Hambúrguer de caju criado no Ceará aproveita fibras da fruta antes descartadas

Uma excelente notícia para vegetarianos e veganos, ou para quem adora se deliciar com comidas diferentes, acaba de nascer o hámburguer de caju.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Isso mesmo! Nas fábricas de suco, geralmente, as fibras do caju são descartadas, pois não tinham uso, até a Embrapa Agroindústria Tropical no Ceará mudar isso e desenvolver duas formulações de hambúrguer tendo como principal ingrediente exatamente essas fibras.

A primeira receita criada visa a produção industrial, sendo misturada com proteína de soja, além de outros ingredientes, e requer equipamentos industriais.

Já a outra tem como base proteica o feijão-caupi (também conhecido como feijão-de-corda) e foi planejada para a produção doméstica, com o objetivo de oferecer uma alternativa de renda a agricultores familiares.

“Percebemos que existiam alguns problemas, que o pessoal reclamava que era muito fibroso, de difícil digestão e o sabor não era lá muito bom. Resolvemos fazer algumas misturas com outros produtos para aumentar o teor de proteínas e melhorar a questão sensorial“, explica Janice Lima, pesquisadora da Embrapa, em entrevista à Tribuna do Ceará.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Usamos tanto a massa de feijão – semelhante a massa do acarajé -, quanto a proteína isolada de soja. Um pensando em uma produção mais caseira e o outro pensando numa produção mais industrial”, completa.

O hambúrguer de caju tem apenas metade das calorias do seu similar de carne bovina e pode ser uma boa alternativa para compor dietas com restrição ao consumo de proteína animal.

E aí, deu água na boca, né?!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Tribuna do Ceará

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,444,158SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Garota de 14 anos inventa purificador de água revolucionário

Enquanto muitas adolescentes americanas sonham em ganhar o America´s Next Top Model, outras se inscrevem em um tipo de concurso que, em vez de...

Indiano cria garrafa de água feita de bambu que pode ser reutilizada indefinidamente

Talvez um dos grandes desafios do século XXI seja observar e sentir o impacto da mudança climática e do aquecimento global e não saber...

Em vez de brinquedos, McLanche Feliz trará coleção de livros da Turma da Mônica no Brasil

Numa surpreendente parceria lançada em 2017 entre o McDonald's e a Maurício de Sousa Produções, crianças de todo o país tiveram acesso aos livros...

A internet está apaixonada por esse youtuber defensor dos animais

Pedro Henrique Trindade, de apenas 11 anos, viralizou nas redes sociais e, por uma semana, certamente se tornou o youtuber mais querido e popular...

Instagram