Em discurso de formatura, Helen Mirren convida mulheres a se assumirem feministas

Muitos homens, e também muitas mulheres, ainda não entenderam que o feminismo defende a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Pode parecer óbvio para você, mas para a maioria das pessoas, feminismo é o mesmo que machismo, só que ao contrário. E é por isso que muitas mulheres ainda relutam em se assumirem feministas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para a atriz britânica Helen Mirren, ganhadora do Oscar pelo seu papel no filme A Rainha, a diferença entre um conceito e outro está mais do que clara. Mas, não foi da noite para o dia que a ficha caiu. Durante seu discurso na cerimônia de graduação da Universidade de Tulane, em Nova Orleans (EUA), ela confessou ter se reconhecido feminista há pouco tempo.

“Em todos os países que visitei, da Suécia a Uganda, de Cingapura ao Mali, percebi que quando se respeita as mulheres e lhes dá a liberdade de realizarem seus sonhos e ambições, a vida melhora para todo mundo. Não me definia como feminista até pouco tempo, mas sempre vivi como tal”, declarou Mirren.

Mirren continua sua fala dizendo que “acreditava no óbvio: as mulheres são tão capazes, tão ativas e tão inspiradoras como os homens. Mas, unir-me a um movimento que se chama feminismo me parecia didático demais, muito político. No entanto, comecei a entender que o feminismo não é uma ideia abstrata, mas uma necessidade se queremos ir em frente e não retroceder, em direção à ignorância e à inveja.”

A atriz encerra seu discurso feminista, de quase 25 minutos, com um conselho, fazendo alusão às políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: “Nunca, jamais, voltem a permitir que um grupo de velhos, ricos e rabugentos brancos definam a saúde de um país que é composto por 50,8% de mulheres e 37% de outras raças”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira seu discurso (em inglês):

Imagem: Reprodução

Coleção ACREDITAR

Comprando 1 peça, você garante um dia de aula de uma criança. Consumo consciente na parceria entre Razões & Euzaria. Compre aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,230,881SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Este Pit Bull não para de sorrir desde o dia em que foi adotado

Nenhuma raça de cachorro divide tanto a opinião de especialistas e donos como os Pit Bulls. Algumas pessoas gostam enquanto outras consideram a raça...

Plataforma de financiamento coletivo ajuda vítimas de tráfico humano a voltarem para casa

Todo mundo já leu ou escutou pelo menos uma história horripilante de tráfico humano. Mas como resolver isso? Salvar essas pessoas? Uma das ideias que...

Jovem preso salva vida de policial que teve ataque cardíaco na prisão

Nunca julgue ninguém! Pois é, por mais que as pessoas por vezes estejam em situações de “desfavor” em relação à sociedade, acredito que não cabo...

Jornalista cria site que reconta notícias do mundo para crianças

Uma das características que mais marcam a Geração Z é a facilidade de lidar com as novas tecnologias. Já não é mais surpreendente ver...

Instagram