Dia Internacional da Mulher: relembre 15 histórias protagonizadas por mulheres para se inspirar

Neste Dia Internacional da Mulher, relembramos algumas histórias de mulheres extraordinárias que foram notícia aqui no Razões para Acreditar. Guerreiras de diferentes gerações, áreas de atuação e lugares, para se inspirar e se emocionar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

#1 Aos 21 anos, ela tem a própria empresa de polimentos em Rondônia e lidera equipe de homens

Andressa Silva de Souza, de 21 anos, nos ajuda a quebrar um monte de paradigmas. De Rondônia, ela é uma das melhores em polir caminhões. Arrasa no trabalho pesado que exerce com muita dedicação e, apesar de tão jovem, já comanda uma equipe quase toda formada por homens. Pode causar estranheza que uma mulher faça um trabalho tão duro num ambiente convencionalmente ocupado por homens, mas para Andressa, é motivo de muito orgulho.

mulher cara suja graxa
Foto: divulgação

#2 Mineira capacita mecânicas e cria selo para oficinas ‘amiga das mulheres’

Também atuante no universo dos autos, Barbara Brier, de Belo Horizonte (MG), oferece cursos de mecânica automotiva para mulheres. Além disso, criou o selo de Oficina Amiga da Mulher. Após um treinamento, Barbara certifica que a oficina está apta para atender suas clientes com respeito e transparência.

mulher mexendo motor carro
Foto: divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

#3 Marceneira cria app que conecta mulheres a trabalhadoras que oferecem mão de obra segura

Fernanda Voltan criou um app que conecta mulheres que oferecem serviços de mão de obra a mulheres que necessitam desses serviços. Um dos objetivos do Severinas é levar segurança a mulheres que não se sentem confortáveis colocando um homem estranho dentro de casa para realizar determinado serviço. Mais de 4,5 milhões de brasileiras moram sozinhas.

mulher consertando tomada parede
Foto: Arquivo pessoal

#4 Mulher, negra e da roça, ela abriu empresa de guincho e hoje fatura R$ 9 milhões por ano

Isso que é o poder! Priscila Santos é dona e proprietária de uma empresa de guinchos que fatura R$ 9 milhões por ano e gera 120 empregos. Ela conta com uma frota de mais de 50 caminhões-guincho e realiza de dois a quatro leilões de veículos por mês. A empresária diz gostar de incentivar outras mulheres a investirem em seus sonhos. Sua meta para 2021 está muito bem traçada: crescer 45% e ter lojas em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.

mulher a frente caminhões guincho
Foto: Ygor Marques

#5 A técnica que sofreu assédio e se vestiu como homem para comandar seleção de rugby em cadeira de rodas

Ana Ramkrapes é a primeira mulher técnica da seleção brasileira de rugby em cadeira de rodas. Ela assumiu a equipe em 2016 e fez a equipe saltar de 19º para 9º lugar no ranking mundial. A treinadora abriu caminho para que outras mulheres também comandassem times da modalidade no país.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPB

#6 Cientistas brasileiras são as mais rápidas no mundo a sequenciar genoma do coronavírus

Duas brasileiras lideraram o trabalho que sequenciou o genoma do novo coronavírus em apenas 48h. Até então, a média no resto do mundo era de 15 dias. Jaquele Goes de Jesus, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP e bolsista da Fapesp, e Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP e coordenadora do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE), encheram os brasileiros de orgulho!

Foto: USP Imagens

#7 Paraibana cria cervejaria, gerencia negócio com mulheres – e prova que cerveja também é coisa de mulher!

Hanny é de Campina Grande (PB). Ela se encantou com as cervejas artesanais em 2017, depois de provar umas amostras de teste de uma cervejaria de Curitiba (PR). A partir daí, engenheira química começou a buscar uma oportunidade para trabalhar na área, porém não conseguiu espaço. Não se contentou com o “não” abrindo a própria cervejaria e provou que cerveja também é coisa de mulher.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

mulher mostrando cerveja
Foto: Arquivo pessoal

#8 Economista nigeriana torna-se a primeira mulher à frente da OMC

Em 2020, a economista nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala tornou-se a primeira mulher a chefiar a Organização Mundial do Comércio (OMC), nos 25 anos de existência da instituição. A escolha de uma figura feminina para o cargo veio como uma grande alegria aos que defendem a participação da mulher em grandes posições. Não é pouco ser a primeira mulher a comandar uma instituição como a OMC, ainda mais sendo negra e africana.

economista nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala
Foto: FABRICE COFFRINI/AFP Newsletters

#9 Bióloga que salvou Arara Azul da extinção concorre a prêmio

A bióloga Neiva Guedes dedicou mais da metade de sua vida para salvar a arara-azul-grande da extinção, um dos símbolos do Pantanal. Por meio do Instituto Arara Azul, ela foi uma das grandes responsáveis pela retirada da espécie Anodorhynchus hyacinthinus da lista de animais ameaçadas de extinção.

Foto: Instituto Arara Azul

#10 Mulheres indígenas plantam 150 mil árvores nativas na Amazônia equatoriana

Mulheres indígenas estão liderando a regeneração de uma área importante da Amazônia equatoriana. Em parceria com a ONG Tree Planted, Associação de Mulheres Sapara plantou 150 mil árvores nativas! Ao mesmo tempo que ajuda a regenerar a floresta, o plantio empodera as mulheres Sapara como líderes em suas comunidades.

Foto: One Tree Planted

#11 Mulheres em cargos de liderança que promovem a inclusão e derrubam preconceitos

Guacira Jovencio Monteiro de Oliveira tem verdadeira paixão pela inclusão e é a responsável pela contratação de pessoas com deficiência para os restaurantes do McDonald’s, no estado do Rio de Janeiro. Já Débora lidera o time que opera o icônico Méqui 1000, o mais movimentado da rede no país. Inspiradoras, mostram que obstáculos existem para serem superados e que as mulheres podem tudo.

Foto: Arquivo pessoal

#12 Mulher com câncer de mama recupera autoestima e cuidados com a saúde ao sair de relacionamento abusivo

Patrícia Dias viveu em um relacionamento abusivo por 20 anos. Com a autoestima baixa, abandonou cuidados com a sua saúde. Felizmente, recuperou o controle de sua vida e rapidamente iniciou o tratamento contra o câncer de mama, empoderando-se para contar sua história e inspirar outras mulheres.

Foto: Arquivo pessoal

#13 Mãe com filho autista e dois filhos adotivos com deficiência adota terceira criança especial

Dizem que em coração de mãe sempre cabe mais um. Pois a Arely Vieira é uma prova disso. Mãe de duas crianças com autismo, ela adotou um anjinho que nasceu prematuro e teve sequelas por negligência médica. “Eu acredito no potencial de cada criança, que com estímulos diários ela vai desenvolver, ter mais autonomia, independência. Eu acredito na criança, acredito que segurando suas mãos ela vai longe, que podemos conquistar muito além”, diz a mãe.

Foto: Arquivo pessoal

#14 Confeiteiras humilhadas retribuem ajuda criando curso gratuito para profissionalizar outras mulheres

Após serem humilhadas, Cida e Ângela criaram cursos gratuitos para profissionalizar mães que estão desempregadas, retribuindo toda a ajuda que receberam por meio de vaquinhas da VOAA. Um gesto que define perfeitamente a palavra sororidade!

Foto: Arquivo pessoal

#15 No Maranhão, menina de 12 anos cria escolinha em barraco de taipa para ensinar crianças

As gerações de mulheres incríveis se renovam e Érika certamente faz parte dessa renovação! Aos 12 anos, ela criou uma escolinha em uma ocupação no município de Coelho Neto (MA), após perceber que as outras crianças da comunidade estavam tristes devido à suspensão das aulas presenciais na escola em que frequentam por conta da pandemia do novo coronavírus.

Foto: Neyara Azevedo

Demais relembrar essas histórias no Dia Internacional da Mulher e ver quanta mulher incrível já passou por aqui em todos os dias do ano!

Frases para dizer a uma mulher

Não sabe o que dizer para a mulher da sua vida nesta data tão especial? Separamos algumas para te inspirar!

Não há força mais poderosa do que uma mulher determinada a subir.

Nunca tenha vergonha de uma cicatriz. Significa simplesmente que você foi mais forte do que qualquer coisa que tentou te machucar.

Uma mulher forte também pode ser vulnerável. Só porque há uma rachadura em sua armadura, não duvide de sua força por um momento.

O tempo passa e você se fortalece. Se algo der errado você se reinventa e recomeça, quantas vezes preciso for, porque você é mulher e de ti emana poder e coragem.

Lugar de mulher é onde ela quiser!

Comemorar o Dia da Mulher é respeitar, apoiar e encorajar as mulheres todos os dias. Feliz Dia da Mulher!

Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento.

À todas as vencedoras das pequenas lutas diárias, um Feliz Dia da Mulher!

És uma mulher guerreira, batalhadora, linda e inteligente. Você merece toda a felicidade do mundo

Se não for com frases, que seja com gestos, da maneira que elas desejarem 😉

Selo Conteúdo Original Razões para Acreditar

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,413,626SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Programa do YouTube promove empatia e impacto positivo no mundo

O 'Creators for Change' reúne um time de produtores de conteúdo que abrem mentes e inspiram compreensão.

Aos 100 anos de idade, casal apaixonado se casa em lar de idosos

John completou recentemente 100 anos de idade. Já Phyllis completará 103 no mês que vem (8 de agosto). A dupla se conheceu no ano...

Mulher adota cão em terminal de ônibus e motorista permite que ela o leve para casa

Na quinta-feira passada (6), Thalia Rodrigues saiu de casa para resolver alguns problemas. Na viagem de volta, embarcou em um ônibus no Terminal de Pirituba,...

Com o uso de uma impressora 3D, projeto transforma plástico retirado do oceano em novos objetos

Azusa e Alex sempre foram atraídos pelo mar e foi esse fascínio e preocupação com o mesmo que os levaram a conceber o Sea...

Pesquisador desenvolve alimentos ricos em proteínas com penas de frango

A ideia pode causar certa estranheza, mas resolve dois problemas de uma só vez: o desperdício de toneladas de penas de frango descartadas pela...

Instagram