Histórias de vida de pessoas com Alzheimer viram música em projeto emocionante

Já imaginou acordar todos os dias e não se lembrar quem você é? Talvez uma música ajudasse a recuperar a memória. Assim funciona o projeto Músicas para Sempre, que resgata a história de vida de pessoas com Alzheimer através de letras e ritmos criados exclusivamente para cada um dos escolhidos. Dessa forma sensorial e sensível, ao menos a emoção volta à tona.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo um estudo recente do Instituto Max Planck de Neurociência, na Alemanha, as memórias musicais e sonoras são armazenadas em uma parte do cérebro diferente das demais, e pouco afetadas pela doença. Isso resulta em poderosas ferramentas no tratamento e identidade dos pacientes.As recordações mais duradouras são aquelas ligadas a uma experiência emocional intensa e a música tem uma relação estreita com as emoções; a emoção é uma porta de entrada para lembrar”, contou à revista Brain a musicoterapeuta da Fundação Alzheimer Espanha, Fátima Pérez-Robledo.

A campanha visa conectar famílias, pacientes e músicos voluntários para transformar em canção os momentos marcantes da vida dos pacientes. Uma forma de preservar, pelo maior tempo possível, a memória afetiva e os laços entre eles. “A música, quando entra na sua memória, é como um quadro colocado na parede. Fica na sua memória e nunca mais sai”. A frase dita pelo maestro João Carlos Martins aparece no primeiro vídeo do projeto, que conta a história do Sr. Hélio Elpídio, diagnosticado com Alzheimer há três anos.

projeto música histórias Alzheimer

Música com memória afetiva

Ao lado das filhas Camila e Mariana de Queiroz, que o descrevem como uma pessoa muito ativa, solar e apaixonado por praia, mostra fotografias, conta capítulos da vida e ouve a música que o relembra destes momentos, elaborada por Lucas Meyer e Ana Julia Zambianchi. “É difícil, porque a pessoa está, mas não está lá”, conta Mariana no vídeo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A partir de então vieram outras tantas histórias (neste link você pode contar a sua) e canções, que podem ser doadas por músicos através do site oficial. O intuito é continuar criando conexões entre pacientes e profissionais da música que os ajudem a reviver suas próprias vidas por meio de versos e melodias.

Confira abaixo o emocionante minidocumentário da família Pereira de Queiroz e o videoclipe da música produzida para eles.

projeto música histórias Alzheimer

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

projeto música histórias Alzheimer

projeto música histórias Alzheimer

Fotos: Reprodução Youtube

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,396,397SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Em partida ao vivo, gamer arrecada R$ 33 mil para vítimas de Brumadinho

Felizmente, as homenagens e doações em grande escala às vítimas de Brumadinho não se restringem apenas aos políticos, artistas ou jogadores de futebol. No último...

Mulher se separa e ganha “festa do divórcio” das melhores amigas!

Quem tem amigos tem tudo! Uma das frases mais certeiras da vida! E, Nicole Niesner que a diga! No mesmo dia em que ela...

Estas fotos de partos são de tirar o fôlego de tão sublimes

A dor e a alegria de um parto em imagens fascinantes.

A vida encontra uma maneira: 25 plantas que não desistiram e lutaram para viver

A idéia de que a humanidade domina a natureza não é inteiramente verdade. Claro, nós mudamos o mundo de forma irrevogável para o melhor...

Filhas ‘inventam’ casamento para dançar valsa com pai com câncer terminal

A notícia de que tinha um câncer agressivo e incurável mexeu bastante com Jason Halbert. Isso porque ele não estará mais aqui quando suas...

Instagram