Histórias de vida de pessoas com Alzheimer viram música em projeto emocionante

0
1725
projeto música histórias Alzheimer

Já imaginou acordar todos os dias e não se lembrar quem você é? Talvez uma música ajudasse a recuperar a memória. Assim funciona o projeto Músicas para Sempre, que resgata a história de vida de pessoas com Alzheimer através de letras e ritmos criados exclusivamente para cada um dos escolhidos. Dessa forma sensorial e sensível, ao menos a emoção volta à tona.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo um estudo recente do Instituto Max Planck de Neurociência, na Alemanha, as memórias musicais e sonoras são armazenadas em uma parte do cérebro diferente das demais, e pouco afetadas pela doença. Isso resulta em poderosas ferramentas no tratamento e identidade dos pacientes.As recordações mais duradouras são aquelas ligadas a uma experiência emocional intensa e a música tem uma relação estreita com as emoções; a emoção é uma porta de entrada para lembrar”, contou à revista Brain a musicoterapeuta da Fundação Alzheimer Espanha, Fátima Pérez-Robledo.

A campanha visa conectar famílias, pacientes e músicos voluntários para transformar em canção os momentos marcantes da vida dos pacientes. Uma forma de preservar, pelo maior tempo possível, a memória afetiva e os laços entre eles. “A música, quando entra na sua memória, é como um quadro colocado na parede. Fica na sua memória e nunca mais sai”. A frase dita pelo maestro João Carlos Martins aparece no primeiro vídeo do projeto, que conta a história do Sr. Hélio Elpídio, diagnosticado com Alzheimer há três anos.

projeto música histórias Alzheimer

Música com memória afetiva

Ao lado das filhas Camila e Mariana de Queiroz, que o descrevem como uma pessoa muito ativa, solar e apaixonado por praia, mostra fotografias, conta capítulos da vida e ouve a música que o relembra destes momentos, elaborada por Lucas Meyer e Ana Julia Zambianchi. “É difícil, porque a pessoa está, mas não está lá”, conta Mariana no vídeo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A partir de então vieram outras tantas histórias (neste link você pode contar a sua) e canções, que podem ser doadas por músicos através do site oficial. O intuito é continuar criando conexões entre pacientes e profissionais da música que os ajudem a reviver suas próprias vidas por meio de versos e melodias.

Confira abaixo o emocionante minidocumentário da família Pereira de Queiroz e o videoclipe da música produzida para eles.

projeto música histórias Alzheimer

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

projeto música histórias Alzheimer

projeto música histórias Alzheimer

Fotos: Reprodução Youtube

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.