Hambúrguer de caju criado no Ceará aproveita fibras da fruta antes descartadas

Uma excelente notícia para vegetarianos e veganos, ou para quem adora se deliciar com comidas diferentes, acaba de nascer o hámburguer de caju.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Isso mesmo! Nas fábricas de suco, geralmente, as fibras do caju são descartadas, pois não tinham uso, até a Embrapa Agroindústria Tropical no Ceará mudar isso e desenvolver duas formulações de hambúrguer tendo como principal ingrediente exatamente essas fibras.

A primeira receita criada visa a produção industrial, sendo misturada com proteína de soja, além de outros ingredientes, e requer equipamentos industriais.

Já a outra tem como base proteica o feijão-caupi (também conhecido como feijão-de-corda) e foi planejada para a produção doméstica, com o objetivo de oferecer uma alternativa de renda a agricultores familiares.

“Percebemos que existiam alguns problemas, que o pessoal reclamava que era muito fibroso, de difícil digestão e o sabor não era lá muito bom. Resolvemos fazer algumas misturas com outros produtos para aumentar o teor de proteínas e melhorar a questão sensorial“, explica Janice Lima, pesquisadora da Embrapa, em entrevista à Tribuna do Ceará.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Usamos tanto a massa de feijão – semelhante a massa do acarajé -, quanto a proteína isolada de soja. Um pensando em uma produção mais caseira e o outro pensando numa produção mais industrial”, completa.

O hambúrguer de caju tem apenas metade das calorias do seu similar de carne bovina e pode ser uma boa alternativa para compor dietas com restrição ao consumo de proteína animal.

E aí, deu água na boca, né?!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Tribuna do Ceará

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,755,527SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cachorra adota e amamenta 2 filhotinhos de leão rejeitados pela mãe na Rússia

O amor não depende dos laços sanguíneos e a natureza está sempre dando um jeito de nos ensinar isto. Na Rússia, uma pastora alemã...

Quando há uma interação entre um manifestante e um militar

Durante um protesto no Brasil, um general disse: “Por favor, não lutem, não no meu aniversário…” Então um grupo de protestantes fizeram uma surpresa para...

Jogadora mirim de hóquei para no meio do jogo para levantar rival caída no gelo

Amara é a jogadora mais nova da sua equipe e, aparentemente, a que tem o coração mais gentil!

“Ela me curou”, diz médico após consulta de idosa com câncer

“A gente tem que tratar a dor, a doença, mas às vezes uma palavra pode resolver”

Professor faz carro que ajuda crianças com deficiência a explorar o mundo

Em geral, crianças pequenas com um problema físico costumam ser carregadas no colo ou em carrinhos de bebê. Mas cadeiras motorizadas, que poderiam lhes...

Instagram