Histórias de vida de pessoas com Alzheimer viram música em projeto emocionante

Já imaginou acordar todos os dias e não se lembrar quem você é? Talvez uma música ajudasse a recuperar a memória. Assim funciona o projeto Músicas para Sempre, que resgata a história de vida de pessoas com Alzheimer através de letras e ritmos criados exclusivamente para cada um dos escolhidos. Dessa forma sensorial e sensível, ao menos a emoção volta à tona.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo um estudo recente do Instituto Max Planck de Neurociência, na Alemanha, as memórias musicais e sonoras são armazenadas em uma parte do cérebro diferente das demais, e pouco afetadas pela doença. Isso resulta em poderosas ferramentas no tratamento e identidade dos pacientes.As recordações mais duradouras são aquelas ligadas a uma experiência emocional intensa e a música tem uma relação estreita com as emoções; a emoção é uma porta de entrada para lembrar”, contou à revista Brain a musicoterapeuta da Fundação Alzheimer Espanha, Fátima Pérez-Robledo.

A campanha visa conectar famílias, pacientes e músicos voluntários para transformar em canção os momentos marcantes da vida dos pacientes. Uma forma de preservar, pelo maior tempo possível, a memória afetiva e os laços entre eles. “A música, quando entra na sua memória, é como um quadro colocado na parede. Fica na sua memória e nunca mais sai”. A frase dita pelo maestro João Carlos Martins aparece no primeiro vídeo do projeto, que conta a história do Sr. Hélio Elpídio, diagnosticado com Alzheimer há três anos.

projeto música histórias Alzheimer

Música com memória afetiva

Ao lado das filhas Camila e Mariana de Queiroz, que o descrevem como uma pessoa muito ativa, solar e apaixonado por praia, mostra fotografias, conta capítulos da vida e ouve a música que o relembra destes momentos, elaborada por Lucas Meyer e Ana Julia Zambianchi. “É difícil, porque a pessoa está, mas não está lá”, conta Mariana no vídeo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A partir de então vieram outras tantas histórias (neste link você pode contar a sua) e canções, que podem ser doadas por músicos através do site oficial. O intuito é continuar criando conexões entre pacientes e profissionais da música que os ajudem a reviver suas próprias vidas por meio de versos e melodias.

Confira abaixo o emocionante minidocumentário da família Pereira de Queiroz e o videoclipe da música produzida para eles.

projeto música histórias Alzheimer

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

projeto música histórias Alzheimer

projeto música histórias Alzheimer

Fotos: Reprodução Youtube

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,850,069SeguidoresSeguir
24,964SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menina cria manual para tia cuidar de seu cãozinho nas férias

Prestes a entrar de férias, uma menininha criou um "manual de cuidados" para a tia, que tomará conta de seu cachorro enquanto ela está...

Jovem estudante de moda cria loja para moradores de rua em Florianópolis

Muitas pessoas são traumatizadas com o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Mas não Jaqueline Soares Lopes, 22, que fez de seu projeto de moda...

Sem dinheiro, mãe arrasa na criatividade e constrói pista de papelão para o filho

A história viralizou no Twitter e, ao final, Samuel acabou ganhando a pista da Hot Wheels!

Cocriador da Netflix cria fundo para educação de crianças e adolescentes

Cocriador e CEO do serviço de streaming Netflix, Reed Hasting anunciou na terca-feira (12), em sua página no Facebook, que está criando um fundo...

Ônibus que anda sobre carros começa a operar na China

Uma companhia chinesa criou o primeiro ônibus do mundo que anda sobre carros. Ele custa cinco vezes menos do que a construção de linhas...

Instagram

Histórias de vida de pessoas com Alzheimer viram música em projeto emocionante 2