Há 37 anos, mulher produz e doa livros em braille a crianças cegas do mundo todo

Debra Bonde é uma mulher tímida que só queria encontrar um trabalho voluntário. Embora não planejasse criar uma organização sem fins lucrativos, em 1984, deu o primeiro passo nesta direção. Desde então, já produziu e doou milhares de livros infantis em braille para crianças deficientes visuais do mundo todo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tudo começou quando Debra resolveu se inscrever em um curso de transcrição em braille para traduzir livros para o idioma de pessoas que “leem com as mãos”, no sótão de sua casa, em Detroit (EUA). Iniciou por livros infantis populares, imprimindo-os em uma impressora em braille que seu pai havia feito e vendendo-os pelo preço do papel.

debra bonde segurando livro braille seedlings biblioteca
Há 37 anos, Debra produz e doa livros infantis através de uma instituição que fundou casualmente. Foto: Bill Bresler

A notícia se espalhou entre pais e professores de crianças deficientes visuais e a demanda aumentou. Eventualmente, com a ajuda de amigos e familiares, Debra fundou uma ONG que começou a receber doações para subsidiar a produção dos exemplares.

O nome escolhido para a instituição, Seedlings Braille Books, tem a ver com a sua crença de que semeamos o amor de uma criança pela leitura lhe dando um livro. Em seu primeiro ano, a Seedlings imprimiu 221 exemplares.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

livro braille seedlings
Os livros da Seedlings têm tanto letras impressas quanto em braille. Foto: divulgação

Com um início tímido, 37 anos atrás, a Seedlings já produziu e distribuiu mais de 600 mil livros. Metade deles são doados. A outra é vendida pela metade do custo de produção de cada um, cerca de US$ 10 cada (R$ 56, aproximadamente).

A Seedlings Braille Books também vende amuletos, camisetas e presentes em braille por meio de seu site. Veja o vídeo (se ajudar, ative a tradução, em inglês):

Fonte: GNN

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,857,801SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulher doa tanquinho para desconhecida voltar a trabalhar

O tanquinho de Beatriz foi roubado e ela teve que parar de lavar roupas para fora, uma de suas fontes de renda.

Capixabas levam alegria a crianças internadas em hospitais com ‘Batmóvel’

O professor de educação física Marcelo Moraes, 47 anos, é o mais novo Bruce Wayne de Cariacica (ES). Fantasiado de Batman, o educador físico...

Com vaquinha do Razões, menino que vendia empadas para comprar telescópio fará curso da NASA

Arthur Felipe, 18, é apaixonado por astronomia desde os 7 anos de idade, época em que ficava admirando as estrelas. Morador da zona rural...

Ao defender filho de bullying, pai transforma raiva em amizade

Quando o filho de oito anos de idade de Aubrey Fontenot, Jordan, estava sendo intimidado na escola por um colega de 11 anos chamado...

Idosa que passa o dia pescando para comprar remédios para filha doente recebe ajuda de vizinhos

Uma idosa de 85 anos passa o dia no mar pescando para comprar comida e remédios para sua filha adotiva de 61 anos, que...

Instagram