Em discurso de formatura, Helen Mirren convida mulheres a se assumirem feministas

Muitos homens, e também muitas mulheres, ainda não entenderam que o feminismo defende a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Pode parecer óbvio para você, mas para a maioria das pessoas, feminismo é o mesmo que machismo, só que ao contrário. E é por isso que muitas mulheres ainda relutam em se assumirem feministas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para a atriz britânica Helen Mirren, ganhadora do Oscar pelo seu papel no filme A Rainha, a diferença entre um conceito e outro está mais do que clara. Mas, não foi da noite para o dia que a ficha caiu. Durante seu discurso na cerimônia de graduação da Universidade de Tulane, em Nova Orleans (EUA), ela confessou ter se reconhecido feminista há pouco tempo.

“Em todos os países que visitei, da Suécia a Uganda, de Cingapura ao Mali, percebi que quando se respeita as mulheres e lhes dá a liberdade de realizarem seus sonhos e ambições, a vida melhora para todo mundo. Não me definia como feminista até pouco tempo, mas sempre vivi como tal”, declarou Mirren.

Mirren continua sua fala dizendo que “acreditava no óbvio: as mulheres são tão capazes, tão ativas e tão inspiradoras como os homens. Mas, unir-me a um movimento que se chama feminismo me parecia didático demais, muito político. No entanto, comecei a entender que o feminismo não é uma ideia abstrata, mas uma necessidade se queremos ir em frente e não retroceder, em direção à ignorância e à inveja.”

A atriz encerra seu discurso feminista, de quase 25 minutos, com um conselho, fazendo alusão às políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: “Nunca, jamais, voltem a permitir que um grupo de velhos, ricos e rabugentos brancos definam a saúde de um país que é composto por 50,8% de mulheres e 37% de outras raças”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira seu discurso (em inglês):

Imagem: Reprodução

Coleção ACREDITAR

Comprando 1 peça, você garante um dia de aula de uma criança. Consumo consciente na parceria entre Razões & Euzaria. Compre aqui.

Em discurso de formatura, Helen Mirren convida mulheres a se assumirem feministas 2

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,271,435SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Árbitro decide paralisar partida entre Vasco e São Paulo após gritos homofóbicos

O jogo entre Vasco e São Paulo pela 16ª rodada do Brasileirão precisou ser interrompido abruptamente pelo árbitro Anderson Daronco neste domingo (25), por conta...

Mulheres Guerreiras: série conta histórias de mulheres que marcaram a humanidade

O lugar das mulheres nos livros de história não está à altura das suas contribuições para as mais variadas áreas e que transformaram o...

Pai homenageia filho vítima de câncer com curta-metragem do Homem-Aranha

O pai do garoto Jayden, que faleceu vítima de câncer, montou um curta-metragem para homenagear o filho. Em setembro de 2013, Jayden foi diagnosticado com...

Coletora recebe ajuda para filhos estudarem Medicina em universidades federais

A coletora de materiais recicláveis Maria Aparecida, 41 anos, é só alegria! Os dois filhos mais velhos dela foram aprovados no curso de Medicina em...

Cachorra resgatada detecta câncer em nariz da dona e salva sua vida

O amor entre nós e nossos cachorros é mesmo algo de outro mundo. E o que falar, então, do cuidado que eles têm com...

Instagram

Em discurso de formatura, Helen Mirren convida mulheres a se assumirem feministas 3