Estudantes da Etec Heliópolis criam telha ecológica a partir de fibra de coco e embalagens Tetra Pak

Nosso planeta está cheio de recursos naturais, mas que infelizmente, ainda não são muito bem aproveitados. Mas esta realidade está prestes a mudar se depender de três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Heliópolis. Como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do curso de Administração, Keylla Maria, Danielli Santos e Eduardo Correia desenvolveram uma telha ecológica, feita a partir de fibra de coco, papel reciclado e embalagem Tetra Pak.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A professora que orientou o projeto foi Roberta Cabrera e a ideia surgiu quando Keylla estava em um dos intervalos da aula e começou a observar a caixa de uma bebida láctea que ela tomava. Ela percebeu que a caixinha era composta de papel, alumínio e polietileno e que sua reciclagem não era nada fácil. Foi assim que surgiu a ideia de reaproveitar essas caixas para fazer um produto barato para facilitar as construções sociais e reduzir impactos ambientais.

Keylla explica como surgiu a ideia da fibra de coco: “Adicionei papel reciclável e uma manta térmica de alumínio de embalagem Tetra Pak, que age expelindo o calor em dias quentes e retendo em dias frios. Faltava só a inovação, que veio com a fibra vegetal extraída do coco. Ela serve como ótimo isolante acústico”.

Este projeto possibilita a redução da quantidade de resíduos sólidos nos aterros sanitários e da retirada de matérias-primas da natureza que seriam usadas para a produção de novos produtos, além do mais promove mais sustentabilidade para a construção civil, que é uma das áreas que mais produzem resíduos.

A telha ecológica é uma solução sustentável, que oferece mais resistência do que as convencionais. Elas também possuem uma vida útil de 25 anos, a mesma das telhas de amianto. As telhas foram apresentadas na 11ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e após uma pesquisa de mercado, os estudantes descobriram que muitas pessoas se interessaram em comprar um produto de menor impacto ambiental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Maravilhoso, não? Agora é torcer para que ela chegue logo no mercado!

Com informações de CPS.SP

Foto: divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,642,968SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Artista cria bonecas com vitiligo para promover a autoaceitação das crianças com a doença

Uma autoestima boa e saber aceitar o próprio corpo é muito importante para um bom desenvolvimento psicológico de uma criança. Com o objetivo de...

Como a tecnologia está modificando a medicina de uma forma jamais vista

Saúde e inovação sempre andaram lado a lado, mas a próxima década pode significar uma revolução na área que cuida dos seres humanos. Ouça essa...

Vendedor de marmitas comemora formatura de filho com paralisia cerebral

Os muitos anos de trabalho duro de Luís Antônio Garcia, de 60 anos, e sua mulher, Rosana Soares, 58, foram recompensados com uma importante...

Após 4 meses longe da mãe, enfermeiro que dormia em terraço para protegê-la volta para casa

Após quatro longos meses longe da mãe, o técnico de enfermagem Joseildo Batista voltou para casa. O maior medo de Ildo era pegar a Covid-19...

Devido a eficiência da reciclagem, Suécia fica sem lixo

Apenas 1% do lixo produzido pelos suecos vai para lixões, o restante é reciclado, reutilizado ou transformado em energia renovável.

Instagram