Hambúrguer de caju criado no Ceará aproveita fibras da fruta antes descartadas

Uma excelente notícia para vegetarianos e veganos, ou para quem adora se deliciar com comidas diferentes, acaba de nascer o hámburguer de caju.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Isso mesmo! Nas fábricas de suco, geralmente, as fibras do caju são descartadas, pois não tinham uso, até a Embrapa Agroindústria Tropical no Ceará mudar isso e desenvolver duas formulações de hambúrguer tendo como principal ingrediente exatamente essas fibras.

A primeira receita criada visa a produção industrial, sendo misturada com proteína de soja, além de outros ingredientes, e requer equipamentos industriais.

Já a outra tem como base proteica o feijão-caupi (também conhecido como feijão-de-corda) e foi planejada para a produção doméstica, com o objetivo de oferecer uma alternativa de renda a agricultores familiares.

“Percebemos que existiam alguns problemas, que o pessoal reclamava que era muito fibroso, de difícil digestão e o sabor não era lá muito bom. Resolvemos fazer algumas misturas com outros produtos para aumentar o teor de proteínas e melhorar a questão sensorial“, explica Janice Lima, pesquisadora da Embrapa, em entrevista à Tribuna do Ceará.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Usamos tanto a massa de feijão – semelhante a massa do acarajé -, quanto a proteína isolada de soja. Um pensando em uma produção mais caseira e o outro pensando numa produção mais industrial”, completa.

O hambúrguer de caju tem apenas metade das calorias do seu similar de carne bovina e pode ser uma boa alternativa para compor dietas com restrição ao consumo de proteína animal.

E aí, deu água na boca, né?!

Hambúrguer de caju criado no Ceará aproveita fibras da fruta antes descartadas 2

Hambúrguer de caju criado no Ceará aproveita fibras da fruta antes descartadas 3

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Tribuna do Ceará

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Hambúrguer de caju criado no Ceará aproveita fibras da fruta antes descartadas 5

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,975,261SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professora cadeirante que dá aula de ballet para crianças carentes ganha vaquinha pra reformar sala de aula

Essa é uma linda história de determinação e amor! ❤️ Rutileia Campos é professora de ballet, sua paixão desde os 6 anos. Ela se tornou...

A técnica que sofreu assédio e se vestiu como homem para comandar seleção de rugby em cadeira de rodas

Ana Ramkrapes é a primeira técnica mulher da seleção brasileira de rugby em cadeira de rodas. Ela sofreu e trabalhou muito para chegar ao posto!

Homem realiza sonhos da mãe para se redimir dos anos que não a valorizou

Sian Pierre Regis percebeu que não tratou muito bem sua mãe, Rebecca, quando ele era mais jovem - e se arrependeu disso. Ele disse que apesar...

Tulipa sorvete: a flor que parece comestível e dá fome nas pessoas

A primavera é a estação do ano mais simbólica de todas, verdadeira celebração e renascimento da natureza. No hemisfério norte, diversos parques festejam a...

Grupo de ex-combatentes se une e restaura casa de veterano da 2ª Guerra Mundial

Alfred Guerra, de 94 anos, serviu os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Essa é uma das coisas que ele mais tem orgulho...

Instagram

Hambúrguer de caju criado no Ceará aproveita fibras da fruta antes descartadas 6