Estudantes da Etec Heliópolis criam telha ecológica a partir de fibra de coco e embalagens Tetra Pak

Nosso planeta está cheio de recursos naturais, mas que infelizmente, ainda não são muito bem aproveitados. Mas esta realidade está prestes a mudar se depender de três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Heliópolis. Como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do curso de Administração, Keylla Maria, Danielli Santos e Eduardo Correia desenvolveram uma telha ecológica, feita a partir de fibra de coco, papel reciclado e embalagem Tetra Pak.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A professora que orientou o projeto foi Roberta Cabrera e a ideia surgiu quando Keylla estava em um dos intervalos da aula e começou a observar a caixa de uma bebida láctea que ela tomava. Ela percebeu que a caixinha era composta de papel, alumínio e polietileno e que sua reciclagem não era nada fácil. Foi assim que surgiu a ideia de reaproveitar essas caixas para fazer um produto barato para facilitar as construções sociais e reduzir impactos ambientais.

Keylla explica como surgiu a ideia da fibra de coco: “Adicionei papel reciclável e uma manta térmica de alumínio de embalagem Tetra Pak, que age expelindo o calor em dias quentes e retendo em dias frios. Faltava só a inovação, que veio com a fibra vegetal extraída do coco. Ela serve como ótimo isolante acústico”.

Este projeto possibilita a redução da quantidade de resíduos sólidos nos aterros sanitários e da retirada de matérias-primas da natureza que seriam usadas para a produção de novos produtos, além do mais promove mais sustentabilidade para a construção civil, que é uma das áreas que mais produzem resíduos.

A telha ecológica é uma solução sustentável, que oferece mais resistência do que as convencionais. Elas também possuem uma vida útil de 25 anos, a mesma das telhas de amianto. As telhas foram apresentadas na 11ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e após uma pesquisa de mercado, os estudantes descobriram que muitas pessoas se interessaram em comprar um produto de menor impacto ambiental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Maravilhoso, não? Agora é torcer para que ela chegue logo no mercado!

Estudantes da Etec Heliópolis criam telha ecológica a partir de fibra de coco e embalagens Tetra Pak 1

Com informações de CPS.SP

Foto: divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,067,715SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Funcionários se unem para ajudar colega angolano a trazer filhas para o Brasil

Olha que iniciativa incrível! Funcionários de uma empresa de São Paulo ficaram sabendo da triste situação do colega de trabalho angolano Makumbo, o Mike,...

Primeiro amigo: A amizade maravilhosa de um menino de dois anos com o lixeiro de sua rua

Você se lembra quem foi seu primeiro melhor amigo? Para o pequeno Deacon Ross, de East Dallas, foi O'Dee, o lixeiro de sua rua. A história dessa divertida amizade...

Bate meta da vaquinha para ajudar idosa com câncer abandonada em hospital pela filha

Mesmo com tantas dificuldades, a técnica de enfermagem, Verônica Grossi, adotou a dona Maria, o valor arrecadado na vaquinha ajudará com os custos do tratamento, além de remédios e fraldas.

Aposentados criam fábrica de brinquedos e doam a crianças carentes

A Toy Foundation, uma fábrica de brinquedos fundada e composta por aposentados na faixa dos 80 anos está trazendo alegria a crianças carentes nos...

Instagram

Estudantes da Etec Heliópolis criam telha ecológica a partir de fibra de coco e embalagens Tetra Pak 3