Festival Digital de Acessibilidade abre inscrições para participantes; 09 a 12/08

A Hand Talk, startup brasileira reconhecida pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo, anuncia essa semana o lançamento do Link 2021: Festival Digital de Acessibilidade, o maior evento sobre o assunto no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A empresa, famosa por quebrar barreiras de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes por meio da tradução automática de conteúdos em português para Libras (Língua Brasileira de Sinais) com diferentes produtos, realizará este ano a 4ª edição do festival. O evento de 2021 contará com 4 dias inéditos de palestras, que ocorrerão de forma 100% digital e gratuita nos dias 9, 10, 11 e 12 de agosto.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, cerca de 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência (auditiva, visual, motora ou cognitiva), o que equivale a aproximadamente 46 milhões de brasileiros. Além da falta de acessibilidade percebida em atividades do dia a dia, essas pessoas também encontram vários desafios quando buscam adentrar o mundo virtual. Barreiras como a ausência de leitores de tela, de tradutores de texto para Libras, e tantos outros, fazem com que a internet esteja praticamente offline para essa parcela da população.

Vale ressaltar que a acessibilidade não só favorece pessoas com deficiência, mas proporciona benefícios para toda a população. Hoje, menos de 1% dos sites brasileiros é considerado acessível, apesar da aprovação em 2016 da Lei Brasileira de Inclusão, que torna obrigatória a acessibilidade digital. É nesse cenário que surge o Link, com o objetivo de colaborar com um mundo mais justo e inclusivo, fomentando espaços de discussão sobre a acessibilidade digital nas organizações e em todo o planeta.

Em 2020, o evento foi realizado ao longo de dois dias e pôde contar com mais de 20 palestrantes, somando 9 horas de conteúdo e atingindo aproximadamente 21 mil visualizações – triplicando o que havia sido atingido em 2019. Em edições anteriores o Link já recebeu personalidades como Clodoaldo Silva (campeão paralímpico de natação), Simone Freire (idealizadora do Movimento Web para Todos), Pequena Lô (influenciadora digital), e Sagar Savla (Gerente de Produtos da Equipe de Pesquisas do Google EUA). Empresas como Catho, Claro e Nic.br também estiveram presentes como patrocinadores do festival.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para 2021, o Link apresentará o conceito de futuro como foco, já presente no slogan “Construir hoje um amanhã mais acessível”. Os temas abordados serão divididos em 4 trilhas para diferentes públicos ao longo de cada um dos dias: Tecnologia, Marketing & Comunicação, Gente & Diversidade e Futuro. Nomes como Lia Carrari (Technical Program Manager no Google), Jomar Oliveira (Gerente de Contas do Facebook) e Ricardo Wagner (Microsoft Accessibility Lead), já estão confirmados para participar do festival. Algumas marcas também já marcaram presença como Mondelēz, Vitalk, Movimento Web Para Todos e BlendEdu. O evento trará palestras de peso, apresentando figuras internacionais e pessoas com deficiência – como protagonistas das discussões.

Ronaldo Tenório, CEO e um dos fundadores da Hand Talk, também está bastante animado para essa 4ª edição do evento: “Ampliamos o Link para 4 dias. Teremos muito mais palestrantes e conteúdos que serão ainda mais aprofundados em cada uma das trilhas. Estamos em um momento em que já entendemos que acessibilidade, diversidade e inclusão são importantes, agora precisamos pensar sobre como usaremos todo esse conhecimento para construir um futuro mais acessível, desde o dia zero de cada projeto”.

Sendo um festival que promove a diversidade e inclusão, o Link 2021 não deixa de contar com diversos recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, audiodescrição e legendas. As inscrições já estão abertas e disponíveis no site oficial do evento, tanto para os interessados em assistir as palestras, quanto para empresas que gostariam de patrocinar essa edição.

Sobre a Hand Talk

Fundada em 2012, a startup brasileira Hand Talk foca em fazer bom uso da tecnologia trazendo mais acessibilidade para o mundo. A empresa oferece dois produtos diferentes, o Hand Talk app, que realiza traduções digitais e automáticas em tempo real para Libras e ASL (língua americana de sinais), e o Hand Talk Plugin, que torna sites acessíveis para a comunidade surda com traduções para Libras. Ambas as soluções contam com a ajuda de seus avatares e tradutores virtuais, o Hugo e a Maya. Esses dois vão além de apenas traduzir conteúdo, mas também estão aproximando pessoas através do uso da tecnologia e comunicação, aplicada em diversos ambientes, como salas de aula e famílias. Com sua ajuda, a Hand Talk busca quebrar barreiras de comunicação, contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo.

Quer mais uma razão para acreditar? Dá o play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,758,975SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino de 2 anos fã de garis ajuda a recolher o lixo da rua de sua casa todos os dias

O pequeno Caio, de apenas 2 anos e 9 meses, viralizou nas redes sociais após ser filmado pela mãe ajudando uma equipe de garis...

MIT e C6 Bank firmam parceria para ensinar jovens a criar aplicativos em até 30 minutos

O projeto, batizado de MIT-Brazil App Inventor por C6 Bank, terá início em janeiro de 2020, quando alunos do MIT virão a São Paulo para formar os multiplicadores.

Voluntários criam válvula impressa em 3D para salvar pacientes com Covid-19 na Itália

O surto de coronavírus (Covid-19) sobrecarregou grande parte dos hospitais italianos, especialmente nas últimas duas semanas. Conforme o país tenta controlar o número de novos...

‘Homem de Ferro’ humilhado por empresária ganha armadura avaliada em R$ 3 mil

Lucas Chincaia, 24 anos, ganha a vida se vestindo de Homem de Ferro, animando festas e tirando fotos com crianças para sustentar a família. No...

Shopping Metrô Tucuruvi inaugura loja de doação by Casas André Luiz

Você iria à uma loja vazia no shopping? Eu, não! Mas a partir de agora, você tem um belo motivo para visitar uma : ajudar...

Instagram