na Unseen Tours em Londres.
O tour dura uma hora e meia e inclui visitas a Catedral Cloister, a Cidade Romana, Placa del Rei e Placa del Pi. As excursões estão disponíveis em inglês e espanhol e os bilhetes custam 10 euros.
Fotos: Divulgação
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.